Com design ainda mais agressivo e dinâmico, Veloster Turbo será comercializado com motor 1.6 de 204 cv
Texto e fotos: Hyundai
O revolucionário cupê de três portas Hyundai Veloster Turbo é uma das grandes atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, de 30 de outubro a 9 de novembro de 2014.
Apresentado na nova versão com o sofisticado novo motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível, o desejado Veloster Turbo desenvolve 204 cv, oferecendo ao motorista desempenho ainda mais arrojado em seu design, que também está mais dinâmico e radical.
O forte apelo do Veloster Turbo é evidenciado por sua performance no mercado internacional, comprovado pelas altas vendas registradas nos diferentes mercados nos quais está presente, especialmente no caso da versão equipada com turbocompressor.
Esportivo e inovador
A versão Turbo é 30,5 mm mais longa (4,2 m) e 15,2 mm mais larga (1,8 m) do que a anteriormente oferecida. Em ambas, o Veloster tem distância entre eixos de 2,6 metros.
Para melhor aproveitar sua performance, o Veloster Turbo conta com duas opções de transmissão - manual ou automática - com seis velocidades. O câmbio automático, que possibilita a troca sequencial de marchas no volante, foi dimensionado especificamente para operar na maior potência disponível, privilegiando o comportamento dinâmico do cupê esportivo.
O motor Hyundai Gamma 1,6 litro turbo traz um turbocompressor tipo twin-scroll que, combinado ao sistema de injeção direta de combustível, proporciona respostas mais rápidas aos comandos do acelerador para uma pronta elevação da potência quando necessária.
Turbos tipo twin-scroll têm sido usados tradicionalmente em motores de alto desempenho e topo de linha, mas a Hyundai trouxe a tecnologia para alguns dos modelos mais acessíveis de sua linha de produtos. Esse sistema aproveita melhor a energia do escapamento do que os turbos com entrada de gases simples.
Juntamente com o novo propulsor, o Veloster Turbo incorpora inovações tecnológicas, como o Controle de Torque Vetorial, que utiliza elementos do Controle Eletrônico de Estabilidade para proporcionar maior segurança e estabilidade direcional nas curvas. Outra novidade é o Active Sound Design, que amplifica o som do motor no interior da cabine, gerando uma experiência de direção mais intensa, sobretudo quando o carro é dirigido esportivamente.
A aplicação dessas sofisticadas tecnologias ao motor e de medidas de economia de peso fazem com que o Veloster Turbo não apenas proporcione um sólido desempenho a partir de apenas 1,6 litro de cilindrada como apresente uma elevada economia de combustível.
Design ainda mais ousado
Com três portas, o Veloster Turbo combina o estilo de um cupê com a funcionalidade de um hatchback, ao mesmo tempo que incorpora uma porta adicional para maior facilidade de acesso do lado do passageiro. A maçaneta da porta traseira do lado do passageiro é oculta, para manter limpo o design do cupê.
O design do Veloster Turbo explora uma grade hexagonal dianteira maior e mais ousada, garantindo maior robustez e esportividade ao veículo. Esta área frontal é envolvida pelas linhas fluentes de um moderno conjunto óptico. Visto de frente, ele mostra oito pontos individuais de LEDs nos faróis, detalhe típico de modelos topo de linha.
De perfil, traz as linhas de caráter inspiradas pelo conceito "Fluidic Sculpture" (escultura fluida), junto com arcos de rodas musculares, maçanetas das portas e espelhos na cor da carroceria e faróis e lanternas traseiras envolventes. O spoiler dianteiro avança por toda a lateral do veículo ampliando a sensação do efeito-solo.
A fachada do para-choques traseiro e as aberturas salientes do difusor criam uma impressão de maior estabilidade e mais agressividade, comparada ao modelo básico. Rodas de liga leve de 18 polegadas com detalhes cromados completam a assinatura visual diferenciada do Veloster Turbo.
O desenho dinâmico da traseira é diferenciado pela tampa do porta-malas de vidro e pelas ponteiras duplas centralizadas do escapamento, que complementam a personalidade exposta pela dianteira do carro. Para o modelo, os designers da Hyundai removeram o escapamento trapezoidal central do Veloster Turbo e o substituíram por duas grandes ponteiras redondas com maior fluxo.
Ergonomia e esportividade
Por dentro, seus comandos estão localizados de forma a serem acessados facilmente pelo motorista. O console central e os controles lembram o tanque de uma moto esportiva, incorporando agora o botão de partida opcional. As entradas de ar são inspiradas no escapamento das motos, ao mesmo tempo que o console lembra o assento de uma motocicleta.
Superfícies dos assentos em couro, com o logotipo Turbo em relevo no alto dos encostos, colaboram com o visual diferenciado, ao mesmo tempo que proporcionam excepcional apoio e conforto. O conjunto de instrumentos eletroluminescente repassa informações ao condutor em formato maior e mais interativo, com duas telas TFT localizadas entre o conta-giros e o velocímetro.
0 Comentários