• JAC T6: primeiro SUV da marca será lançado comercialmente em novembro, com motor 2.0 16V VVT Jet Flex, de até 160 cv;
  • Preço do JAC T6 surgirá como nova referência de custo/benefício no segmento dos SUVs do mercado nacional: R$ 69.990;
  • Além de todos os itens já disponíveis no restante da linha, o novo “completão” da JAC poderá incluir kit multimídia;
  • Já o JAC T5, utilitário-esportivo premium de porte compacto, vai adotar motor 1.5 16V VVT Jet Flex;
  • O modelo será o primeiro JAC Motors a receber câmbio automático no mercado brasileiro, com uma caixa CVT;
  • A estreia na rede autorizada JAC Motors está prevista para meados de 2015. Os testes de durabilidade iniciam-se logo após o Salão;
  • Outro destaque do estande da JAC é o J5, que recebe um profundo face-lift e renova o ótimo posicionamento no segmento dos sedãs médios;
  • Com a reestilização imposta à frente e à traseira, mais painel de instrumentos e revestimento interno novos, o sedã chega às lojas no início do ano;
  • Para 2015, a JAC Motors calcula que 95% de suas vendas sejam de modelos bicombustível, todos equipados com o sistema JetFlex;
  • Dois novos modelos Jet Flex estarão no Salão do Automóvel: o J2 (motor 1.4 16V VVT de 113 cv) e o J6 (novo motor 2.0 16V VVT de 160 cv);
  • Baseado em um J3 Turin, o JAC IEV será outra atração da marca, com propulsão elétrica. Mais de 10 mil unidades já foram vendidas na China;

Texto e fotos: JAC Motors

A JAC Motors participa do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, edição 2014, com uma família ampliada e aprimorada. Com quatro lançamentos praticamente imediatos (T6, novo J5, J2 Jet Flex e J6 Jet Flex), mais uma novidade anunciada para meados de 2015 (T5) e a proposta da marca para motorização totalmente livre de emissões, por intermédio de propulsão elétrica (IEV – Intelligent Electric Vehicle), a marca conhecida por produzir carros bonitos, oferecer preços atraentes e contar com a exclusividade dos 6 anos de garantia pretende destacar-se na mostra do Anhembi.


JAC T6, o primeiro utilitário-esportivo da marca
A JAC Motors estreia no segmento que vem conquistando a cada dia a preferência do consumidor brasileiro, o dos SUV’s (Sport Utility Vehicle). O JAC T6 já reúne todas as características procuradas por quem consome carros neste segmento: design chamativo, conforto, segurança e tecnologia.  Aliado às vantagens já presentes em toda a linha JAC Motors, como os 6 anos de garantia, o T6 oferece uma extensa lista de equipamentos e um preço extremamente convidativo.
Com dimensões generosas, o JAC T6 vai integrar o concorrido segmento dos SUV´s de porte médio, que é composto por Hyundai Tucson, Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CRV etc. O modelo chinês possui 4,475 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,645 m de distância entre-eixos, o que garante, por exemplo, a acomodação de três adultos no banco traseiro com notável conforto.
Configurado para atender aos anseios de uma família, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 610 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.


O motor do T6 é inédito. Todo confeccionado em alumínio, trata-se de uma unidade 2.0 16V VVT Jet Flex, que funciona com gasolina e etanol. Esse propulsor gera 155 cv e 160 cv, respectivamente, ambos a 6.000 rpm. Como já tem sido comum nos modelos da JAC Motors, o sistema Jet Flex caracteriza-se pela ausência do tanquinho de gasolina usado nas partidas a frio, à medida que adota um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra. 
Graças ao comando de válvulas variável (chamado de VVT pela JAC), o SUV tem disposição de sobra em todos os regimes de rotações, com destaque nos baixos e médios regimes. Seu torque máximo de 20,6 kgfm é obtido com apenas 3.000 giros e se mantém estável até 4.500 rpm. A receita garante consumo moderado de combustível. Esse conjunto é assessorado por uma caixa de câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira.
A suspensão independente, por sua vez, garante ótima estabilidade e conforto ao T6, além de robustez. Não foi à toa que o modelo rodou quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno nos últimos meses antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores, visando a adaptação mais condizente aos pisos brasileiros. O sistema conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira.
Já o conjunto de freios é composto por discos nas quatro rodas com ABS e EBD.  As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A  direção oferece assistência elétrica progressiva, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como os sistemas hidráulicos. 
Outro ponto positivo no novo JAC T6 é sua conectividade total com celulares e tablets, através da central multimídia MP5 totalmente intuitiva e em português, com conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e Auxiliar. O pacote permite ao sistema reproduzir totalmente as funções de alguns smartphones, que serão acessados em uma tela com comandos touchscreem de 7 polegadas. Isso quer dizer que se pode visualizar mensagens, emails e etc, além de operar aplicativos como o Waze, redes sociais e tantos outros. Esse conjunto todo é assessorado por um conjunto de seis caixas de som no interior do veículo.


(Bem) equipado com diversos itens de comodidade, o T6 vem com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia. No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré e volante multifunções com regularem de altura.
O design foi todo desenvolvido no centro de design da JAC, em Turin, na Itália. O SUV ganhou linhas modernas e imponentes, com apliques cromados por toda a grade e ao redor do vidro, além de repetidores de seta nos retrovisores. Também traz itens como faróis com projetor e regulagem de altura elétrica e acendimento automático.


Novo JAC J5: moderno e atraente, com as qualidades de sempre
O JAC J5 iniciou suas vendas em 2012. Apenas dois anos depois, o modelo revisita o Salão do Automóvel com visual completamente renovado, do interior ao exterior, mais moderno e atraente. O novo design foi totalmente desenvolvido no estúdio da JAC, em Turin, na Itália. Destaque para os belos faróis projetores com led, assim como os auxiliares e as lanternas traseiras.  No interior, totalmente novo, os destaques concentram-se no painel em três tons com apliques cromados, na adição de uma central multimídia, nos novos instrumentos de painel e nos painéis de portas redesenhadas. Os bancos também mudaram e agora estão mais confortáveis.
As qualidades do sedã permanecem as mesmas desde o lançamento: porte de sedã médio com preço de compacto, muito espaço interno, extensa lista de equipamentos com itens como sensor de estacionamento e ar condicionado digital. Foram mantidos os generosos 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 m de entre-eixos. O motor também continua o moderno 1.5 16V VVT de 125 cv de potência a 6.000 rpm, que é equipado  com câmbio manual de 5 marchas e suspensão independente nas quatro rodas. O propulsor faz com que o J5 acelere de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinja uma velocidade máxima de 188 km/h. Os freios são a disco nas quatro rodas.


J2 2015, ainda mais rápido, estreia motor Jet Flex
Em seu lançamento, no Salão do Automóvel de 2012, o J2 apresentou-se como um automóvel compacto, bem equipado, de design moderno e extremamente ágil e veloz. Dois anos depois, o modelo realça essas características com a nova motorização, que substituirá a anterior. Ele virá equipado com o conhecido motor 1.4 16V VVT, mas bicombustível, ou Jet Flex, como é chamado pela marca.
Disponibiliza, na nova configuração, 110 cv quando abastecido com gasolina e 113 cv com etanol. Como todos os modelos flexíveis da JAC, o J2 também não necessita de tanquinho da partida a frio. A tecnologia Jet Flex, ao dispensar o reservatório, aprimora a praticidade de uso, tendo em vista que o dono do carro não precisa se lembrar corriqueiramente de abastecer o tanquinho no inverno ou se preocupar com gasolina “velha” por falta de uso no recipiente quando está no verão.
A nova calibração do sistema de injeção/ignição eletrônica, feita especialmente para o uso dos dois combustíveis em qualquer proporção, garantiu um ganho de 2 cv em relação à versão anterior movida a gasolina. Agora imagine essa cavalaria para impulsionar um carro de somente 915 kg? A relação peso/potência de 8,1 kg/cv é, seguramente, a melhor do mercado brasileiro em modelos compactos de entrada.


Com esse pacote, a esportividade, algo que nem é esperada em modelos na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil, torna-se uma vantagem intrínseca ao novo J2. Com comportamento de um legítimo “pocket rocket”, o J2 ultrapassa a marca de 190 km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos.
No exterior, apenas o pára-choque traseiro mudou, e agora tem desenho inspirado em um extrator de ar. O compacto continua completo ao oferecer direção elétrica, ar condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, CD Player com USB  e até sensor de estacionamento.


JAC J6, o melhor custo/beneficio do mercado de carros para a família
Antes mesmo do seu lançamento, em 2011, o JAC J6 já havia vendido 600 unidades em sua pré-venda. O sucesso do modelo se deu por conta do seu amplo espaço interno, extensa lista de equipamentos e ótima relação custo/beneficio. Depois disso, em 2013, o modelo ganhou um face lift que atualizou suas linhas e o renovou para o competitivo segmento de carros familiares.
De lá pra cá, manteve todas as suas qualidades e virtudes que agora são somadas ao novo motor 2.0 16V VVT Jet Flex, o mesmo que equipa o novo T6, no modelo 2015. Esse propulsor gera 155 cv e 160 cv, quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Diferentemente do J2, que apenas recebeu o pacote Jet Flex, o J6 vem com um motor inteiramente novo: além do sistema bicombustível, ele também passa a adotar o VVT (comando variável), o que melhora sensivelmente seu torque em baixas e médias rotações, além de maximizar a potência nos altos regimes. Tanto que se nota um ganho de 19 cv em relação ao modelo 2014 somente a gasolina.


JAC IEV – Intelligent Electric Vehicle, made in China
Com um dos maiores e mais importantes mercados de carros elétricos do mundo, a JAC Motors iniciou seus trabalhos neste segmento em 2010. O JAC IEV, exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, corresponde à quarta geração dos modelos de propulsão totalmente elétrica da JAC na China.


Dotado de larga autonomia e usando um menor tempo de recarga, o avanço contínuo das gerações vai tornando os carros elétricos cada vez mais práticos. O modelo exposto alcança velocidade máxima de 100 km/h e garante autonomia de até 170 km. O tempo de recarga é de 12 horas no modo lento e 6 horas na rápida, auxiliado por um pequeno poste portátil que faz a interface de tomadas. A propulsão é feita através de um motor 100% elétrico de 42 kW, alimentado por baterias de lítio.


JAC T5 chega em meados de 2015
A JAC Motors aproveita o Salão do Automóvel para mostrar que entrou de vez na briga no segmento dos SUV’s. Além do lançamento do T6, todos poderão ver de perto a grande aposta da JAC para 2015, o T5. Recém-lançado na China, o modelo é um dos maiores sucessos da história da JAC Motors no mercado local, com volumes de mais de 10 mil unidades mensais.
A novidade desembarcou por aqui para iniciar as primeiras baterias de testes e todo o processo de nacionalização do modelo. Assim como todos os carros lançados pela JAC Motors até hoje no Brasil, o T5 rodará cerca de 1 milhão de quilômetros e passará por todos os ajustes e as alterações necessárias para ficar do jeito que o brasileiro gosta.
Segundo SUV da marca, o T5 exibe um design atual e agressivo, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar. A carroceria possui 4,325 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, que garantem ao T5 porte e espaço de sobra para encarar seus rivais. O design mescla belas linhas da carroceria à combinação de plástico preto na parte inferior dos pára-choques, incluindo frisos cromados na parte de cima.  Faróis com led e projetores garantem um belo visual, assim como as lanternas de led na traseira.
No T5, a marca irá lançar seu primeiro câmbio automático, do tipo CVT, com relações continuamente variáveis. Esse câmbio será uma das opções do modelo, uma vez que a versão com caixa manual de mudanças também estará disponível. Aliás, os dois tipos de câmbios estarão expostos no Salão do Automóvel. O motor será o já conhecido 1.5 16V VVT Jet Flex, de 127 cv com etanol e 125 cv na gasolina, o mesmo que já é utilizado no J3 S 1.5 Jet Flex.

Projetos inéditos de customização
Além dos lançamentos e da demonstração de domínio de novas tecnologias, a JAC Motors realça seu caráter “inesperado”. O estande da marca, posicionado logo à entrada do pavilhão, incluirá diversos “show-cars”, baseados em modelos de linha. Só o JAC T6, por exemplo, trará alguns modelos com essa finalidade, com destaque para o off-road e os modelos “envelopados”.
O próprio JAC T5, com previsão de lançamento apenas para meados de 2015, já experimentará algumas alternativas – ou laboratórios –  nesse processo de tropicalização: rodas de liga leve diferenciadas e bancos em couro com padrão exclusivo. O novo J5 não fugirá à regra: terá opções de revestimentos internos e rodas diferentes das originais.
No restante da linha, as atrações prosseguem com propostas inéditas de customização, que podem ser adotadas pela rede autorizada JAC Motors de acordo com a pesquisa que a área de Engenharia de Produto pretende efetuar durante a mostra. O estande da marca exibirá novas rodas e apliques de acabamento no J2, faixas decorativas no J3 S, estofamento diferenciado no J3 Turin S, novas opções de multimídia no J6, sem contar um elaborado projeto de repaginação do T8, transformado em uma autêntica limusine para seis passageiros, incluindo bancos individuais, dois monitor de TV de 32 polegadas, geladeira, máquina de café espresso e um interior ainda mais requintado.