O conceito Audi TT offroad foge do tradicional: combina a esportividade de um cupê com o estilo e a praticidade de um SUV compacto

Texto e fotos: Audi

O modelo de quatro portas acrescenta uma expressão totalmente nova à linguagem de design da empresa. Seu sistema de propulsão híbrido plug-in, com dois motores elétricos e potência combinada de 408 cv garante um alto desempenho dinâmico.
"O Audi TT offroad concept dá uma ideia de como poderemos imaginar um novo modelo para a futura família TT", declara o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da AUDI AG na área de Desenvolvimento Técnico. "Ele combina os genes esportivos do TT com a força de um SUV compacto da Audi. A propulsão híbrida, com opção de carga indutiva das baterias, é um grande passo na direção da mobilidade. Ele representa a mobilidade urbana do futuro: é sustentável, dinâmico, inteligente e conectado", conta.


Propulsão híbrida plug-in
O sistema de propulsão híbrido tipo plug-in (recarregável através de tomada elétrica) do Audi TT offroad concept entrega 408 cv de potência e 650 Nm de torque. O carro vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge facilmente a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O conceito Audi TT offroad pode rodar mais de 50 quilômetros usando apenas eletricidade, sem nenhuma emissão. A autonomia total chega a 880 quilômetros.
O motor a combustão é um 2.0 Turbo FSI com 292 cv e 380 Nm de torque. A unidade de dois litros e quatro cilindros com turbocompressor está repleta da mais eficiente tecnologia desenvolvida pela Audi. Em situações de solicitação parcial, a injeção direta é suplementada por um sistema paralelo de injeção indireta, para reduzir o consumo. O coletor do escapamento é integrado ao cabeçote do motor - uma das bases para o alto desempenho do sistema de gerenciamento térmico.
Uma embreagem independente conecta o 2.0 Turbo FSI transversal a um motor elétrico com 40 kW e 220 Nm de torque. Este motor estreito, em forma de disco, é integrado ao câmbio e-S tronic de seis marchas. A transmissão com dupla embreagem envia a força para as rodas dianteiras. Um segundo motor elétrico, independente da unidade propulsora dianteira, é montado no eixo traseiro do Audi TT offroad concept, gerando um máximo de 85 kW e 270 Nm de torque.
À frente do eixo traseiro fica uma bateria de íons de lítio com resfriamento líquido, composta por oito módulos. Ela contribui para o equilíbrio na distribuição de peso (54:46) entre os eixos dianteiro e traseiro, assim como para o baixo centro de gravidade do carro. A bateria armazena 12 kWh de energia, o suficiente para uma autonomia puramente elétrica de 50 quilômetros. Um carregador de parede da Audi, que administra a alimentação de eletricidade de forma inteligente e prática, além de trabalhar com diferentes voltagens e tomadas, é usado para recarga estacionária da bateria.
O carro de exibição foi projetado para usar também o sistema Audi Wireless Charging para carga indutiva sem contato direto. Para isso, uma placa dotada de uma bobina e um inversor de corrente é colocada no local de estacionamento do Audi TT offroad concept e conectada à rede elétrica. O processo de carga começa automaticamente assim que o carro para sobre a placa. O campo magnético alternado gerado pela placa induz uma corrente alternada de 3,3 kW através do espaço sob o carro até uma bobina secundária, integrada ao veículo. A corrente assim gerada é invertida e alimenta o sistema elétrico do carro.


O carregamento para automaticamente quando a bateria estiver completamente carregada. O tempo de carga é aproximadamente o mesmo do sistema através de fio e o motorista pode interromper o processo a qualquer momento. A tecnologia Audi Wireless Charging tem eficiência de mais de 90% e não é afetada por fatores climáticos como chuva, neve ou gelo. O campo magnético alternado, que só é gerado quando houver um carro sobre a placa, não é perigoso para pessoas ou animais.
A concepção inteligente do sistema híbrido plug-in do Audi TT offroad concept se destaca plenamente em movimento, tornando o carro tão eficiente quanto esportivo. O sistema Audi drive select oferece três modos de condução: o modo EV prioriza o uso da eletricidade. Neste caso, a unidade propulsora dianteira fica inativa e o motor elétrico do eixo traseiro, com seu poderoso torque, acelera rapidamente o carro até um máximo de 130 km/h. No modo Híbrido, todos os três motores trabalham em conjunto, de várias formas, conforme a necessidade. Em muitas situações, o motor elétrico dianteiro assume o papel de gerador. Movimentado pelo motor a gasolina, ele recarrega a bateria e, desta forma, amplia a autonomia elétrica do carro.
A potência total do sistema é disponibilizada no modo Sport. Nas acelerações mais fortes, o motor elétrico traseiro trabalha junto com o 2.0 Turbo FSI. O mesmo acontece quando o gerenciamento do sistema híbrido decide que é conveniente usar tração integral. Nessas situações, como numa estrada escorregadia ou em condições fora de estrada moderadas, ele essencialmente transforma o Audi TT offroad concept num e-tron com tração integral quattro.
Quando o motorista retira o pé do acelerador, é ativada a roda-livre e o carro rola livremente. A recuperação de energia nessa situação acontece em baixas velocidades e nas frenagens. O motorista pode utilizar as funções "Hold" e "Charge" na interface MMI para interferir pessoalmente no gerenciamento de carga da bateria aumentando, por exemplo, a energia armazenada para utilizá-la nos quilômetros finais da viagem.


Chassi
O Audi TT offroad concept exibe sua forte personalidade em qualquer tipo de estrada. No asfalto, ele é esportivo e equilibrado, ao mesmo tempo em que pode encarar facilmente terrenos com dificuldade moderada graças à sua altura livre em relação ao solo, curtos balanços dianteiro e traseiro e à tração integral e-tron quattro. Os pneus 255/40, montados em rodas de 21 polegadas com um delicado design com cinco raios chamam a atenção nos modelos Audi e-tron. O aro escuro gera um forte contraste.
Vários componentes da suspensão McPherson dianteira são feitos de alumínio. O eixo traseiro tipo four-link administra separadamente as forças longitudinais e transversais. A relação da direção progressiva muda conforme o ângulo do volante. O sistema Audi drive select permite que o motorista modifique a função de diversos módulos técnicos em vários estágios.


Sistemas de assistência à condução
O carro de exibição Audi TT offroad concept dispõe de dois sistemas de assistência ao motorista que estão praticamente prontos para entrar em produção: o assistente de cruzamentos – conhecido como Audi Lane Assist - e a tecnologia de informação online de semáforos – Audi traffic light online. O primeiro ajuda a evitar colisões laterais ou a reduzir a gravidade caso elas aconteçam, além de alertar o condutor quando as faixas de rolagem se juntam. Sensores de radar e uma câmera de vídeo grande angular varrem as zonas à frente e dos lados do carro. Caso o sistema detecte um veiculo se aproximando pela lateral e considere a situação crítica, gradualmente são emitdo avisos no cockpit virtual Audi.
A informação online sobre semáforos é uma tecnologia que conecta o Audi TT offroad concept por meio da rede de telefonia celular ao computado central de controle do trânsito, que coordena os sistemas de semáforos nas cidades. Baseado nas informações desse sistema, o cockpit virtual Audi indica ao motorista a velocidade que deve assumir para chegar próximo semáforo quando a luz estiver verde. O sistema mostra o tempo remanescente quando for preciso esperar para o sinal abrir.


Carroceria
Como muitos dos modelos de série da marca, o Audi TT offroad concept também é baseado na versátil arquitetura modular transversal (MQB). A carroceria do carro de exibição é baseada no princípio ASF (Audi Space Frame - estrutura espacial Audi) e utiliza simultaneamente elementos de aço e alumínio. Juntamente com o conjunto de baterias do sistema de propulsão híbrido, ela proporciona ao crossover compacto um baixo centro de gravidade, um requisito fundamental para seu desempenho esportivo.


Design externo
4,39 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 2,63 metros de distância entre eixos - com essas dimensões, o Audi TT offroad concept assemelha-se ao atual SUV compacto da marca, o Audi Q3. Porém, com 1,53 metro de altura, ele é oito centímetros mais baixo, mostrando sua personalidade esportiva à primeira vista.
O revestimento externo na cor Amarelo Sonora parece ter sido modelado a partir de um único bloco. O jogo entre as linhas bem definidas e as superfícies fortemente musculares cria um design altamente dramático. Ele utiliza a mesma linguagem de design do Audi TT, mas seus elementos são aproveitados dentro de um novo contexto.
A dianteira do novo Audi TT offroad concept é dominada por linhas horizontais. A ampla grade Singleframe, que leva os quatro anéis da marca, é incorporada esculturalmente à carroceria. Duas reentrâncias sutis na parte inferior fazem a grade parecer mais leve. Barras estreitas na grade criam uma estrutura típica dos modelos Audi e-tron.
As grandes entradas de ar sob os faróis Matrix LED são emolduradas por bordas afiladas e estruturadas por barras. Uma terceira entrada, achatada, sob a grade, complementa o conjunto. Dentro dela há uma lâmina que aumenta a força aerodinâmica sobre o eixo dianteiro e faz a frente do Audi TT offroad concept parecer ainda mais larga.


Visto de lado, a relação entre o carro de exibição e o Audi TT fica ainda mais clara. Os balanços são curtos, a área envidraçada é baixa, esportiva e se inclina para dentro na direção do teto. A relação de altura é 30:70. O design das janelas segue a linha do cupê esportivo. A linha do teto desce desde o início. Finas molduras refletoras de luz fazem as fortes e lisas colunas C parecerem mais leves.
Na pista, o Audi TT offroad concept tem uma aparência forte e rebaixada. Os amplos semicírculos das caixas de rodas formam corpos geométricos independentes, reforçando a presença das grandes rodas. A caixa de roda dianteira intercepta a junção com o capô do motor, que corre sobre a porta como uma linha de cintura e continua até a traseira do carro.
Os segmentos internos do arco das caixas de rodas são pintados de cinza contrastante. Juntamente com a parte inferior das saias laterais, também cinzentas, elas reduzem a impressão de peso visual da carroceria e reforçam o caráter robusto do carro. Adornadas com o logotipo quattro, as próprias saias laterais criam uma poderosa borda que desvia a luminosidade.
Na traseira, linhas horizontais emolduram as superfícies fortemente atléticas do carro. O para-choques deslocado envolve as duas ponteiras redondas do sistema de escapamento. Uma lâmina com o logo quattro conecta ambas e gera maior percepção de largura.


Interior
O interior do Audi TT offroad concept dispõe de espaço para quatro pessoas. O banco traseiro pode acomodar dois adultos confortavelmente. Os esguios bancos esportivos com apoios de cabeça integrados garantem o apoio lateral. As bordas laterais dos assentos dianteiros tem forte inclinação.
As ideias aplicadas ao design do novo TT foram a fonte de inspiração para interior esportivo do carro de exposição. O topo do painel de instrumentos tem forma de asa. Ele se apoia em uma estrutura visível de alumínio, um elemento de design horizontal que incorpora as saídas de ar e reforça a largura do interior. As saídas de ar redondas lembram turbinas a jato e incorporam os controles do ar-condicionado. O esguio painel de instrumentos é focado no condutor.
Além de elementos do TT, o design do console central e das portas do carro incluem também vários detalhes da família Q, como o robusto design do suporte do túnel e os práticos suportes para copos à frente da alavanca do câmbio.
Um grande número de funções pode ser controlado através do volante multifuncional ou do terminal MMI no console central. A estrutura do menu é disposta como num smartphone, com todas as funções principais facilmente acessíveis. O motorista pode usar a movimentação dos dedos no touccvad do terminal MMI para aumentar a aproximação ou percorrer listas e mapas. Todas as outras funções podem ser facilmente controladas através do volante multifuncional sem necessidade de desviar o olhar da estrada.
Na função do conjunto de instrumentos atua o Audi virtual cockpit. A tela TFT de 12,3 polegadas gera gráficos 3D de alta qualidade. O motorista pode personalizar o display através de um botão. A disposição clássica é dominada pelo velocímetro e o indicador de potência do sistema de propulsão híbrida. No modo Infotainment, elementos como o mapa de navegação ou as informações online sobre semáforos são destacados ao centro. O cockpit virtual também exibe informações detalhadas sobre o carregamento das baterias com a tecnologia Audi Wireless Charging.
O console central, que se estende até o banco traseiro, contém vários suportes para copos e porta-objetos. Um deles é reservado para a Audi phone box, que conecta o celular do motorista ao sistema eletrônico do carro e também o carrega por indução quando necessário.
O sistema de ventilação do carro inclui um ionizador - uma versão atualizada do usado nos Audi A6 e A8. A ionização melhora significativamente a qualidade do ar dentro do carro. Os filtros de ar da cabine removem partículas e não têm similares na concorrência. Graças ao desenvolvimento contínuo desses filtros, até mesmo elementos alergênicos poderão ser neutralizados no futuro. Um LED aceso no interior das saídas de ar indica quando o ionizador está ligado.
O carro de exibição é equipado com três Audi Smart Displays. Os rápidos tabletes servem como um sistema móvel de informação e entretenimento para ser usado dentro ou fora do carro. Extremamente versátil, o Audi Smart Display pode receber streaming de DVDs ou TV, assim como controlar o rádio ou a navegação. Um clique no botão "mais" no menu inicial estabelece conexão com a Internet de alta velocidade através do sistema Audi connect. O usuário tem acesso a todas as funções do sistema operacional Android, desde a navegação através do Google Chrome até a loja da Google Play.
O Audi Smart Display foi desenvolvido especificamente para utilização em carros e pode suportar temperaturas extremas. Os passageiros de trás podem colocar seus displays em suportes especiais nos encostos dos bancos dianteiros. Os três displays podem ser usados ao mesmo tempo. Quando não estiverem usando os displays, os passageiros de trás podem guardá-los numa fenda especialmente criada posicionada entre os bancos, onde eles são recarregados. O passageiro da frente pode guardar o display no porta-luvas.
Dois alto-falantes do Bang & Olufsen Advanced Sound System são instalados nos apoios de cabeça de cada um dos assentos individuais. Eles proporcionam um ótimo som envolvente através da cabine, criando uma experiência sonora muito especial. Os alto-falantes dos encostos também são usados para avisos sonoros e telefonia. Isto garante uma qualidade de som extraordinária e uma fantástica transmissão de voz, mesmo em situações de rodagem rápida e esportiva.
Uma caixa especialmente criada no porta-malas contém um modelo do TT offroad concept de controle remoto, com escala 1:8. Também há espaço para a bateria e ferramentas. Os assentos traseiros individuais dobráveis, elétricos, permitem criar uma área de carga mais ampla.
Em combinação com a personalidade esportiva do carro, o interior conta com materiais refinados e uma combinação de tons de cinza claros e escuros. Couro Granite Gray Fine Nappa é usado no aro do volante e nas áreas externas da forração das portas. O forro do teto, as coberturas das colunas, painéis das portas e o túnel central são cobertos de couro Alcântara. Os apoios de braços das portas, o console central e os bancos com costuras em padrão diamante são cobertos por um couro extremamente suave na cor Stone Gray, fornecido pela empresa italiana Poltrona Frau.