- Empresa avalia potencial de veículos elétricos em sistemas de gestão de energia;
- Veículo elétrico participa de teste do sistema de fornecimento de energia com base na demanda, em conjunto com outras empresas públicas e privadas no Japão;
Texto e fotos: Nissan
A Nissan iniciou testes com um sistema que utiliza a tecnologia de veículos elétricos para ajudar os sistemas de fornecimento de energia a enfrentar os picos na demanda. Esse modelo de gestão da energia tem potencial para colaborar com a continuidade do fornecimento durante desastres naturais, por exemplo, podendo ainda produzir eletricidade a partir de fontes renováveis, como a energia eólica ou solar, que são mais adequadas à armazenagem destinada à utilização em períodos de maior demanda. A Nissan está utilizando o veículo 100% elétrico LEAF e seu sistema de fornecimento de energia “LEAF to Home” – que torna o automóvel uma fonte de energia para casas – em testes de campo.
Os testes estão sendo conduzidos pela empresa ENERES, em diversas concessionárias da marca gerenciadas por sua filial Kanagawa Nissan Co., Ltd., para testar o fornecimento de energia adaptado à demanda com o objetivo de avaliar a efetividade das baterias de veículos elétricos quando utilizadas para a gestão da energia.
Tornar o fornecimento de energia adaptado à demanda é uma estratégia para fazer com que os sistemas de fornecimento sejam mais eficientes, por meio da modificação do consumo de energia dos consumidores, levando em conta o fornecimento de energia disponível. Desde o grande terremoto que sacudiu o Japão, em março de 2011, a relação entre demanda e fornecimento de eletricidade nos horários de pico tem recebido grande atenção. Com um plano de adaptação à demanda, as empresas de energia solicitam que os agregadores* utilizem medidas de conservação da energia, sendo compensados pela energia que economizam.
Normalmente, quando é solicitado que os consumidores economizem energia, estes reduzem o uso de aparelhos de ar-condicionado e iluminação. Entretanto, ao utilizar a capacidade de armazenagem de energia pelos veículos elétricos e sistemas conhecidos como V2H (Vehicle to Home), os consumidores podem reduzir a utilização da eletricidade em horários de pico sem terem que apagar as luzes ou desligar seus aparelhos elétricos. Isso se torna especialmente importante em estabelecimentos comerciais, onde é difícil desligar aparelhos e apagar lâmpadas para economizar energia.
O plano de adaptação à demanda envolve a avaliação da viabilidade das medidas de economia de energia, além de analisar o impacto dos incentivos financeiros para as empresas. Por exemplo, o teste envolve os veículos Nissan LEAF e o sistema “LEAF to Home”, que é instalado de forma a fornecer energia ao sistema de iluminação de uma concessionária Nissan durante o horário comercial, com a energia armazenada pela bateria. Com isso, a demanda por energia da rede de fornecimento é reduzida. O agregador é recompensado pelo valor total equivalente em eletricidade economizada. Dois ou três testes mensais serão conduzidos em dias determinados, com duração de três horas, entre 8h e 20h, de outubro de 2014 a janeiro de 2015.
O uso efetivo de energias renováveis e melhorias na eficiência das instalações de geração de energia permitirá uma melhor gestão da energia no futuro, bem como ajudar a reduzir o impacto ambiental. Testes de campo com o ouso das baterias dos veículos elétricos de alta capacidade, conduzidos globalmente, estão mostrando ser uma forma efetiva de gestão da energia. Além disso, se outras estratégias de compensação voltadas à economia de energia forem aplicadas aos proprietários de EVs, pode ser possível expandir a adoção desses veículos e reduzir o carbono.
Desde o seu lançamento, a Nissan vendeu mais de 142 mil unidades de seu modelo LEAF em todo o mundo. Junto com o sistema de fornecimento de energia “LEAF to Home”, a capacidade de armazenagem de energia das baterias que equipam os veículos Nissan LEAF tem se mostrado atraente para muitos consumidores. A Nissan é líder em veículos Emissão Zero, e tem promovido a adoção de EVs para ajudar a formar uma sociedade sem emissões no futuro. Além destes testes de campo de gestão da energia, a Nissan está criando valor pelo uso da capacidade de armazenagem de energia das baterias dos EVs, promovendo atividades que ajudarão a criar uma sociedade sustentável, com uma menor pegada de carbono.
*Os agregadores são as empresas que coordenam dois ou mais consumidores (por exemplo, fábricas e escritórios) e negociam com empresas fornecedoras de energia o total da eletricidade economizada.
0 Comentários