Nova válvula equipa turbo do motor 1,2 l de 3 cilindros, que substituiu propulsor anterior, com 4 cilindros e 1,6 l

Texto e fotos: Secco Consultoria

A válvula “wastegate”, de controle de pressão do turbo Garrett, desenvolvida para o novo motor de 3 cilindros e 1,2 l da PSA Peugeot Citroën, que começou a ser produzido na França, deu à Honeywell Turbo Technologies o prêmio Inovação Verde, promovido pela Associação Europeia de Fornecedores da Indústria Automobilística, jornal Automobil Produktion, da Alemanha, e Associação Alemã da Indústria.


A nova válvula, apresentada no Congresso SAE Brasil 2014, no mês passado, em São Paulo, promove o fluxo de gases que circulam no interior da carcaça do turbo para manter o controle de temperatura e de pressão. Em peça única, substitui o conjunto anterior, formado por três componentes.
Na solenidade, foi realçado o fato de a Honeywell ter adotado a dinâmica computacional de fluidos (CFD) e análise de elementos finitos (FEA) para monitorar a diferença aerodinâmica dos gases e o comportamento mecânico dos componentes. A nova tecnologia monobloco ajudou no processo de downsizing para substituir o motor de 4 cilindros e 1,6 l por um novo propulsor de 3 cilindros e 1,2 l, mantendo a mesma eficiência e promovendo grande redução de emissão de gases de efeito estufa.