ZEN explica quais sĂ£o os sinais de problemas e a importĂ¢ncia da revisĂ£o periĂ³dica
Texto e fotos: ZEN
A ZEN, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, alerta sobre a troca do conjunto de polias, tensionadores e correias. A negligĂªncia do motorista com essas peças pode ocasionar atĂ© a perda total do motor. A empresa reforça que a revisĂ£o periĂ³dica e a manutenĂ§Ă£o preventiva podem gerar economia de atĂ© R$ 5 mil.
Polias, tensionadores e correias sĂ£o componentes de desgaste, que precisam de revisões periĂ³dicas. A polia, por exemplo, possui uma vida Ăºtil de quatro a cinco anos ou cerca de 60 mil quilĂ´metros. Excesso de vibraĂ§Ă£o em marcha lenta, problemas na parte elĂ©trica do veĂculo e o famoso “miado de gato” sĂ£o sinais de desgaste. Se o motorista ignorar os sinais, a polia pode travar completamente, fazendo com que o alternador perca sua funĂ§Ă£o e, consequentemente, nĂ£o carregue mais a bateria.
A vida Ăºtil dos tensionadores e correias tambĂ©m varia de 50 mil a 60 mil quilĂ´metros. A partir desse perĂodo, o desgaste das peças começa a causar vibraĂ§Ă£o, ruĂdo e falhas no Sistema da Correia de AcessĂ³rios do Motor, que faz o acionamento da direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, do ar-condicionado e da bomba d’Ă¡gua, entre outros. Esses itens garantem o conforto e o correto funcionamento do motor. Se a substituiĂ§Ă£o nĂ£o for realizada, a correia pode arrebentar e o motor, parar de funcionar. “O ideal Ă© trocar correias e tensionadores de uma sĂ³ vez. Assim, o desgaste de um nĂ£o compromete o funcionamento do outro”, explica Geraldo Coelho Neto, gerente de engenharia da ZEN.
O executivo sugere revisões anuais no veĂculo e alerta que colocar o carro constantemente em contato com terra, areia, pĂ³ ou Ă¡gua pode reduzir a durabilidade das peças, acelerando o desgaste de todo o sistema. Caso seja inevitĂ¡vel, deve-se aumentar a frequĂªncia das revisões periĂ³dicas do veĂculo.
Outra prĂ¡tica que deve ser evitada Ă© a lavagem do motor, para reduzir o risco de contaminaĂ§Ă£o de componentes internos e seus acessĂ³rios.
Coelho Neto reforça a importĂ¢ncia da revisĂ£o periĂ³dica e da manutenĂ§Ă£o preventiva com o argumento financeiro. A revisĂ£o do veĂculo custa, em mĂ©dia, R$ 500,00, enquanto a retĂfica do motor, 10 vezes mais. AlĂ©m da economia, o motorista evita outras dores de cabeça, como ficar parado na rua ou deixar o carro mais tempo na oficina.
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