• Frotistas mexicanos começam a apostar na superioridade técnica e econômica das transmissões automáticas da ZF;
  • A ZF Ecolife pode ser aplicada em todos os ônibus da montadora.;
  • Recheada de tecnologias, a transmissão possui também um trocador duplo de calor, que resfria o equipamento durante as operações severas do tráfego mexicano;

Texto e fotos: ZF

Sinônimo de inovação tecnológica, a ZF conquistou recentemente no México um importante negócio: a empresa irá fornecer a transmissão automática de seis velocidades Ecolife para 62 ônibus Scania que rodarão na nova linha do sistema BRT (Bus Rapid Transit) da Cidade do México: a Mexibus 2, um dos mais longos corredores da capital do país, com 21,3 quilômetros de extensão, com 42 estações intermediárias e duas de transferência modal. A previsão é que sejam transportados 211.000 passageiros por dia.


A transmissão ZF Ecolife será aplicada em 52 ônibus articulados de 18,15 metros Scania K 360 6x2/2 Euro 5, e em 10 unidades do modelo Scania K 310 6x2*4 de 15 metros. Os veículos serão entregues em lotes nos meses de novembro e dezembro deste ano. A empresa que irá operar na linha é a Urbanbus.
“Desde que a Scania México decidiu entrar no mercado de ônibus urbanos, a ZF já começou a trabalhar junto com as áreas de Vendas e Serviços da montadora. Mas nós estamos presentes em todas as empresas que atuam nesse setor no México, e já fornecemos para a Volvo, Mercedes-Benz, Hyundai e MAN. Hoje, temos cerca de 750 ônibus rodando em BRTs mexicanos com as transmissões automáticas ZF“, diz Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da empresa.
Após o fornecimento, o trabalho da ZF prosseguirá no Pós-Venda: “Vamos continuar oferecendo assistência técnica e treinamentos para motoristas por meio de nosso escritório no México e rede de serviços”, acrescenta Marreco.

A transmissão ZF
Um dos destaques da Ecolife é a redução no consumo de combustível em 6% na comparação com transmissões da geração anterior. Frente a outras transmissões automáticas, com menos marchas, por exemplo, o benefício pode ser superior a 10%, dependendo da operação.
“A Ecolife é equipada com retardador primário (que para o veículo em até 6 km/h sem acionar os freios), o software Topodyn Life e possui um intervalo maior para trocas de óleo. Tudo isso leva ao menor custo de manutenção e em menores tempos de parada, além de poluir menos”, destaca Alexandre Marreco.
O TopoDyn Life é o software que contribui diretamente na redução do consumo, pois é responsável pela troca de marchas e reconhecimento da topografia e peso transportado pelo veículo. A escolha é feita pela “inteligência artificial” do programa, que calcula rapidamente qual é a marcha necessária.
Outro destaque da Ecolife é o seu duplo trocador de calor, que auxilia no rápido resfriamento da transmissão, mesmo nas condições severas impostas pelo tráfego mexicano, similar ao de grandes centros urbanos brasileiros.