O modelo da montadora japonesa
está renovado por dentro, por fora e chega ao consumidor a partir de R$ 53.900
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
É um carro singular, desde o seu
lançamento em 2009 até agora, setembro de 2014, o modelo já vendeu 150.000
unidades, um número expressivo se tratando do segmento em que ele está
inserido, o de Sedãs Médios Premium.
Eu fui convidado para testar o novo modelo, que vem cheio de novidades de em design, equipamentos, acabamento, aumento do espaço interno e mantém a característica de carro rápido e econômico.
O modelo ficou com uma cara mais “brava”, seguindo a nova identidade visual da Honda, o City 2015 traz o conceito “Solid Wing Face”, onde grade, faróis e pára-choque formam o novo rosto. Sua criação, baseada no conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, deixou o interior maior. A distância entre - eixos foi ampliada em50 mm (2.600 mm ) e o comprimento
total em 55 mm
(4.455 mm ),
já para o motorista e passageiro do banco dianteiro, a distância entre os
ombros foi aumentada em 40 mm
e o espaço da cabeça ao teto está 10 mm maior.
É uma posição de dirigibilidade muito boa, e traz além do conforto, uma melhor visibilidade geral do veículo, tanto por dentro quanto por fora. Que viaja atrás ganhou muito mais conforto, com o aumento de60 mm
na distância para os bancos da frente e mais 70 mm no espaço para os
joelhos. O porta-malas teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade
para 536 litros ,
incluindo o espaço inferior, onde se localizam as ferramentas e o estepe de
pneu fino.
Fiz o test-drive em dois dias e de duas formas. No primeiro dia, testei o carro por ruas de um condomínio fechado, sem moradores nem outros veículos, onde pudemos conhecer as novas características mecânicas e de dirigibilidade do modelo. É um local sem obstáculos, com retas curtas, subidas e descidas que permitiram um maior conhecimento do novo câmbio automático de 7 velocidades que tem paddle shifters para a opção de troca manual.
O conjunto mecânico do City 2015 chega com o novo motor 1.5 i-VTEC FlexOne de quatro cilindros e 16 válvulas, gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm usando etanol e são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina, ele tem comando de válvulas variável e foi otimizado com o aumento da taxa de compressão e redução de peso e atrito de componentes e já aposentou, graças à tecnologia FlexOne, o tanquinho de gasolina para partida a frio.
São duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e o câmbio CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável) com sete velocidades e o sistema conta também com conversor de torque. A suspensão passou por alterações e tem nova geometria, deixando o carro menos traseiro. Testamos todas essas novidades nesse curto espaço, mas foi ideal para começar a nos familiarizar com os novos componentes para o teste do dia seguinte, em rodovias da região.
No segundo dia, partimos para o teste propriamente dito. Durante um percurso de210 km , pude
avaliar melhor o carro como passageiro e dirigindo. Na primeira parte, optei
por ser o passageiro do banco traseiro, situação nem sempre agradável nem
confortável para quem faz viagens nesse local.
A mudança dos bancos permite para quem viaja atrás que não fique tão “enterrado”, deixa todos os ocupantes praticamente da mesma altura dentro do carro, permite a observação do pára-brisa em perspectiva maior e a distância para o banco da frente em nenhum momento incomoda nem traz desconforto para as pernas. Um senão que pude encontrar é a falta de regulagem de altura dos cintos traseiros, em alguns momentos tive que mudar de posição para não sentir o mesmo raspar meu pescoço.
Na volta, assumi o volante e partimos em direção ao ponto de origem. Na verdade foi o momento mais demorado e tenso da viagem, pois a Rodovia Anhanguera estava completamente bloqueada por causa de um acidente que fechou as três pistas e onde ficamos parados por 40 minutos. Em parte serviu para poder usufruir mais dos itens de conforto que o City 2015 oferece e sem muita pressa. O painel de instrumentos, com fundo preto e iluminação azul, indica velocidade, rotação do motor, posição de marcha, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia, por aí pude medir o até então consumo desde nossa saída. Na média, com dados do computador de bordo, o carro fez na estrada, abastecido com etanol, cerca de 10,5 km/l, valor até acima do indicado pela Honda.
Estávamos em três pessoas, e o ar-condicionado digital com comandos touch screen, esteve ligado o tempo todo, mantendo a temperatura interna muito agradável. Faz parte do conjunto de conforto a central multimídia com monitor de5” ,
câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para
baixo), oito alto-falantes, controle de áudio no volante, Bluetooth e entradas
auxiliar, para USB e iPod/iPhone.
Liberado do congestionamento, pude voltar a utilizar o que o carro oferece. Em alguns momentos, optei pela posição “S” do câmbio, com marchas mais longas em automático e com a possibilidade de se usar a troca manual com mais rapidez que na posição “D”. O carro responde bem aos comandos manuais, tem engates precisos e muito confiáveis e uma boa retomada em situações de ultrapassagens ou mesmo aumento da velocidade. A nova geometria da suspensão garante segurança em curvas de raio curto, evitando as famosas “traseiradas”, normais em modelos sedã.
A direção elétrica é firme e segura, a progressão de dureza garante sempre estar com o carro na mão e em condições de manobras sem risco. Em modo automático, o City 2015 faz muitas trocas de marchas, dependendo da sinalização de condução, pois para manter o sinal sempre verde no painel (que indica economia de combustível) ele busca outras rotações em marchas mais baixas, sobe gradualmente e garante, em alguns momentos cerca de 1.500 rpm para110 km/h .
Para quem é apresentado em quatro versões (DX MT – R$ 53.900, LX CVT – R$ 62.900, EX CVT – R$ 66.700 e EXL CVT – R$ 69.000), tem como opção as cores (Marrom Júpiter Metálico (inédito e exclusivo do modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado) e ainda oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem, o Novo Honda City 2015 deve seguir, como bom filho de japoneses, a trilha de seus ancestrais: o sucesso!
Eu fui convidado para testar o novo modelo, que vem cheio de novidades de em design, equipamentos, acabamento, aumento do espaço interno e mantém a característica de carro rápido e econômico.
O modelo ficou com uma cara mais “brava”, seguindo a nova identidade visual da Honda, o City 2015 traz o conceito “Solid Wing Face”, onde grade, faróis e pára-choque formam o novo rosto. Sua criação, baseada no conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, deixou o interior maior. A distância entre - eixos foi ampliada em
É uma posição de dirigibilidade muito boa, e traz além do conforto, uma melhor visibilidade geral do veículo, tanto por dentro quanto por fora. Que viaja atrás ganhou muito mais conforto, com o aumento de
Fiz o test-drive em dois dias e de duas formas. No primeiro dia, testei o carro por ruas de um condomínio fechado, sem moradores nem outros veículos, onde pudemos conhecer as novas características mecânicas e de dirigibilidade do modelo. É um local sem obstáculos, com retas curtas, subidas e descidas que permitiram um maior conhecimento do novo câmbio automático de 7 velocidades que tem paddle shifters para a opção de troca manual.
O conjunto mecânico do City 2015 chega com o novo motor 1.5 i-VTEC FlexOne de quatro cilindros e 16 válvulas, gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm usando etanol e são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina, ele tem comando de válvulas variável e foi otimizado com o aumento da taxa de compressão e redução de peso e atrito de componentes e já aposentou, graças à tecnologia FlexOne, o tanquinho de gasolina para partida a frio.
São duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e o câmbio CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável) com sete velocidades e o sistema conta também com conversor de torque. A suspensão passou por alterações e tem nova geometria, deixando o carro menos traseiro. Testamos todas essas novidades nesse curto espaço, mas foi ideal para começar a nos familiarizar com os novos componentes para o teste do dia seguinte, em rodovias da região.
No segundo dia, partimos para o teste propriamente dito. Durante um percurso de
A mudança dos bancos permite para quem viaja atrás que não fique tão “enterrado”, deixa todos os ocupantes praticamente da mesma altura dentro do carro, permite a observação do pára-brisa em perspectiva maior e a distância para o banco da frente em nenhum momento incomoda nem traz desconforto para as pernas. Um senão que pude encontrar é a falta de regulagem de altura dos cintos traseiros, em alguns momentos tive que mudar de posição para não sentir o mesmo raspar meu pescoço.
Na volta, assumi o volante e partimos em direção ao ponto de origem. Na verdade foi o momento mais demorado e tenso da viagem, pois a Rodovia Anhanguera estava completamente bloqueada por causa de um acidente que fechou as três pistas e onde ficamos parados por 40 minutos. Em parte serviu para poder usufruir mais dos itens de conforto que o City 2015 oferece e sem muita pressa. O painel de instrumentos, com fundo preto e iluminação azul, indica velocidade, rotação do motor, posição de marcha, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia, por aí pude medir o até então consumo desde nossa saída. Na média, com dados do computador de bordo, o carro fez na estrada, abastecido com etanol, cerca de 10,5 km/l, valor até acima do indicado pela Honda.
Estávamos em três pessoas, e o ar-condicionado digital com comandos touch screen, esteve ligado o tempo todo, mantendo a temperatura interna muito agradável. Faz parte do conjunto de conforto a central multimídia com monitor de
Liberado do congestionamento, pude voltar a utilizar o que o carro oferece. Em alguns momentos, optei pela posição “S” do câmbio, com marchas mais longas em automático e com a possibilidade de se usar a troca manual com mais rapidez que na posição “D”. O carro responde bem aos comandos manuais, tem engates precisos e muito confiáveis e uma boa retomada em situações de ultrapassagens ou mesmo aumento da velocidade. A nova geometria da suspensão garante segurança em curvas de raio curto, evitando as famosas “traseiradas”, normais em modelos sedã.
A direção elétrica é firme e segura, a progressão de dureza garante sempre estar com o carro na mão e em condições de manobras sem risco. Em modo automático, o City 2015 faz muitas trocas de marchas, dependendo da sinalização de condução, pois para manter o sinal sempre verde no painel (que indica economia de combustível) ele busca outras rotações em marchas mais baixas, sobe gradualmente e garante, em alguns momentos cerca de 1.500 rpm para
Para quem é apresentado em quatro versões (DX MT – R$ 53.900, LX CVT – R$ 62.900, EX CVT – R$ 66.700 e EXL CVT – R$ 69.000), tem como opção as cores (Marrom Júpiter Metálico (inédito e exclusivo do modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado) e ainda oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem, o Novo Honda City 2015 deve seguir, como bom filho de japoneses, a trilha de seus ancestrais: o sucesso!
Ficha Técnica
Honda
City 2015
|
DX
|
LX
|
EX
|
EXL
|
|
FICHA TÉCNICA
|
Motor
|
1.5l
16V SOHC i-VTEC FlexOne
|
|||
Potência
- Gasolina/Etanol (cv@rpm)
|
115/116
x 6000
|
||||
Torque
- Gasolina/ Etanol (kgf.m@rpm)
|
15,3
x 4800
|
||||
Tração
|
Dianteira
|
||||
Transmissão
manual de 5 velocidades
|
o
|
-
|
-
|
-
|
|
Transmissão
automática do tipo CVT
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Pneus
|
185/60
R15
|
185/55
R16
|
185/55
R16
|
185/55
R16
|
|
Estepe
Temporário
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Rodas
(pol)
|
Aço
- aro 15'
|
Liga
leve - aro 16'
|
Liga
leve - aro 16'
|
Liga
leve - aro 16'
|
|
Direção
com assistência elétrica progressiva (EPS)
|
o
|
||||
Suspensão
dianteira
|
McPherson
|
||||
Suspensão
traseira
|
Barra
de torção
|
||||
DIMENSÕES
|
Distância
entre eixos (mm)
|
2600
|
|||
Comprimento
(mm)
|
4455
|
||||
Altura
(mm)
|
1485
|
||||
Largura
(mm)
|
1695
|
||||
Massa
em ordem de marcha (Kg) MT/AT
|
1076/-
|
- /
1123
|
- /
1126
|
- /
1137
|
|
Peso
Bruto Total (Kg) MT/AT
|
1426/-
|
- /
1520
|
- /
1520
|
- /
1520
|
|
Capacidade
do tanque de gasolina (l)
|
46
|
||||
Volume
do porta-malas (l)
|
536
|
||||
EXTERIOR
|
Abertura
do bocal de abastecimento com alavanca interna
|
o
|
o
|
o
|
o
|
Acabamento
do suporte da placa traseira
|
cinza
|
cromado
|
cromado
|
cromado
|
|
Antena
na parte traseira do teto
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Brake
light
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Calotas
|
o
|
-
|
-
|
-
|
|
Camera
de ré multivisão
|
x
|
x
|
o
|
o
|
|
Farol
de neblina
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Grade
frontal
|
cinza
|
cromada
|
cromada
|
cromada
|
|
Limpador
de pára-brisa com intermitente
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Maçanetas
externas
|
na cor do veículo
|
na cor do veículo
|
cromadas
|
cromadas
|
|
Pára-brisa
degradê
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Retrovisores
elétricos na cor do veículo
|
preto
fosco
|
o
|
com
luz de direção
|
com
luz de direção
|
|
Acabamento
das portas, volante e transmissão em couro*
|
-
|
-
|
-
|
o
|
|
Alto-falante
|
2x
|
4x
|
4x
|
4x
|
|
Apoio
para o pé
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Ar-condicionado
|
o
|
o
|
digital
touch screen
|
digital
touch screen
|
|
Áudio 2DIN (AM-FM/USB/bluetooth)
|
o
|
o
|
-
|
-
|
|
Áudio
com visor LCD de
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Banco
do motorista com regulagem altura
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Bancos
traseiros reclináveis, bi-partidos (60/40)
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Chave
com controle de abertura/fechamento das portas e porta-malas e alarme
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Coluna
de direção ajustável em altura
|
o
|
+
profundidade
|
+
profundidade
|
+
profundidade
|
|
Console
central com porta-copos
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Descansa-braço
dianteiro com compartimento
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Descansa-braço
traseiro com porta-copos (2)
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Desembaçador
do vidro traseiro
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Detalhes
nas portas e maçanetas internas
|
preto
fosco
|
preto
fosco
|
cromadas
|
cromadas
|
|
Encosto
de cabeça para todos os ocupantes
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Iluminação
interna dianteira individual
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Limpador
de pára-brisa com intermitente
|
o
|
o
|
variável
|
variável
|
|
Painel
com computador de bordo multifunções
|
o
|
o
|
Bluemeter
|
Bluemeter
|
|
Pára-sois
com espelho de vaidade para motorista
|
o
|
+
passageiro
|
+
passageiro
|
+
passageiro
|
|
Piloto
automático (cruise control)
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
Porta-malas
com iluminação interna
|
-
|
o
|
com
forração interna
|
com
forração interna
|
|
Porta-objetos
nas portas dianteiras
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Porta-revistas
atrás do banco dianteiro do passageiro
|
-
|
o
|
o
|
o
|
|
Revestimento
dos bancos
|
tecido
|
tecido
|
tecido
|
couro*
|
|
Tomada
12 Volts
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Travamento
elétrico do bocal de abastecimento
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Tweeters
|
-
|
-
|
4x
|
4x
|
|
Vidro
do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Vidros
elétricos
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Volante
com ajustes do sistema de som
|
-
|
-
|
o
|
o
|
|
SEGURANÇA
|
Alarme
|
-
|
o
|
o
|
o
|
Airbag
frontal para motorista e passageiro
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Airbag
lateral para motorista e passageiro
|
-
|
-
|
-
|
o
|
|
Aviso
sonoro do cinto de segurança para motorista
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Barras
de proteção lateral
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Chave
com controle de travas das portas
|
o
|
o
|
tipo
canivete
|
tipo
canivete
|
|
Cintos
de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. Força e reg. altura
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Cintos
de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Freios
a disco com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake
Distribuiton)
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Sistema
Immobilizer
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Trava
de segurança central dos vidros dos passageiros
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Trava
de segurança nas portas traseiras
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
Travas
elétricas com travamento automático acima de
|
o
|
o
|
o
|
o
|
|
CORES
|
Branco Taffetá Solido; Prata Global
Metálico; Cinza Iridium Metálico; Cinza Barium Metálico; Preto Cristal
Perolizado; Marrom Júpter Metálico
|
||||
legenda:
o (série); - (não disponível)
|
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