O modelo da montadora japonesa está renovado por dentro, por fora e chega ao consumidor a partir de R$ 53.900

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

É um carro singular, desde o seu lançamento em 2009 até agora, setembro de 2014, o modelo já vendeu 150.000 unidades, um número expressivo se tratando do segmento em que ele está inserido, o de Sedãs Médios Premium.


Eu fui convidado para testar o novo modelo, que vem cheio de novidades de em design, equipamentos, acabamento, aumento do espaço interno e mantém a característica de carro rápido e econômico.


O modelo ficou com uma cara mais “brava”, seguindo a nova identidade visual da Honda, o City 2015 traz o conceito “Solid Wing Face”, onde grade, faróis e pára-choque formam o novo rosto. Sua criação, baseada no conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, deixou o interior maior. A distância entre - eixos foi ampliada em 50 mm (2.600 mm) e o comprimento total em 55 mm (4.455 mm), já para o motorista e passageiro do banco dianteiro, a distância entre os ombros foi aumentada em 40 mm e o espaço da cabeça ao teto está 10 mm maior.


É uma posição de dirigibilidade muito boa, e traz além do conforto, uma melhor visibilidade geral do veículo, tanto por dentro quanto por fora. Que viaja atrás ganhou muito mais conforto, com o aumento de 60 mm na distância para os bancos da frente e mais 70 mm no espaço para os joelhos. O porta-malas teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade para 536 litros, incluindo o espaço inferior, onde se localizam as ferramentas e o estepe de pneu fino.


Fiz o test-drive em dois dias e de duas formas. No primeiro dia, testei o carro por ruas de um condomínio fechado, sem moradores nem outros veículos, onde pudemos conhecer as novas características mecânicas e de dirigibilidade do modelo. É um local sem obstáculos, com retas curtas, subidas e descidas que permitiram um maior conhecimento do novo câmbio automático de 7 velocidades que tem paddle shifters para a opção de troca manual.


O conjunto mecânico do City 2015 chega com o novo motor 1.5 i-VTEC FlexOne de quatro cilindros e 16 válvulas, gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm usando etanol e são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina, ele tem comando de válvulas variável e foi otimizado com o aumento da taxa de compressão e redução de peso e atrito de componentes e já aposentou, graças à tecnologia FlexOne, o tanquinho de gasolina para partida a frio.


São duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e o câmbio CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável) com sete velocidades e o sistema conta também com conversor de torque. A suspensão passou por alterações e tem nova geometria, deixando o carro menos traseiro. Testamos todas essas novidades nesse curto espaço, mas foi ideal para começar a nos familiarizar com os novos componentes para o teste do dia seguinte, em rodovias da região.


No segundo dia, partimos para o teste propriamente dito. Durante um percurso de 210 km, pude avaliar melhor o carro como passageiro e dirigindo. Na primeira parte, optei por ser o passageiro do banco traseiro, situação nem sempre agradável nem confortável para quem faz viagens nesse local.


A mudança dos bancos permite para quem viaja atrás que não fique tão “enterrado”, deixa todos os ocupantes praticamente da mesma altura dentro do carro, permite a observação do pára-brisa em perspectiva maior e a distância para o banco da frente em nenhum momento incomoda nem traz desconforto para as pernas. Um senão que pude encontrar é a falta de regulagem de altura dos cintos traseiros, em alguns momentos tive que mudar de posição para não sentir o mesmo raspar meu pescoço.


Na volta, assumi o volante e partimos em direção ao ponto de origem. Na verdade foi o momento mais demorado e tenso da viagem, pois a Rodovia Anhanguera estava completamente bloqueada por causa de um acidente que fechou as três pistas e onde ficamos parados por 40 minutos. Em parte serviu para poder usufruir mais dos itens de conforto que o City 2015 oferece e sem muita pressa. O painel de instrumentos, com fundo preto e iluminação azul, indica velocidade, rotação do motor, posição de marcha, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia, por aí pude medir o até então consumo desde nossa saída. Na média, com dados do computador de bordo, o carro fez na estrada, abastecido com etanol, cerca de 10,5 km/l, valor até acima do indicado pela Honda.


Estávamos em três pessoas, e o ar-condicionado digital com comandos touch screen, esteve ligado o tempo todo, mantendo a temperatura interna muito agradável. Faz parte do conjunto de conforto a central multimídia com monitor de 5”, câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), oito alto-falantes, controle de áudio no volante, Bluetooth e entradas auxiliar, para USB e iPod/iPhone.


Liberado do congestionamento, pude voltar a utilizar o que o carro oferece. Em alguns momentos, optei pela posição “S” do câmbio, com marchas mais longas em automático e com a possibilidade de se usar a troca manual com mais rapidez que na posição “D”. O carro responde bem aos comandos manuais, tem engates precisos e muito confiáveis e uma boa retomada em situações de ultrapassagens ou mesmo aumento da velocidade. A nova geometria da suspensão garante segurança em curvas de raio curto, evitando as famosas “traseiradas”, normais em modelos sedã.


A direção elétrica é firme e segura, a progressão de dureza garante sempre estar com o carro na mão e em condições de manobras sem risco. Em modo automático, o City 2015 faz muitas trocas de marchas, dependendo da sinalização de condução, pois para manter o sinal sempre verde no painel (que indica economia de combustível) ele busca outras rotações em marchas mais baixas, sobe gradualmente e garante, em alguns momentos cerca de 1.500 rpm para 110 km/h.


Para quem é apresentado em quatro versões (DX MT – R$ 53.900, LX CVT – R$ 62.900, EX CVT – R$ 66.700 e EXL CVT – R$ 69.000), tem como opção as cores (Marrom Júpiter Metálico (inédito e exclusivo do modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado) e ainda oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem, o Novo Honda City 2015 deve seguir, como bom filho de japoneses, a trilha de seus ancestrais: o sucesso!


Ficha Técnica

Honda City 2015
DX
LX
EX
EXL
 FICHA TÉCNICA
Motor
1.5l 16V SOHC i-VTEC FlexOne
Potência - Gasolina/Etanol (cv@rpm)
115/116 x 6000
Torque - Gasolina/ Etanol (kgf.m@rpm)
15,3 x 4800
Tração
Dianteira
Transmissão manual de 5 velocidades
o
-
-
-
Transmissão automática do tipo CVT
-
o
o
o
Pneus
185/60 R15
185/55 R16
185/55 R16
185/55 R16
Estepe Temporário
o
o
o
o
Rodas (pol)
Aço - aro 15'
Liga leve - aro 16'
Liga leve - aro 16'
Liga leve - aro 16'
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
o
Suspensão dianteira
McPherson
Suspensão traseira
Barra de torção
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm)
2600
Comprimento (mm)
4455
Altura (mm)
1485
Largura (mm)
1695
Massa em ordem de marcha (Kg) MT/AT
1076/-
- / 1123
- / 1126
- / 1137
Peso Bruto Total (Kg) MT/AT
1426/-
- / 1520
- / 1520
- / 1520
Capacidade do tanque de gasolina (l)
46
Volume do porta-malas (l)
536
 EXTERIOR
Abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna
o
o
o
o
Acabamento do suporte da placa traseira
cinza
cromado
cromado
cromado
Antena na parte traseira do teto
o
o
o
o
Brake light
o
o
o
o
Calotas
o
-
-
-
Camera de ré multivisão
x
x
o
o
Farol de neblina
-
-
o
o
Grade frontal
cinza
cromada
cromada
cromada
Limpador de pára-brisa com intermitente
o
o
o
o
Maçanetas externas
 na cor do veículo
 na cor do veículo
cromadas
cromadas
Pára-brisa degradê
-
-
o
o
Retrovisores elétricos na cor do veículo
preto fosco
o
com luz de direção
com luz de direção

Acabamento das portas, volante e transmissão em couro*
-
-
-
o
Alto-falante
2x
4x
4x
4x
Apoio para o pé
o
o
o
o
Ar-condicionado
o
o
digital touch screen
digital touch screen
Áudio 2DIN (AM-FM/USB/bluetooth)
o
o
-
-
Áudio com visor LCD de 5 polegadas (CD/AM-FM/USB/P2/bluetooth com comando HFT no volante)
-
-
o
o
Banco do motorista com regulagem altura
o
o
o
o
Bancos traseiros reclináveis, bi-partidos (60/40)
-
o
o
o
Chave com controle de abertura/fechamento das portas e porta-malas e alarme
-
o
o
o
Coluna de direção ajustável em altura
o
+ profundidade
+ profundidade
+ profundidade
Console central com porta-copos
o
o
o
o
Descansa-braço dianteiro com compartimento
-
o
o
o
Descansa-braço traseiro com porta-copos (2)
o
o
o
o
Desembaçador do vidro traseiro
o
o
o
o
Detalhes nas portas e maçanetas internas
preto fosco
preto fosco
cromadas
cromadas
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
o
o
o
o
Iluminação interna dianteira individual
o
o
o
o
Limpador de pára-brisa com intermitente
o
o
variável
variável
Painel com computador de bordo multifunções
o
o
Bluemeter
Bluemeter
Pára-sois com espelho de vaidade para motorista
o
+ passageiro
+ passageiro
+ passageiro
Piloto automático (cruise control)
-
-
o
o
Porta-malas com iluminação interna
-
o
com forração interna
com forração interna
Porta-objetos nas portas dianteiras
o
o
o
o
Porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro
-
o
o
o
Revestimento dos bancos
tecido
tecido
tecido
couro*
Tomada 12 Volts
o
o
o
o
Travamento elétrico do bocal de abastecimento
o
o
o
o
Tweeters
-
-
4x
4x
Vidro do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
o
o
o
o
Vidros elétricos
o
o
o
o
Volante com ajustes do sistema de som
-
-
o
o
SEGURANÇA
Alarme
-
o
o
o
Airbag frontal para motorista e passageiro
o
o
o
o
Airbag lateral para motorista e passageiro
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-
-
o
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
o
o
o
o
Barras de proteção lateral
o
o
o
o
Chave com controle de travas das portas
o
o
tipo canivete
tipo canivete
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. Força e reg. altura
o
o
o
o
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
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o
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Freios a disco com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribuiton)
o
o
o
o
Sistema Immobilizer
o
o
o
o
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
o
o
o
o
Trava de segurança nas portas traseiras
o
o
o
o
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h
o
o
o
o
CORES
 Branco Taffetá Solido; Prata Global Metálico; Cinza Iridium Metálico; Cinza Barium Metálico; Preto Cristal Perolizado; Marrom Júpter Metálico
legenda: o (série); - (não disponível)