• Destaque será para sistemas azimutais e tunnels thrusters, equipamentos que melhoram as ações de navegação e manobra das embarcações;
  • Também serão destacados os reversores marítimos, que atendem todos diferentes tipos de embarcações em uma faixa de potência que vai de 15 a 16.000 hp;
  • No Brasil, seis modelos de reversores (de 100 a 680 hp) podem ser financiados pelo Cartão BNDES;

Texto e fotos: ZF

A ZF participa da Marintec South America – 11ª Navalshore, o principal evento da indústria naval e offshore da América Latina, que está sendo realizado entre 12 e 14 de agosto no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ). A ZF apresenta na Navalshore o seu portfólio de sistemas de propulsão marítima capaz de atender às exigências das operações do setor.


Os sistemas azimutais e tunnels thrusters são sistemas principais e auxiliares de propulsão que aumentam consideravelmente a excelência em ações de navegação e manobra das embarcações. Há opções de tunnels thrusters com vedações de borracha, que ajudam tanto a reduzir ruídos como a facilitar a retirada dos propulsores para manutenção. Tanto o Z-Drive quanto o L-Drive oferecem a possibilidade de se fazer manutenção sem a necessidade de levar à embarcação para um píer seco.
Com relação aos reversores marítimos, a ZF fornece uma série de produtos em seu portfólio, que atende todos os tipos de embarcações – barcos motorizados de lazer, trabalho, militares e embarcações de alta velocidade, em uma faixa de potência que vai de 15 a 16.000 hp.


No Brasil, são produzidos seis modelos de reversores (de 100 a 680 hp e aplicados em operações contínuas) que podem ser financiados pelo Cartão BNDES, pois o índice de nacionalização desses produtos está em torno de 91%.