MUITAS OPÇÕES DE ESTRATÉGIAS COM PNEUS MÉDIOS E MACIOS: PREVISÃO DE DOIS PIT STOPS PARA A CORRIDA

DIFERENÇA DE TEMPO FICA ENTRE 1s8 E 2s NO CIRCUITO MAIS LONGO DA TEMPORADA

Texto e fotos: Pirelli

Spa-Francorchamps, 22 de agosto de 2014 – A temporada da Fórmula 1 retorna em Spa-Francorchamps com clima ameno, condição comum no lendário circuito de sete quilômetros aos pés de Ardennes. A temperatura da pista ficou em apenas 30ºC, durante a tarde de hoje, e a do ambiente na casa dos 18ºC.


A Mercedes ficou com a primeira e a segunda posições em ambas as sessões, com Nico Rosberg sendo o mais rápido pela manhã com o P Zero Branco médio, e Lewis Hamilton foi o mais veloz no período da tarde, com o P Zero Amarelo macio.
A combinação de pneus foi escolhida para garantir muitas opções de estratégias para todos os carros, mas os compostos terão de ser administrados com cautela para que garantam o máximo de velocidade. Obter o máximo de dados possíveis sobre a pista nos treinos livres foi a prioridade, especialmente com esta última geração de carros, com motores híbridos e pressão aerodinâmica reduzida, que pela primeira vez correm neste circuito. A diferença de tempo de volta entre os dois pneus disponíveis ficou entre 1s8 e 2s, o que será um elemento chave na corrida.
O treino livre seguiu o formato usual, com todos os carros usando apenas os compostos médios durante a sessão da manhã. Os pilotos usaram os pneus macios pela primeira vez na sessão da tarde. As equipes rodaram bastante com os dois compostos, com diferentes cargas de combustível para avaliar a performance em cada situação. Os times podem traçar a melhor estratégia possível a partir dessas informações.
No entanto, isso não leva em conta o tempo instável, uma marca registrada de Spa. Até mesmo temperaturas ainda mais amenas são possíveis para o fim de semana, com possibilidade de chuva amanhã.
Para Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, “é sempre um prazer estar em Spa, um dos melhores circuitos do mundo. Este ano, com pressão aerodinâmica reduzida, ele se tornou indiscutivelmente ainda mais espetacular, com os carros derrapando mais e os pilotos precisando ser ainda mais corajosos para fazer a Eau Rouge com o pé embaixo.
Hoje, tivemos clima ameno, o que obviamente tem um efeito na performance dos pneus. Essa condição deve permanecer ao longo do fim de semana, talvez com um pouco de chuva no sábado. Apesar do clima ameno, tivemos pouca granulação e não houve grandes surpresas. Agora, iremos analisar os dados cuidadosamente, mas, a partir do que já podemos ver, os pneus estão se comportando exatamente como esperávamos. Durante a corrida, a maioria dos pilotos deve fazer dois pit stops.”

FP1:


FP2:


Rosberg 
1m51.577s 
Médio usado 
Hamilton 
1m49.189s 
Macio novo 
Hamilton 
1m51.674s
Médio usado 
Rosberg 
1m49.793s 
Macio novo 
Alonso 
1m51.805s 
Médio novo 
Alonso 
1m49.930s 
Macio novo 

Estatísticas do dia:

Médio
Macio
Intermediário
Úmido
Quilômetros percorridos
4,789 
1,666 
N/A
N/A
Conjuntos utilizados
65 
19 
N/A 
N/A 
Maior número de voltas
22 
19 
N/A 
N/A 

Fatos da Pirelli do dia: 
Dos pilotos atuais, Kimi Räikkönen tem o melhor retrospecto em Spa. O “Homem de Gelo” venceu neste circuito em 2004, 2005, 2007 e 2009. Este será o 59º GP da Bélgica, desde que o Mundial de F1 começou em 1959. Além de Spa, Zolder e Nivelles já sediaram o GP.

Pneus definidos até agora, na temporada:


P Zero Vermelho
P Zero Amarelo
P Zero Branco
P Zero Laranja
Austrália

Macio
Médio

Malásia


Médio
Duro
Bahrein

Macio
Médio

China

Macio
Médio

Espanha


Médio
Duro
Mônaco
Supermacio
Macio


Canadá
Supermacio
Macio


Áustria
Supermacio
Macio


Inglaterra


Médio
Duro
Hungria

Macio
Médio

Bélgica

Soft
Medium