Em evento realizado na marina de Santos, os jornalistas e convidados puderam pilotar carros e comandar veleiro

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Lexus

Foi um fim de semana diferente, no meio do inverno, tive a experiência de poder navegar com um veleiro de competição, desses mesmos que brigam por medalha de ouro em jogos olímpicos e testar os carros da marca Lexus, o segmento de luxo da Toyota.


Na primeira etapa, o desafio consistia em se fazer parte de uma tripulação do barco, que disputa regatas em todo o mundo, e completar uma tarefa de deslocamento entre dois pontos, no menor tempo possível usando os convidados e algumas pessoas da tripulação.


As ordens e ações ficariam por conta dos convidados, uma honra, já que a Lexus Sailing Team, foi campeã pela categoria ORC Internacional da regata Alcatrazes, a etapa mais importante da 41ª Ilhabela Sailing Week, maior evento de velas do ano no Brasil, então, lá fomos nós.


Tivemos apenas o percurso de onde o barco estava ancorado, até a posição de largada para aprender tudo que esses marinheiros fizeram nos últimos anos de suas vidas. E não deixamos nada a desejar, manobramos o barco com certa destreza, típica em amadores, mas que no fim das contas nos deu esperanças de conquistar o troféu de vencedores.


Nem tudo ocorreu como esperado, discutimos alguns resultados e acabamos ficando em segundo lugar, coisas do esporte, mas que no ano que vem não vai se repetir, será uma lavada sobre a equipe vencedora!


Saímos do barco e fomos para os carros. Eu testei dois modelos dos quatro que estavam à disposição, optando pelos esportivos, afinal, esse tipo de veículo não é sempre colocado à prova, então, melhor aproveitar.


O primeiro a ser testado, num percurso de 20 km, foi o IS 250 F - Sport, um sedã que em seu interior mais parece a cabine de um Airbus. É um carro de excelente desempenho e conforto acima da média, tem uma mecânica de dar inveja: motor V6 de 2.5 litros Dual VVT-i, com 208cv de potência a 6.400 giros, com torque de 25,2 kgf.m a 4.800 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades, com controle eletrônico de troca de marchas (ECT) que avalia a condição de rodagem do veículo, e dá ainda as opções ECO, NORMAL e SPORT, dependendo do uso e em que situação.


É um carro muito arisco e rápido, tem seu ponto forte no sistema mecânico que, por conta dessas inovações tecnológicas, é um grande economizador de combustível. Para se ter uma idéia, em aproximadamente 1.200 rpm, o carro já está perto dos 110 km/h, é quase que andar em ponto-morto. Já o conforto, é um item à parte. Ele já vem com um conjunto elétrico para vidros, travas, retrovisores e direção, que conta também com regulagem elétrica de altura e profundidade. Na parte de segurança e conforto, tem sistema de multimídia com tela LCD de 7 polegadas (que integra áudio dotado de rádio AM/FM, CD Player, TV Digital, DVD Player e entradas auxiliar e USB), câmera de ré, sistema de navegação e Bluetooth®, sistema de auxílio de partidas em ladeira, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de chuva, sensores de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, sistema Smart Entry, botão de partida, regulagem elétrica dos bancos dianteiros com memória no banco do motorista, teto solar elétrico com acionamento por um toque e sistema antiesmagamento, entre outros.


O carro possui 10 airbags, sendo dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, neste caso, para motorista e passageiro do banco dianteiro, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e assistência, controle eletrônico de tração e estabilidade, faróis com lavadores e regulagem automática, gerenciamento integrado de dinâmica do veículo e pára-brisa repelente à água. Uma característica de carros de grande potência é um gerador de som que ajuda a criar um ronco mais esportivo do motor.


Apesar da chuva e se tratar de uma estrada com duas faixas de rodagem, o carro se mostrou muito firme em momentos de ultrapassagens de veículos mais lentos. A pista molhada em nenhum instante foi fator de dificuldade, seja em dirigibilidade nem estabilidade, proporcionando conforto e segurança a todos os ocupantes.


Essa maravilha movida apenas à Gasolina custa R$ 196.000 desde abril desse ano, tem uma paleta de cores que são: Cinza Nebular, Prata Platina, Cinza Titânio, Preto Sólido, Preto Obsidiana, Vermelho Matador e variação nos tons de azul (Metálico) e branco (Nova).


Chegamos ao ponto de troca, e lá voltei para o nosso ponto de partida com outro modelo esportivo, o SUV RX350 F - Sport, lançada em 2012 pela montadora. É um dos maiores sucessos da marca nos Estados Unidos, é luxuoso, requintado e mantém o DNA da Lexus em desempenho e conforto.


O motor Dual VVT-i V6 de 3,5 litros capaz de gerar 277cv de potência a 6.200rpm e a transmissão automática de oito velocidades, eletronicamente controlada, formam um conjunto harmonioso e que trazem segurança ao motorista. Diferentemente do modelo sedã, esse carro tem características próprias, é maior, mais alto, mas em nada dificulta a vida de quem dirige.


Por dentro, o conforto e a sofisticação nos equipamentos impressionam. A tecnologia empregada nos diversos itens é de última geração, como, por exemplo, a coluna de direção regulável em altura e profundidade e com recolhimento automático elétrico. O RX350 F - Sport conta, ainda, com um sistema de amortecimento exclusivo nas laterais absorve e minimiza as vibrações do corpo, resultando em uma sensação de direção mais linear.


Nos sistemas de segurança e conforto, ele oferece o sistema multimídia de diversas fontes de arquivos de música com entradas auxiliares e USB, além de conectividade Bluetooth® e receptor de rádio SiriusXM via satélite. A tecnologia Bluetooth® de reconhecimento de voz padrão permite que o motorista faça chamadas telefônicas apenas dizendo para quem deseja ligar, o que aumenta o nível de segurança já que não é necessário tirar as mãos do volante em momento algum.


Tem também o sistema VDIM - Vehicle Dynamics Integrated Management (Gerenciamento Integrado do Comportamento Dinâmico), que gerencia de maneira integrada os sistemas eletrônicos e de controle dinâmico do veículo, incluindo freios ABS, controle de tração e estabilidade e a direção assistida. O VDIM foi projetado para antecipar o início de uma derrapagem ou deslizamento e ajudar a corrigir a situação, controlando a frenagem individualmente nas quatro rodas e as respostas do acelerador.


Na estrada ele se comporta como um verdadeiro esportivo. As trocas de marchas são precisas e muito rápidas graças à dupla embreagem, a velocidade cruzeiro, perto dos quase 110 km/h fica perto das 1.000rpm, o que faz desse um modelo muito econômico.


O preço do RX 350 F - Sport, somente à gasolina é um pouco salgado: R$ 279.000, mas dentro da média dos carros de mesma categoria e segmento, afinal, trata-se de um automóvel, na completa definição da palavra. Abaixo você acompanha tudo que esse modelo tem, e que eu pude apreciar em um fim de semana pra lá de diferente.


Ficha técnica

Motorização
Motor
V-6 3.5-Litros VVT-i 24V DOHC
Combustível
Gasolina
Potência (cv/rpm)
277 / 6.200(G)
Torque (kgf.m/rpm)
35,3 / 4.700(G)
Cilindrada (cm3)
3.456
Diâmetro x Curso do pistão (mm)
94,0 x 83,0
Taxa de Compressão
10,8 : 1


Transmissão
Tipo / Especificações
Automática de 6 Velocidades com Shift Gate e Super ECT + Seqüencial + Paddle Shifters


Relações de Transmissão


3,300
1,900
1,420
1
0,713
0,608
4,148
Diferencial
4,398


Tração
Tipo
4X4 + Intelligent Control


Direção
Direção
EPS - Eletro Assistida Progressiva


Suspensão
Dianteira
McPherson
Traseira
Duplo A com trailing arm


Freios
Disco (nas 4 rodas)
O
ABS (Anti-lock Brake System), EBD (Electronic Brake Distribution) e BAS (Brake Assist System)
O


Pneus e rodas
Pneus
235/55
Rodas de Liga Leve
19"


Dimensões e capacidades
Capacidade do tanque [l]
72,5
Comprimento (mm)
4.770
Largura (mm)
1.885
Altura (mm)
1.720
Distância entre eixos (mm)
2.740
Capacidade do porta-malas [l]
1132
Vão livre mínimo do solo (mm)
185
Peso em ordem de marcha (kg)
2.085


Design
Acabamento interno em padrão couro*
X
Acabamento interno em padrão couro* e padrão madeira
X
Acabamento interno em padrão couro* e alumínio
O
Design em "L" dos faróis em LED
O
Grade Frontal em formato Spindle
O
Lanternas traseiras tipo LED
O
Ponteiras do escapamento duplo cromadas
X
Trilho para rack no teto
O