Em evento realizado na marina de
Santos, os jornalistas e convidados puderam pilotar carros e comandar veleiro
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Lexus
Foi um fim de semana diferente,
no meio do inverno, tive a experiência de poder navegar com um veleiro de
competição, desses mesmos que brigam por medalha de ouro em jogos olímpicos e
testar os carros da marca Lexus, o segmento de luxo da Toyota.
Na primeira etapa, o desafio
consistia em se fazer parte de uma tripulação do barco, que disputa regatas em
todo o mundo, e completar uma tarefa de deslocamento entre dois pontos, no
menor tempo possível usando os convidados e algumas pessoas da tripulação.
As ordens e ações ficariam por conta
dos convidados, uma honra, já que a Lexus Sailing Team, foi campeã pela
categoria ORC Internacional da regata Alcatrazes, a etapa mais importante da
41ª Ilhabela Sailing Week, maior evento de velas do ano no Brasil, então, lá
fomos nós.
Tivemos apenas o percurso de onde
o barco estava ancorado, até a posição de largada para aprender tudo que esses
marinheiros fizeram nos últimos anos de suas vidas. E não deixamos nada a
desejar, manobramos o barco com certa destreza, típica em amadores, mas que no
fim das contas nos deu esperanças de conquistar o troféu de vencedores.
Nem tudo ocorreu como esperado,
discutimos alguns resultados e acabamos ficando em segundo lugar, coisas do
esporte, mas que no ano que vem não vai se repetir, será uma lavada sobre a
equipe vencedora!
Saímos do barco e fomos para os
carros. Eu testei dois modelos dos quatro que estavam à disposição, optando
pelos esportivos, afinal, esse tipo de veículo não é sempre colocado à prova,
então, melhor aproveitar.
O
primeiro a ser testado, num percurso de 20 km , foi o IS 250 F - Sport, um sedã que em
seu interior mais parece a cabine de um Airbus. É um carro de excelente
desempenho e conforto acima da média, tem uma mecânica de dar inveja: motor V6
de 2.5 litros
Dual VVT-i, com 208cv de potência a 6.400 giros, com torque de 25,2 kgf.m a
4.800 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades, com controle
eletrônico de troca de marchas (ECT) que avalia a condição de rodagem do
veículo, e dá ainda as opções ECO, NORMAL e SPORT, dependendo do uso e em que situação.
É
um carro muito arisco e rápido, tem seu ponto forte no sistema mecânico que,
por conta dessas inovações tecnológicas, é um grande economizador de combustível.
Para se ter uma idéia, em aproximadamente 1.200 rpm, o carro já está perto dos 110 km/h , é quase que
andar em ponto-morto. Já o conforto, é um item à parte. Ele já vem com um conjunto
elétrico para vidros, travas, retrovisores e direção, que conta também com
regulagem elétrica de altura e profundidade. Na parte de segurança e conforto,
tem sistema de multimídia com tela LCD de 7 polegadas (que
integra áudio dotado de rádio AM/FM, CD Player, TV Digital, DVD Player e
entradas auxiliar e USB), câmera de ré, sistema de navegação e Bluetooth®,
sistema de auxílio de partidas em ladeira, computador de bordo, controle de
velocidade de cruzeiro, sensor de chuva, sensores de estacionamento, retrovisor
interno eletrocrômico, sistema Smart Entry, botão de partida, regulagem
elétrica dos bancos dianteiros com memória no banco do motorista, teto solar
elétrico com acionamento por um toque e sistema antiesmagamento, entre outros.
O carro possui 10 airbags, sendo
dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos
joelhos, neste caso, para motorista e passageiro do banco dianteiro, freios ABS
com distribuição eletrônica de frenagem e assistência, controle eletrônico de
tração e estabilidade, faróis com lavadores e regulagem automática,
gerenciamento integrado de dinâmica do veículo e pára-brisa repelente à água.
Uma característica de carros de grande potência é um gerador de som que ajuda a
criar um ronco mais esportivo do motor.
Apesar
da chuva e se tratar de uma estrada com duas faixas de rodagem, o carro se mostrou muito firme em momentos de ultrapassagens de veículos mais lentos. A pista
molhada em nenhum instante foi fator de dificuldade, seja em dirigibilidade nem
estabilidade, proporcionando conforto e segurança a todos os ocupantes.
Essa maravilha movida apenas à Gasolina
custa R$ 196.000 desde abril desse ano, tem uma paleta de cores que são: Cinza
Nebular, Prata Platina, Cinza Titânio, Preto Sólido, Preto Obsidiana, Vermelho
Matador e variação nos tons de azul (Metálico) e branco (Nova).
Chegamos ao ponto de troca, e lá voltei
para o nosso ponto de partida com outro modelo esportivo, o SUV RX350 F - Sport,
lançada em 2012 pela montadora. É um dos maiores sucessos da marca nos Estados
Unidos, é luxuoso, requintado e mantém o DNA da Lexus em desempenho e conforto.
O motor Dual VVT-i V6 de 3,5
litros capaz de gerar 277cv de
potência a 6.200rpm e a transmissão automática de oito
velocidades, eletronicamente controlada, formam um conjunto harmonioso e que
trazem segurança ao motorista. Diferentemente do modelo sedã, esse carro tem características
próprias, é maior, mais alto, mas em nada dificulta a vida de quem dirige.
Por dentro, o conforto e a
sofisticação nos equipamentos impressionam. A tecnologia empregada nos diversos
itens é de última geração, como, por exemplo, a coluna de direção regulável em
altura e profundidade e com recolhimento automático elétrico. O RX350 F - Sport
conta, ainda, com um sistema de amortecimento exclusivo nas laterais absorve e
minimiza as vibrações do corpo, resultando em uma sensação de direção mais
linear.
Nos sistemas de segurança e
conforto, ele oferece o sistema multimídia de diversas fontes de arquivos de
música com entradas auxiliares e USB, além de conectividade Bluetooth® e receptor de rádio SiriusXM via satélite. A tecnologia Bluetooth®
de reconhecimento de voz padrão permite que o motorista faça chamadas
telefônicas apenas dizendo para quem deseja ligar, o que aumenta o nível de
segurança já que não é necessário tirar as mãos do volante em momento algum.
Tem também o sistema VDIM - Vehicle
Dynamics Integrated Management (Gerenciamento Integrado do Comportamento
Dinâmico), que gerencia de maneira integrada os sistemas eletrônicos e de
controle dinâmico do veículo, incluindo freios ABS, controle de tração e
estabilidade e a direção assistida. O VDIM foi projetado para antecipar o
início de uma derrapagem ou deslizamento e ajudar a corrigir a situação,
controlando a frenagem individualmente nas quatro rodas e as respostas do
acelerador.
Na estrada ele se comporta como
um verdadeiro esportivo. As trocas de marchas são precisas e muito rápidas graças
à dupla embreagem, a velocidade cruzeiro, perto dos quase 110 km/h fica perto das 1.000rpm,
o que faz desse um modelo muito econômico.
O preço do RX 350 F - Sport, somente à
gasolina é um pouco salgado: R$ 279.000, mas dentro da média dos carros de mesma
categoria e segmento, afinal, trata-se de um automóvel, na completa definição da
palavra. Abaixo você acompanha tudo que esse modelo tem, e que eu pude apreciar
em um fim de semana pra lá de diferente.
Ficha técnica
Motorização
|
|
Motor
|
V-6 3.5-Litros VVT-i 24V DOHC
|
Combustível
|
Gasolina
|
Potência (cv/rpm)
|
277 / 6.200(G)
|
Torque (kgf.m/rpm)
|
35,3 / 4.700(G)
|
Cilindrada (cm3)
|
3.456
|
Diâmetro x Curso do pistão (mm)
|
94,0 x 83,0
|
Taxa de Compressão
|
10,8 : 1
|
Transmissão
|
|
Tipo / Especificações
|
Automática de 6 Velocidades com Shift Gate e Super ECT +
Seqüencial + Paddle Shifters
|
Relações de Transmissão
|
|
1ª
|
3,300
|
2ª
|
1,900
|
3ª
|
1,420
|
4ª
|
1
|
5ª
|
0,713
|
6ª
|
0,608
|
Ré
|
4,148
|
Diferencial
|
4,398
|
Tração
|
|
Tipo
|
4X4 + Intelligent Control
|
Direção
|
|
Direção
|
EPS - Eletro Assistida Progressiva
|
Suspensão
|
|
Dianteira
|
McPherson
|
Traseira
|
Duplo A com trailing arm
|
Freios
|
|
Disco (nas 4 rodas)
|
O
|
ABS
(Anti-lock Brake System), EBD (Electronic Brake Distribution) e BAS (Brake
Assist System)
|
O
|
Pneus e rodas
|
|
Pneus
|
235/55
|
Rodas de Liga Leve
|
19"
|
Dimensões e capacidades
|
|
Capacidade do tanque [l]
|
72,5
|
Comprimento (mm)
|
4.770
|
Largura (mm)
|
1.885
|
Altura (mm)
|
1.720
|
Distância entre eixos (mm)
|
2.740
|
Capacidade do porta-malas [l]
|
1132
|
Vão livre mínimo do solo (mm)
|
185
|
Peso em ordem de marcha (kg)
|
2.085
|
Design
|
|
Acabamento interno em padrão couro*
|
X
|
Acabamento interno em padrão couro* e padrão madeira
|
X
|
Acabamento interno em padrão couro* e alumínio
|
O
|
Design em "L" dos faróis em LED
|
O
|
Grade Frontal em formato Spindle
|
O
|
Lanternas traseiras tipo LED
|
O
|
Ponteiras do escapamento duplo cromadas
|
X
|
Trilho para rack no teto
|
O
|
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