CG 150 Titan CBS 2015 torna-se modelo pioneiro no mundo a utilizar o equipamento, que traz mais segurança de frenagem nas situações mais adversas
Seguindo a tradição de pioneirismo, vanguarda e inovação tecnológica que sempre nortearam a sua atuação, a Honda lança a primeira motocicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System). Trata-se da CG 150 Titan CBS 2015, que terá a tecnologia disponível nas versões ESD e EX. O lançamento faz parte de uma política global da marca em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário e também nas questões ambientais.
A introdução do sistema de freio CBS em uma motocicleta street de baixa cilindrada mostra-se um grande diferencial por possibilitar, mesmo para os condutores com pouca experiência e /ou vícios de pilotagem, uma condição mais equilibrada e eficiente na utilização dos freios.
Considerando esse cenário, o sistema CBS torna-se a opção ideal, porque pode reduzir em até 20% a distância percorrida por uma motocicleta na frenagem, em comparação com um modelo standard. Além disso, possibilita uma condição mais equilibrada na aplicação dos freios dianteiro e traseiro, ao minimizar os erros frequentes cometidos por motociclistas.
O CBS da CG 150 Titan diferencia-se do aplicado nas scooters da marca por dispor de sistema de frenagem que combina o funcionamento hidráulico e mecânico. Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. Como resultado, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. Com isso, reduz-se o espaço necessário para a frenagem.
Vanguarda tecnológica
A Honda foi a primeira fabricante a utilizar discos dianteiros no sistema de frenagens de motocicletas. Aplicado pioneiramente à CB750 Four, em 1969, a inovação assegurou grande melhoria e maior eficácia à capacidade de frenagem das modelos produzidos em série.
Coube também à marca o desenvolvimento do sistema de freios CBS em motocicletas. Os testes iniciais, em 1976, utilizaram as pistas de competição como laboratório, com a novidade tecnológica agregada a um modelo RCB1000, que participava da modalidade Endurance. O objetivo, na época, visava apenas reduzir a fadiga do piloto em provas de longa duração. Em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na Touring Gold Wing GL 1200. Após 11 anos, passou a equipar a linha mais esportiva, com a CBR 1000F. Atualmente representa uma tecnologia aplicada a modelos como as scooters Lead PCX, verdadeiros sucessos de vendas no Brasil e principais mercados do exterior.
CG: Líder de vendas
Lançada no mercado brasileiro em 1976 e líder absoluta de seu segmento, a CG 150 Titan chegou à oitava geração em 2013 com melhorias que permanecem no modelo 2015. O painel de instrumentos segue digital e integrado à carenagem, com indicação eletrônica de velocidade a partir de sensor instalado no câmbio por meio de um cabo de aço ligado à roda dianteira. O painel, com display em tom azul, dispõe de hodômetro total e parcial, velocímetro e relógio.
A motocicleta é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados. Primeiro modelo bicombustível (flex) do mercado brasileiro e do mundo, a CG 150 Titan, quando abastecida com gasolina, gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. Se o combustível escolhido for etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm.
O modelo possui módulo de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com 135 mm de curso. Na traseira, conta com conjunto de amortecedores e mola com 106mm. Na frente, os pneus são do tipo 80/100 – 18 e, na traseira, 90/90 – 18. A versão EX dispõe de rodas de liga leve, com raios vazados e desenho exclusivo.
A CG 150 Titan CBS conta com três anos de garantia e estará à disposição na rede de concessionárias a partir deste mês, nas cores preta (ESD), vermelha com a tampa lateral branca (ESD e EX) e tricolor (EX). Os preços públicos sugeridos são R$ 7.680,00 para a versão ESD e R$ 8.180,00 para a EX. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.
Especificações Técnicas - Honda CG 150 Titan CBS 2015
MOTOR | ||
Tipo
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OHC, monocilíndrico, 4 tempos,
arrefecido a ar, 149,2cc
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Diâmetro x
curso
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57,3 x 57,84
mm
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Potência
máxima
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gasolina
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14,2 CV a 8.500
rpm
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etanol
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14,3 CV a 8.500
rpm
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Torque
máximo
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gasolina
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1,32 kgf.m a 6.500
rpm
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etanol
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1,45 kgf.m a 6.500
rpm
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Sistema de
alimentação
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Injeção Eletrônica PGM
FI
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Relação de
compressão
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9.5 :
1
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Sistema de
lubrificação
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Forçada/bomba
trocoidal
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Transmissão
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5
velocidades
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Embreagem
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Multidisco em banho de
óleo
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Partida
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Elétrica
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SISTEMA
ELÉTRICO
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Ignição
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Eletrônica
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Bateria
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12V – 5
Ah
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Farol
(alto/baixo)
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35/35W
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CAPACIDADES
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Tanque
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16,1 litros (res. 3,1
litros)
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Óleo do
motor
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1,2
litros
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CHASSI
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Tipo
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Diamond
Frame
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Suspensão dianteira /
curso
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Garfo telescópico / 135
mm
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Suspensão traseira /
curso
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Dois amortecedores / 106
mm
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Freio dianteiro /
diâmetro
|
Disco / 240
mm
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Freio traseiro /
diâmetro
|
Tambor / 130
mm
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Pneu
dianteiro
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80/100-18M/C
47P
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Pneu
traseiro
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90/90 -18M/C REINF
57P
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CARACTERÍSTICAS
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Dimensões (C x L x
A)
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1.996 x 739 x 1.086
mm
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Distância mínima do
solo
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164
mm
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Distância entre
eixos
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1.315
mm
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Altura do
assento
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792
mm
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Peso
seco
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117 kg (EX) / 118 kg
(ESD)
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