A Ford apresentou hoje o Novo Ka e o Novo Ka+, modelos hatch e sedã, respectivamente, de sua linha global, com os motores 1.0 TiVCT 12V Flex e 1.5 16V Flex

Texto e fotos: Ford

Os dois veículos foram mostrados simultaneamente na região de Trancoso, na Bahia, em um evento para a imprensa.
A proposta da nova linha é oferecer o melhor conjunto e o maior valor agregado ao consumidor, com equipamentos inéditos na categoria, preço competitivo, projeto totalmente novo e nível de qualidade global. Seu objetivo é disputar a liderança do segmento de compactos hatch 1.0 e atingir o maior volume da história da Ford no segmento de sedãs.


 "O Novo Ka e o Novo Ka+ são o futuro dos compactos. Eles completam a renovação da linha Ford no Brasil, que passa a ser 100% formada por produtos globais. Mais que isso, chegam com a missão de colocar a marca em um novo patamar no mercado, trazendo para o segmento de maior volume de vendas os conceitos que estão comandando o crescimento da Ford no mundo", diz Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.
Além do design atraente, inteligente e funcional, a linha oferece o melhor conjunto de atributos. É líder em economia e desempenho, tem interior espaçoso e rico em compartimentos, dinâmica veicular refinada com direção elétrica, ar-condicionado de alta performance, conectividade com opção de comando por voz e sistemas avançados de segurança passiva e ativa.
Os dois modelos já vêm equipados de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Têm três anos de garantia e preço a partir de R$35.390 no hatch e R$37.890 no sedã.
Além disso, oferecem opcionais exclusivos no segmento, como controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA) e sistema de conectividade SYNC Media System com comando de voz e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular.


Engenharia avançada
"O Novo Ka e o Novo Ka+ são carros evoluídos em todos os aspectos. Eles são resultado de um projeto de engenharia avançado, criado para ser o melhor da categoria e surpreender o consumidor em todos os atributos", diz Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford. "Eles trazem tudo o que o consumidor do segmento realmente valoriza e quer, com uma proposta simplificada e transparente de catálogos e o melhor preço."
É a segunda linha global de veículos da Ford com desenvolvimento liderado pelos times de design e engenharia do Brasil, depois do EcoSport. Esse trabalho incluiu rodagem e testes de mais de 1,2 milhão de quilômetros, além de validações feitas de forma integrada junto com as engenharias da Ford na Europa e nos Estados Unidos.
A nova linha, assim como o motor 1.0 TiVCT, são produzidos no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, com as tecnologias mais avançadas de manufatura e controle de qualidade.


Beleza e requinte
O Novo Ka e o Novo Ka+ têm um design moderno e atraente, seguindo as tendências da nova linha global da marca. A combinação equilibrada de arrojo, eficiência e elegância está presente nas suas configurações hatch e sedã.
A frente aerodinâmica, com grade trapezoidal e faróis alongados, traz elementos que identificam o carro com o DNA de estilo da Ford. A carroceria exibe linhas fortes e vincos marcantes, com uma riqueza de detalhes que revela o cuidado do projeto tanto do ponto de vista estético como de eficiência aerodinâmica.
A lateral mostra um perfil rápido e moderno, com vincos que criam jogo de sombras e transmitem agilidade. A linha de cintura é alta, sem tirar a visibilidade na cabine. A traseira tem para-choques envolventes e lanternas de linhas arrojadas, compondo um conjunto robusto e esportivo.
O interior acomoda cinco passageiros, com um refinamento de formas, cores e acabamento que remete a carros de segmento superior. A cabine em estilo cockpit cria uma sensação envolvente para o motorista, com volante ergonômico, banco com bom apoio lateral, comandos de fácil acesso e intuitivos. O painel de linhas modernas, o console integral e os 21 porta-objetos distribuídos na cabine trazem conforto e praticidade a bordo.
A linha oferece uma paleta de oito cores modernas e elegantes: as sólidas branco Vanilla, branco Ártico, preto Ebony e vermelho Arpoador, as metálicas laranja Savana, prata Riviera e prata Dublin e a perolizada vermelho Merlot.


Liderança em potência e economia
O Novo Ka e o Novo Ka+ são os mais potentes e econômicos da categoria na versão 1.0 e também estão entre os líderes com o motor 1.5, ambos com selo A de eficiência energética do Inmetro/CONPET.
O motor Ford 1.0 TiVCT, de três cilindros, supera em potência e torque concorrentes de três e também de quatro cilindros. Ele gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina. Faz 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.
Entre os avanços responsáveis por esse rendimento estão o duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape, com quatro válvulas por cilindro, e o sistema de arrefecimento em dois estágios.
O motor Sigma 1.5 16V Flex tem potência de 110 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 146 Nm (@ 4.250 rpm) com etanol e potência de 105 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 143 Nm (4.250 rpm) com gasolina. Faz 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade e 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.


Aerodinâmico e eficiente
 Além do motor, vários outros aspectos contribuem para a eficiência energética do Novo Ka e do Novo Ka+. O câmbio de escalonamento amplo ("wide ratio") permite o aproveitamento da curva de torque otimizada do motor, garantindo bom desempenho em todas as faixas de rotação.
Seu projeto foi desenvolvido em túnel de vento para diminuir o arrasto, junto com a otimização da estrutura do veículo para a redução do peso e eficiência energética.
"A economia de combustível da linha é o resultado de um extenso trabalho de engenharia, focado em todos os sistemas dos veículos. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ventilador do motor com baixas perdas, o ar-condicionado e o alternador de alto rendimento são componentes que ajudam a economizar combustível", destaca Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular da Ford.
O sistema de ar-condicionado de alta eficiência refrigera a cabine mais rápido que todos os concorrentes - um item importante nas regiões mais quentes do País.


Prazer de dirigir
Os novos compactos contam com o DNA de dinâmica veicular da Ford, a assinatura de engenharia que incorpora a experiência da marca no refinamento dos sistemas de direção, freios e suspensão para oferecer estabilidade, precisão, agilidade e conforto de rodagem.
Esse acerto dá ao Novo Ka e ao Novo Ka+ uma experiência de direção envolvente, precisa e agradável, com excelente compromisso de estabilidade e conforto, adequada às características do mercado brasileiro. A direção elétrica, com sistema ativo para reduzir vibrações e compensação de deriva, é um diferencial dos dois modelos, com excepcional linearidade e progressividade. Os freios são eficientes e de fácil modulação. O conforto acústico na cabine também é o melhor da categoria em todos os níveis de rotação do motor.

Espaço e conveniência a bordo
A linha Novo Ford Ka oferece grande praticidade e flexibilidade na cabine. Conta com dimensões externas proporcionais e com a maior altura da categoria, de 1.525 mm, o que ajuda a explicar o excelente aproveitamento de espaço interno.
Sua cabine tem o maior volume total dianteiro e está entre os líderes em espaço traseiro, notado no conforto no espaço para cabeça, ombros e pernas em todos os assentos. Os bancos dianteiros envolventes e com trilhos longos facilitam a acomodação de motoristas de diferentes estaturas.
Os 21 porta-objetos da cabine incluem um compartimento para celular, porta-copos e latas, tomada de força e entrada USB no console, além de uma rede multiuso do lado do passageiro. As portas têm espaço para acomodar duas garrafas (de 1 litro e 600 ml) e um guarda-chuva.
Outra novidade é o compartimento na lateral do painel que só pode ser acessado com a porta do motorista aberta, para guardar pequenos objetos de forma discreta. Há também porta-objetos nas laterais do banco traseiro e porta-revistas atrás dos bancos dianteiros.
O porta-malas conta com abertura elétrica de série, comandada pelo controle remoto da chave ou botão no painel. Ele acomoda 257 litros no hatch e 445 litros no sedã, com espaço totalmente aproveitável e ganchos laterais para sacolas.

Segurança ativa e passiva
O Novo Ka e o Novo Ka+ têm a carroceria projetada com estrutura ultrarreforçada e aços de alta resistência para direcionar as forças de impacto para fora do habitáculo e proteger os ocupantes. Ela traz reforços no assoalho, longarinas, colunas e travessa frontal, desenvolvidos em supercomputadores em mais de 6.000 horas de simulações antes da realização dos testes físicos de impacto.
Na parte de segurança ativa, o Novo Ka e o Novo Ka+ contam com freio ABS completo, com distribuição eletrônica de frenagem, controle de frenagem em curvas e assistência de frenagem de emergência (EBA), que maximiza a desaceleração quando o motorista pressiona o freio rapidamente em uma emergência e pisca as luzes para alertar os motoristas de trás.
São também os únicos da categoria a oferecer controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac). Esse sistema inclui ainda a assistência de partida em rampa (HLA), que evita a rolagem do carro para trás ao se tirar o pé do freio em ladeiras.

Conectividade e inovação
A linha Novo Ka traz recursos inéditos de conectividade que a colocam um degrau à frente no mercado, até mesmo em relação a veículos bem mais caros. Ela oferece o avançado sistema de conectividade SYNC como opcional na versão SE e como item de série na versão SEL. O equipamento vem com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite emparelhar até 10 telefones.
O Novo Ka e o Novo Ka+ são os primeiros no Brasil a introduzir a Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo.
Também são os pioneiros no sistema AppLink, tecnologia que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz, abrindo um leque de novas possibilidades de serviço e entretenimento. Tudo isso mantendo o motorista com as mãos no volante e os olhos na pista, a premissa da filosofia de conectividade com segurança da Ford.
A versão de entrada SE já vem com rádio MyConnection Gen.3 com conexão Bluetooth para celular, entrada USB e auxiliar e microfone posicionado no teto que permite ótima qualidade de conversação. Traz também o MyFord Dock, compartimento inovador para encaixe do celular ou GPS, que deixa o aparelho visível e integrado ao painel. Sua tampa de abertura ajustável permite acomodar com segurança celulares de diferentes marcas e tamanhos de tela.

Versões e preço
O Novo Ka e o Novo Ka+ chegam com a proposta de disputar a liderança dos compactos hatch 1.0 no varejo e ser o sedã mais vendido da Ford. Como credenciais para isso, além dos atributos já mencionados, investem no preço e conteúdo de equipamentos de suas três versões, SE, SE Plus e SEL.
A versão SE vem equipada com: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas. O hatch Novo Ka SE custa R$35.390 com motor 1.0 e R$40.390 com motor 1.5. O sedã Novo Ka+ SE com os mesmos equipamentos sai por R$37.890 com motor 1.0 e R$42.890 com motor 1.5.
A versão SE Plus acrescenta vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade SYNC. Nessa configuração, o Novo Ka SE Plus tem preço de R$37.390 com motor 1.0 e R$42.390 com motor 1.5. Já o Novo Ka+ SE Plus sai por R$39.890 com motor 1.0 e R$44.890 com motor 1.5.
A versão de topo SEL vem ainda com: controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.
O Novo Ka SEL sai por R$39.990 com motor 1.0 e R$44.990 com motor 1.5. O Novo Ka+ SEL, com os mesmos itens, fica em R$42.490 na versão 1.0 e R$47.490 com motor 1.5.


Manutenção econômica
A linha Novo Ka tem a proposta de oferecer um custo atraente para o cliente, não só no momento da compra mas principalmente no pós-venda. Ela tem o menor preço de cesta de peças e seguro do segmento, um ótimo custo de revisão e também é a única com três anos de garantia e três anos de Ford Assistance, serviço de assistência 24 horas em caso de pane do veículo.
A Ford desenvolveu um trabalho especial junto à sua rede, que este ano vai chegar a 435 distribuidores no Brasil, para oferecer economia e transparência na manutenção dos veículos. Criou um novo plano de manutenção que reduziu o número de revisões de seis para quatro e baixou em 40% o seu custo para o cliente. As revisões são programadas nos períodos de 6 meses; 12 meses ou 10.000 km; 24 meses ou 20.000; e 36 meses ou 30.000 km.
Além disso, os Seguros Ford oferecem em parceria com a Mapfre uma apólice de seguro com preço médio nacional de R$1.568 para o Novo Ka e de R$1.971 para o Novo Ka+, o menor do mercado nessa categoria de veículo.