A FĂ³rmula 1 e a FĂ³rmula Indy
vivem momentos de definiĂ§Ă£o, a Mercedes coloca
limites aos pilotos, a Penke deve fazer o campeĂ£o
Texto: Eduardo Abbas
O fim de semana foi daqueles para
nĂ£o se esquecer. Mesmo com o terremoto que assolou a costa da CalifĂ³rnia, a
imprevisĂvel corrida em Sonoma garantiu, para esse sĂ¡bado, um encerramento de
temporada daqueles, com quatro pilotos ainda no pĂ¡reo para conquistar o
campeonato e um quinto, no caso o Dixon com chances muito pequenas, mas que
existem.
A temporada chega ao seu final,
com um ingrediente que faltou ao Will Power em 2010, 2011 e 2012, a sorte de campeĂ£o e
que mais uma vez faltou ao Helio Castroneves, que até agora repete a campanha
do ano passado com apenas uma vitĂ³ria na temporada. É realmente muito pouco para
quem, um dia, ainda sonha ser campeĂ£o, quem sabe se ousar e arriscar mais e
administrar menos, a sorte lhe sorri?
Na corrida do fim de semana, o
fator estratégia foi determinante para o resultado final. O Scott Dixon e sua
equipe sĂ£o realmente imbatĂveis quando se trata de economizar para poder gastar
quando precisa. No jogo de xadrez que Ă© uma corrida, eles conseguem movimentar
as peças com grande destreza e, quase sempre, o neozelandĂªs chega Ă frente dos
mais afoitos. Pena ele ter acordado para o campeonato tĂ£o tarde, se tivesse
feito antes, talvez pudesse estar na Ăºltima etapa com mais chances. Teve
também, como eu disse antes, o fator sorte, sim, pois o Power conseguir rodar
sozinho, nĂ£o bater em ninguĂ©m, voltar para a corrida em vigĂ©simo e acabar em
nono, quer mais prova que isso?
Na noite de sĂ¡bado vai acontecer
a etapa derradeira, as 500
milhas de Fontana, valendo o dobro de pontos e um tĂtulo
para se comemorar até março do ano que vem. Power é o favorito, Helinho é quem
precisa se superar e contar com uma classificaĂ§Ă£o ruim do australiano para
quebrar a escrita, mas, sendo realista, tĂ¡ muito difĂcil, mesmo assim, devem
acontecer muitas batalhas nessa guerra e nĂ£o dĂ¡ para perder essa etapa por
nada!
Quem tambĂ©m nĂ£o estĂ¡ a fim de
perder por nada Ă© o Nico Rosberg. Apesar dos comissĂ¡rios acharem que foi um
choque normal e o Hamilton ter o azar de furar um pneu, serem coisas de
corrida, eu nĂ£o concordo, acho que na verdade foi uma malandragem do alemĂ£o.
Claro que ele deixou o carro escapar um pouco pra dar aquele “totĂ³zinho” no
inglĂªs, talvez nĂ£o contasse com o furo no pneu traseiro, mas que quis
desequilibrar o adversĂ¡rio, ah isso quis.
Se a FIA nĂ£o faz justiça e acaba
com a festa, a equipe acaba. Como os pilotos nĂ£o entenderam direito quando a
Mercedes disse que o jogo estava aberto e pediu para eles lutarem na pista, a
casa alemĂ£, como era de se esperar, jĂ¡ botou as coisas nos seus devidos lugares
e informou aos dois que, a partir de agora, as ordens virĂ£o dos boxes e que
ambos vĂ£o ter que cumprir. Essa lambança que os dois estavam fazendo na pista,
custou ao time dois resultados ruins e isso toca sinal de alerta em qualquer
equipe, seja grande ou pequena.
Os que nĂ£o tinham nada com isso e
tiraram vantagem foram o Ricciardo e o Bottas. O australiano venceu a terceira
no ano, a segunda em seqĂ¼Ăªncia, e o finlandĂªs subiu mais uma vez no pĂ³dio,
aumentando o valor do passe, virando objeto de desejo da McLaren e deixando o
Massa com a casca de banana na mĂ£o. Mais uma vez ele veio com desculpas pelo
resultado ruim. Agora foi a vez do pedaço de pneu que ficou preso no carro e
atrapalhou as voltas dele, pedaço esse que foi encontrado e retirado no
terceiro pit-stop. Tudo isso acontece com ele porque ele treina mal, se classifica
mal e fica sempre sujeito a eventos do pelotĂ£o intermediĂ¡rio.
Bottas consegue ser muito
superior ao brasileiro, inclusive porque treina menos, em algumas sextas-feiras
ele teve que deixar o carro para o Felipe Nasr e a Susie Wolff treinarem, andou
muito menos que o companheiro e faturou muitos pontos mais, Ă© o responsĂ¡vel
direto pela atual classificaĂ§Ă£o da Williams, e provocou no narrador e
comentaristas da TV Globo frases do tipo “ESSE
BOTTAS É MUITO BOM PILOTO”. Olha, talvez nem seja, mas Ă© aplicado, consistente, dedicado e esta sempre Ă disposiĂ§Ă£o da equipe, em comparaĂ§Ă£o ao outro, estĂ¡ anos-luz Ă frente.
Vou ficando por aqui, no fim de
semana a Indy acaba em 2014 e tem também mais um show da MotoGP na Inglaterra,
no mĂtico circuito de Silverstone. Com o Marc Marquez mais livre dos recordes que
deveria quebrar, a corrida promete, e eu conto tudo na terça!
A gente se encontra na semana que
vĂªm!
Beijos &
queijos
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