Sistema que está sendo implementado por meio de uma parceria com a Cummins superou as expectativas e as metas propostas no projeto inicial
Texto e fotos: Allison
A Allison Transmission Holdings Inc. (NYSE: ALSN) anunciou sua participação na integração da nova tecnologia stop-start no Projeto ETHOS, um programa desenvolvido pela Cummins Inc. que privilegia as ultrabaixas emissões de carbono, demonstrando o potencial de redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) em veículos comerciais médios através de combustíveis alternativos.
"Como empresa, certamente nos orgulhamos de ser um dos líderes em inovação tecnológica dentro da nossa indústria", disse Randall R. Kirk, vice-presidente de engenharia de produto da Allison Transmission. "Utilizamos a tecnologia stop-start em nossos sistemas híbridos há muitos anos e agora temos o prazer de trabalhar com a Cummins, parceiro de negócio de longa data, neste novo conceito de trem de força".
Em parceria com a Comissão de Energia da Califórnia, a Cummins desenvolveu um motor que utiliza E85 (mistura de alta octanagem de etanol e gasolina) como combustível para reduzir significativamente os gases que produzem efeito estufa (GHG). Ao motor Cummins ETHOS de 2,8 l foi acoplada uma transmissão totalmente automática Allison da Série 2000 que utiliza um sistema stop-start integrado para uma maior redução das emissões, bem como para a melhoria da economia de combustível.
O stop-start integrado desliga o motor quando o motorista pressiona o pedal do freio e o veículo se imobiliza. A transmissão permanece em "drive" durante este tempo e bloqueia a movimentação do veículo para trás, acionando o assistente de partida em aclive ou declive, por meio de uma bomba eléctrica que atua no circuito hidráulico do freio. Quando o motorista retira o pé do freio, o sistema automaticamente dá a partida no motor permitindo a aceleração. Ao acelerar a bomba se desliga, liberando o freio.
"A integração do stop-start é um desenvolvimento entusiasmante, que representa a evolução natural da nossa tecnologia de produtos", disse Kirk. "Continuamente pesquisamos soluções que ajudam nossos usuários a reduzir os danos causados pelo dióxido de carbono, colaborando com a redução das emissões e do consumo de combustível".
A Allison trabalhou em parceria com a Cummins na integração da transmissão 2550 de forma a proporcionar uma operação stop-start suave e eficiente. Ela foi dotada de características específicas de circulação hidráulica, o que garante seu perfeito funcionamento durante uma condução onde o stop-estar entra em funcionamento. Além disso, toda a gama de transmissões Allison conta com o Continuous Power TechnologyTM, que assegura fluxo de potência constante e ininterrupto para as rodas motrizes. O resultado disso é uma aceleração mais rápida, maior velocidade média reduzindo os tempos de percurso e maior produtividade.
Testes e validação foram realizados utilizando células de testes e um protótipo de baú de entrega fornecido pela Freightliner Custom Chassis. A Valvoline forneceu o óleo de motor NextGen, projetado especificamente para reduzir as emissões de CO2.
De acordo com a Cummins, depois de mais de 1.500 horas de avaliações do motor ETHOS 2,8 l ao longo dos últimos dois anos e meio, a tecnologia se mostrou capaz de ultrapassar as metas de redução de CO2 estabelecidas inicialmente em mais de 50%.
Para completar os testes de validação oficiais e dar visibilidade ao projeto, um veículo de demonstração percorreu vias públicas da Califórnia durante os meses de junho e julho. Embora o conjunto de trem de força e o veículo tenham sido feitos apenas para fim de testes e demonstração, a logística de produção e a demanda de mercado já estão sendo avaliadas.
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