No 1º semestre, a performance das marcas Renault e Dacia na Europa, alavancada pelo sucesso dos modelos Clio, Captur, Duster e Sandero, permitiu que o Grupo compensasse a desaceleração de seus principais mercados emergentes
Texto e gráficos: Renault
Com quase 1,4 milhão de veículos comercializados no mundo ao final de junho de 2014, as vendas de veículos de passeio e veículos utilitários do grupo Renault tiveram aumento de 4,7% no 1º semestre de 2014 em relação a 2013.
Na Europa, as vendas do grupo Renault avançaram 18%, um volume bem superior ao mercado, que está em alta de 6,5%. A marca Renault está em crescimento de 13%. Ao mesmo tempo, a Dacia se mantém como a marca que cresce mais rápido (+0,5 ponto de participação de mercado).
Já as vendas do Grupo fora da Europa estão em recuo de 9%, impactadas por crises econômicas ou financeiras em seus principais mercados emergentes. Neste contexto, o Grupo resiste e apresenta mesmo assim um avanço de participação de mercado na Eurásia e na América Latina, com um primeiro semestre recorde no Brasil (7% de participação de mercado).
“No primeiro semestre de 2014, na Europa, as vendas da marca Renault estão em crescimento graças aos modelos Clio e Captur. A Dacia é a marca da Região que apresenta maior avanço. Estas performances permitem anular o impacto da queda de nossos principais mercados emergentes e manter o grupo em sua dinâmica de crescimento” destaca Jérôme Stoll, membro do Comitê Executivo, Diretor Comercial do Grupo.
Fatos relevantes do 1º semestre de 2014
As vendas do grupo Renault avançaram 4,7%, chegando a 1.365.418 unidades, em um mercado automobilístico mundial em alta de 3,8% no 1º semestre de 2014.
Europa
Em um mercado com tendência de alta (+6,5%) contrariamente a 2013, o Grupo vendeu 776.236 veículos (+18%) e tem uma participação de mercado de veículos de passeio e utilitários de 10,2% (+1 ponto).
O Grupo Renault aumentou suas vendas em 18%, com 776.236 unidades vendidas. A participação de mercado ficou em 10,2%, em alta de 1 ponto percentual. As vendas do Grupo avançaram na quase totalidade dos países. Suas maiores altas são registradas em Portugal (+68%), Reino Unido (+65%), Irlanda (+52%), Espanha (+35%), e nos países nórdicos (+37%).
O Clio continua sendo o veículo o mais vendido no mercado francês ao final de junho, e o 3º na Europa[1].
O Grupo se torna um expert reconhecido no segmento de crossovers urbanos, com os modelos Captur, 1º no segmento B na Europa, e Duster, 3º no segmento C[2] (e 1º na França).
A marca Renault confirma seu 3º lugar no mercado europeu de veículos de passeio e utilitários, com uma penetração de 7,6% (+0,4 ponto). A marca é líder do segmento B com os modelos Clio e Captur[3]. A marca entra no 17º ano consecutivo no topo do mercado de utilitários, com uma penetração de 14,3% (+0,2 ponto) e volumes em alta de 11%.
A marca Dacia apresenta o melhor avanço entre todas as marcas. Graças à renovação de sua gama e adequação de sua estratégia em um ambiente econômico europeu difícil, ela está em avanço de 0,5 ponto percentual, com 2,6% do mercado.
Na França, em um mercado em alta (+2,7%), o Grupo Renault emplaca 313.682 veículos (+12,5%) para uma participação de mercado de 27,3% (+2,4 pontos). Ao final de junho, o Novo Clio é o veículo mais vendido do mercado francês. Já o Captur, com 33.910 vendas, confirma seu sucesso e é o SUV mais vendido no país. Líder dos monovolumes compactos, o Scénic resiste aos modelos concorrentes mais recentes. No global, 5 modelos do Grupo estão no TOP 10 ao final de junho.
Com 5,3% do mercado (+1,1 ponto), a Dacia está solidamente posicionada em 5º lugar (4º em vendas a pessoa física). As vendas de Sandero e Duster deram respectivamente um salto de mais de 30% e 58% em relação ao mesmo período de 2013.
Igualmente líder em VU, a Renault coloca o Kangoo Express no primeiro degrau do pódio.
Fora da Europa
Em um contexto de queda de seus principais mercados emergentes, as vendas do Grupo estão em recuo de 9%, com 589.182 unidades. Elas representam 43% das vendas totais (contra 50% no primeiro semestre de 2013). O Grupo foi impactado pela queda dos mercados da Argélia (-31% do mercado total), Turquia (-26% do mercado total), ou ainda da Argentina (-24% do mercado total), Rússia (-8% do mercado total), Brasil (-7%) com uma retração que se acentua nestes países, e na Índia (-5% do mercado total).
Região Américas
Com 205.390 veículos, as vendas do Grupo estão em queda de 2%, em um mercado regional em queda de 9%.
No Brasil, segundo maior mercado do Grupo, as vendas tiveram aumento de 8%, em um mercado em queda de 7%. Sua participação de mercado está em avanço de 1 ponto percentual e atinge agora o nível histórico mais alto, de 7%, graças às 110.146 unidades vendidas.
Na Argentina, em um mercado fragilizado (-24%), a Renault mantém sua participação de mercado (14,4%), ao mesmo tempo em que dá prioridade à rentabilidade de suas operações.
Região Eurásia
Na Região Eurásia, a Renault faz mais que o mercado, com vendas em queda de 7%, em um mercado em queda de 9%.
Na Rússia, 3º mercado para o Grupo, a Renault se mantém como a segunda marca do país, atrás da Lada, com uma participação de mercado estável em 7,8%, enquanto não se concretiza o pleno efeito da renovação da gama M0.
Após o desmoronamento do mercado ucraniano, o Cazaquistão (+11% do mercado total) se torna o 2º mercado da região. A Renault mantém sua penetração e dobra suas vendas naquele país, graças ao Duster; a participação de mercado dá um salto de 2,6 pontos percentuais, atingindo 5,4%.
Região Ásia-Pacífico
Com 110.903 veículos vendidos, as vendas do Grupo estão em recuo de 12% (-2,8% com exceção do Irã), principalmente em razão da situação do Irã e da queda do mercado indiano. A participação de mercado do Grupo na Região está em ligeira queda, com 0,5%.
Na Coreia do Sul, a Renault Samsung Motors (RSM) apresenta volumes em crescimento de 40%, em um mercado em alta de 7%. A participação de mercado está em aumento de 1,1 ponto percentual, com 4,7%. A RSM se torna a 4ª marca do país. O sucesso do novo QM3 é a principal causa desta recuperação.
Região Euromed-África
Na região Euromed-África, as vendas do Grupo estão em recuo de 15%, em um mercado em queda de 11%.
Após anos de fortes altas, o mercado argelino tem uma fase de grande retração. O Grupo Renault se mantém líder naquele país, com 25,4% de participação de mercado.
O Grupo resiste na Turquia, em um mercado em queda de 26% e vê sua participação de mercado atingir 17,6%, em alta de 0,5 ponto. O Fluence é o veículo mais vendido neste mercado[4].
No Marrocos, o Grupo se mantém em absoluta liderança, com uma participação de mercado de 37% e 6 modelos no TOP 10 ao final de maio.
Perspectivas comerciais para 2014
No segundo semestre, a evolução dos principais mercados do grupo ocorrerá dando continuidade ao primeiro semestre. Prevemos um aumento na Europa, em ritmo anual de 3 a 4%, com um mercado francês em alta de 1%.
Neste contexto, a Renault confirma suas previsões iniciais de ganho de participação de mercado na Europa e aumento de seus volumes mundiais.
Para atingir estes objetivos, o Grupo se apoiará:
- No sucesso confirmado de seus novos produtos – Clio, Captur, Sandero e Duster;
- Nos futuros lançamentos do Novo Twingo e do Novo Trafic;
- Na expansão internacional do Novo Logan e do Novo Sandero.
“Ao continuar com a renovação dos modelos Logan e Sandero em todo o mundo, teremos condições de resistir nos mercados emergentes em recuo. Na Europa, os lançamentos iminentes do Novo Twingo e do Novo Trafic permitirão confirmar a tendência do primeiro semestre. Neste contexto, confirmamos nossas previsões de crescimento de participação de mercado na Europa e alta de nossas vendas em todo o mundo” declarou Jérôme Stoll, membro do Comitê Executivo, Diretor Comercial do Grupo Renault.
Total de vendas do grupo em VP+VU
(veículos de passeio e utilitários) por região
2014*
|
2013*
|
% variação
| |
França |
313.682
|
278.848
|
12,5%
|
Europa** (com exceção da França) |
462.554
|
378.586
|
22,2%
|
Total França + Europa |
776.236
|
657.434
|
18,1%
|
Euromed-África |
166.695
|
196.562
|
-15,2%
|
Eurásia |
106.194
|
114.217
|
-7,0%
|
Ásia-Pacífico |
110.903
|
126.111
|
-12,1%
|
Américas |
205.390
|
210.103
|
-2,2%
|
Total com exceção da França + Europa |
589.182
|
646.993
|
-8,9%
|
Mundo |
1.365.418
|
1.304.427
|
4,7%
|
* Vendas acumuladas ao final de junho
** Europa = União Europeia (28 países - Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça
** Europa = União Europeia (28 países - Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça
Total de vendas por marca
2014*
|
2013*
|
% variação
| |
RENAULT | |||
VP |
906.439
|
916.473
|
-1,1%
|
VU |
157.099
|
147.169
|
6,7%
|
VP+VU |
1.063.538
|
1.063.642
|
0,0%
|
DACIA |
.
|
.
|
|
VP |
245.553
|
200.121
|
22,7%
|
VU |
17.557
|
11.486
|
52,9%
|
VP+VU |
263.110
|
211.607
|
24,3%
|
RENAULT SAMSUNG MOTORS |
.
|
.
|
|
VP |
38.770
|
29.178
|
32,9%
|
GRUPO RENAULT |
.
|
.
|
|
VP |
1.190.762
|
1.145.772
|
3,9%
|
VU |
174.656
|
158.655
|
10,1%
|
VP+VU |
1.365.418
|
1.304.427
|
4,7%
|
*Vendas acumuladas ao final de junho
15 principais mercados do Grupo ao final
de junho de 2014
País |
Vendas VP + VU
|
Participação de mercado
| |
1 | FRANÇA |
313.682
|
27,3%
|
2 | BRASIL |
110.146
|
7,0%
|
3 | RÚSSIA |
96.421
|
7,8%
|
4 | ALEMANHA |
88.634
|
5,4%
|
5 | ITÁLIA |
69.200
|
8,5%
|
6 | ESPANHA |
62.561
|
12,2%
|
7 | GRÃ-BRETANHA |
54.670
|
3,8%
|
8 | ARGENTINA |
52.474
|
14,4%
|
9 | TURQUIA |
50.150
|
17,6%
|
10 | BÉLGICA LUXEMBURGO |
46.606
|
13,3%
|
11 | ARGÉLIA |
44.136
|
25,4%
|
12 | COREIA DO SUL |
36.977
|
4,7%
|
13 | ÍNDIA |
24.129
|
1,6%
|
14 | MARROCOS |
23.901
|
37,0%
|
15 | HOLANDA |
22.531
|
9,9%
|
[1] Dados ao final de maio de 2014
[2] Dados ao final de maio de 2014
[3] Dados ao final de maio de 2014
[4] Dados ao final de maio de 2014
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