Uma formação técnica para jovens dentro de uma fábrica de automóveis e motores

Texto e fotos: Citroën

Assim é a Escola Formare PSA Peugeot Citroën, instalada dentro do Centro de Produção de Porto Real do Grupo PSA no estado do Rio de Janeiro. Lançado em 2008, o projeto educacional teve, em 2014, a sua sexta turma concluída e iniciou, no mês de junho, as aulas do seu sétimo grupo de alunos. Neste período de atividades, os resultados têm sido extremamente positivos.


O principal objetivo do projeto é desenvolver e capacitar profissionalmente jovens de 17 anos, de famílias de baixa renda da região onde está instalada a fábrica brasileira do Grupo PSA, além de contribuir para reforçar os seus valores morais e sociais. A Escola é fruto de uma parceria entre a PSA Peugeot Citroën, Fundação Iochpe e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura.
A turma de 2014 iniciou o curso profissionalizante de Assistente de Operações Automotivas Industriais e, pelo período de 9 meses, os alunos terão direito a ensino de qualidade, ministrado por educadores voluntários da própria fábrica do Grupo PSA. “A expectativa com esta nova turma do Formare continua a ser o desenvolvimento e a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, através do voluntariado dos nossos formadores internos e de um programa de estágio aplicado às necessidades das áreas” declarou Cristiana Farias, Gerente de Emprego e Carreiras da PSA Peugeot Citroën e responsável pela Escola Formare dentro do Centro de Produção de Porto Real.
Os funcionários da fábrica da PSA Peugeot Citroën têm papel fundamental para a formação destes jovens. A empresa abriu espaço para que seus colaboradores atuem, durante seu horário de trabalho, como educadores voluntários dos alunos. No total, mais de 70 funcionários são Educadores Voluntários. Além da qualificação profissional feita na Escola, a vivência no cotidiano da empresa também contribui para a formação dos jovens em sua preparação para o mercado de trabalho.
A presença da Escola Formare PSA Peugeot Citroën no Centro de Produção também traz resultados positivos para a empresa: ajudou a melhorar o clima organizacional, o desenvolvimento de competências dos educadores voluntários e o sentimento de responsabilidade social de muitos funcionários que atuam no dia a dia do projeto de forma direta ou indireta. Com o projeto, o Grupo PSA promove também o crescimento de seus funcionários e desenvolve a ética e a cidadania.