O modelo de entrada da montadora
francesa agrada pelo design, desempenho e economia de combustĂvel
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Peugeot
NĂ£o se trata de um carro pequeno,
Ă© mĂ©dio no tamanho e conserva a caracterĂstica da marca no design e
sofisticaĂ§Ă£o. Suas linhas arredondadas e o cuidado no acabamento tanto interno
quanto externo fazem do Peugeot 208 mais que um carro de entrada, Ă© um
excelente representante do inicio da cadeia evolutiva da marca.
Durante 10 dias eu pude comprovar
tudo que a montadora promete em termos de conforto e economia do modelo. Eu
testei o 208 ALLURE 1.5 FLEX por
ruas e estradas, mais precisamente pelo interior, em Atibaia e Bragança
Paulista, cidades do interior de SĂ£o Paulo e que, para se chegar, Ă© necessĂ¡rio
enfrentar uma maratona de transito na capital e na rodovia FernĂ£o Dias.
Na cidade de SĂ£o Paulo, foram
mais de 50 minutos para chegar Ă rodovia, saindo da zonal sul e indo em direĂ§Ă£o
à zona norte, detalhe, esse mesmo percurso em condições normais levaria no
mĂ¡ximo 20 minutos para ser transposto.
O Ă³timo motor 1.5 L 8V Flex desenvolve 93
cavalos de potĂªncia mĂ¡xima com etanol, a 5.500 rpm. O torque mĂ¡ximo Ă© de 14,2
mkgf quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque
jĂ¡ estĂ¡ disponĂvel a apenas 2.000 rpm, mais o cĂ¢mbio manual de 5 marchas formam
um conjunto muito harmonioso. Para quem dirige Ă© um prazer sentir um carro bem
Ă¡gil quando se trata de transito pesado na cidade.
A direĂ§Ă£o com assistĂªncia
elĂ©trica Ă© suave com o veĂculo parado e progressivamente mais firme quando em
movimento. Isso se pode sentir melhor em vias como as marginais e as rodovias,
conforme a velocidade aumenta mais na mĂ£o o carro fica.
Na cidade, abastecido com etanol,
o carro fez uma mĂ©dia de 9 km/l, com alguns acessĂ³rios em funcionamento e com
vĂ¡rias pessoas no carro, mantendo sempre um clima agradĂ¡vel, inclusive pelo
calor que castigava a cidade.
Mesmo se tratando de um modelo
Hatch, o conforto e o espaço interno surpreendem. Viajamos confortavelmente em
4 pessoas, as medidas do 208 sĂ£o generosas, o espaço para os joelhos dos
passageiros traseiros Ă© muito bom. JĂ¡ o porta-malas tem 285 litros , um dos
maiores na categoria e a autonomia com um tanque de 55 litros garante viagens
sem susto.
Outro ponto forte Ă© o isolamento
acĂºstico. Em alguns momentos, o carro parece estar desligado, tanto pela falta
de barulho quanto pela quase inexistente vibraĂ§Ă£o dos componentes mecĂ¢nicos.
Na estrada o modelo se comporta
muito bem, mesmo com sua quase total capacidade de carga. Em nenhum momento o
carro sofreu em subidas, apenas solicitou uma pequena reduĂ§Ă£o de marcha (de 5ª
para 4ª), mas apenas para manter a velocidade da rodovia, que era de 110 km/h . Detalhe: isso
aconteceu com o ar condicionado ligado e com alguns sistemas (GPS, Player USB,
farĂ³is e limpadores de pĂ¡ra-brisas) tambĂ©m em funcionamento.
Percorremos uma distancia
aproximada de 80 km
seguindo a velocidade da rodovia, tendo em alguns momentos que efetuar
ultrapassagens em veĂculos mais lentos. O conjunto motor/cĂ¢mbio se comporta de
forma tranqĂ¼ila, sem sobressaltos quando exigido um leve ou mais duro aumento
da velocidade. Os oponentes sĂ£o facilmente transpostos, mesmo caminhões com uma
carroceria muito grande e que provocam deslocamentos maiores de ar, pouco ou
quase nada influenciam, devido ao desenho da carroceria que literalmente
“corta” o vento.
Pude controlar a velocidade e
monitorar o consumo imediato. O modelo chegou aos impressionantes 12 km/l de
etanol. É uma marca muito boa para a potĂªncia e conforto que o modelo oferece,
ficando realmente entre os mais econĂ´micos da categoria.
O modelo que tem 3 anos de
garantia total, pacote e revisĂ£o a preço fixo e uma sĂ©rie de opções para vocĂª
personalizar o carro para as suas necessidades, Ă© mais uma aposta ousada da
marca, como tudo que a Peugeot faz.
Tabela de preços
MODELOS
|
MOTOR
|
PORTAS
|
AR-COND
|
PREÇOS
|
207 Active
ABS + Airbag (14/15)
|
1.4 Flex
8V
|
5
|
SÉRIE
|
36.490,00
|
207 Sedan In Concert (14/15)
|
1.4 Flex
8V
|
5
|
SÉRIE
|
37.290,00
|
Hoggar Active (13/14)
|
1.4 Flex
8V
|
2
|
SÉRIE
|
32.890,00
|
208 Active
(14/15)
|
1.5 Flex
8V
|
5
|
SERIE
|
42.590,00
|
208 Active
Pack (M) (14/15)
|
1.5 Flex
8V
|
5
|
SÉRIE
|
46.690,00
|
208 Active
Pack (A) (14/15)
|
1.6 Flex
16V
|
5
|
SÉRIE
|
52.390,00
|
208 Allure
(14/15)
|
1.5 Flex
8V
|
5
|
SERIE
|
49.890,00
|
208 Griffe
(M) (14/15)
|
1.6 Flex
16V
|
5
|
SERIE
|
55.490,00
|
208 Griffe
(A) (14/15)
|
1.6 Flex
16V
|
5
|
SERIE
|
58.990,00
|
308 Active
(14/14)
|
1.6 Flex
16V
|
5
|
SĂˆRIE
|
55.890,00
|
308 Allure
(M) (13/14)
|
2.0 Flex
16V
|
5
|
SĂˆRIE
|
63.890,00
|
308 Allure (A/seis marchas) / (13/14)
|
2.0 Flex
16V
|
5
|
SĂˆRIE
|
69.390,00
|
308 Griffe
THP (A) (13/14)
|
1.6 THP 16V
|
5
|
SĂˆRIE
|
76.390,00
|
308 CC (13/14)
|
1.6 THP 16V
|
2
|
SERIE
|
147.890,00
|
308 CC ROLAND GARROS (13/14)
|
1.6 THP 16V
|
2
|
SERIE
|
150.380,00
|
408 Allure (M) / (13/14)
|
2.0 Flex
16V
|
5
|
SÉRIE
|
63.390,00
|
408 Allure (A/seis marchas) / (13/14)
|
2.0 Flex
16V
|
5
|
SÉRIE
|
68.390,00
|
408 Griffe
THP (A) (13/14)
|
1.6 THP 16V
|
5
|
SÉRIE
|
76.390,00
|
508 (A)
(12/13)
|
1.6 THP 16V
|
5
|
SÉRIE
|
112.190,00
|
3008 Griffe (A) (14/15)
|
1.6 THP 16V
|
5
|
SÉRIE
|
100.190,00
|
RCZ (A) (14/15)
|
1.6 THP 16V
|
2
|
SÉRIE
|
150.390,00
|
Partner FurgĂ£o
|
1.6 16V
|
3
|
-
|
44.090,00
|
Partner FurgĂ£o
800 kg/Porta Lateral
(14/15)
|
1.6 16V
|
4
|
SÉRIE
|
49.890,00
|
Boxer
FurgĂ£o 350 Teto
Elevado (14/14)
|
2.3 HDi L6
|
3
|
-
|
92.040,00
|
Boxer Pass. MĂ©dio 330/15
lugares (14/14)
|
2.3 HDi L6
|
-
|
SÉRIE
|
106.190,00
|
Boxer Pass. Longo 350 Teto Elevado/15
lugares (14/14)
|
2.3 HDi L6
|
-
|
SÉRIE
|
116.090,00
|
IMPORTANTE:
1. Os preços podem ser modificados de acordo com os cĂ¡lculos dos impostos que incidem
sobre os veĂculos;
2. Os preços poderĂ£o ser alterados em caso de mudanças na configuraĂ§Ă£o dos veĂculos;
3. A Peugeot do Brasil se reserva o direito de alterar estes preços sem prévio aviso;
4. A colocaĂ§Ă£o do extintor de fogo e do triĂ¢ngulo
de emergĂªncia Ă© feita pela concessionĂ¡ria;
5. Os preços dos modelos referem-se a veĂculos com pintura sĂ³lida, exceto quando especificado.
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