O modelo de entrada da montadora francesa agrada pelo design, desempenho e economia de combustĂ­vel

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Peugeot

NĂ£o se trata de um carro pequeno, Ă© mĂ©dio no tamanho e conserva a caracterĂ­stica da marca no design e sofisticaĂ§Ă£o. Suas linhas arredondadas e o cuidado no acabamento tanto interno quanto externo fazem do Peugeot 208 mais que um carro de entrada, Ă© um excelente representante do inicio da cadeia evolutiva da marca.


Durante 10 dias eu pude comprovar tudo que a montadora promete em termos de conforto e economia do modelo. Eu testei o 208 ALLURE 1.5 FLEX por ruas e estradas, mais precisamente pelo interior, em Atibaia e Bragança Paulista, cidades do interior de SĂ£o Paulo e que, para se chegar, Ă© necessĂ¡rio enfrentar uma maratona de transito na capital e na rodovia FernĂ£o Dias.


Na cidade de SĂ£o Paulo, foram mais de 50 minutos para chegar Ă  rodovia, saindo da zonal sul e indo em direĂ§Ă£o Ă  zona norte, detalhe, esse mesmo percurso em condições normais levaria no mĂ¡ximo 20 minutos para ser transposto.


O Ă³timo motor 1.5 L 8V Flex desenvolve 93 cavalos de potĂªncia mĂ¡xima com etanol, a 5.500 rpm. O torque mĂ¡ximo Ă© de 14,2 mkgf quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque jĂ¡ estĂ¡ disponĂ­vel a apenas 2.000 rpm, mais o cĂ¢mbio manual de 5 marchas formam um conjunto muito harmonioso. Para quem dirige Ă© um prazer sentir um carro bem Ă¡gil quando se trata de transito pesado na cidade.


A direĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica Ă© suave com o veĂ­culo parado e progressivamente mais firme quando em movimento. Isso se pode sentir melhor em vias como as marginais e as rodovias, conforme a velocidade aumenta mais na mĂ£o o carro fica.


Na cidade, abastecido com etanol, o carro fez uma mĂ©dia de 9 km/l, com alguns acessĂ³rios em funcionamento e com vĂ¡rias pessoas no carro, mantendo sempre um clima agradĂ¡vel, inclusive pelo calor que castigava a cidade.


Mesmo se tratando de um modelo Hatch, o conforto e o espaço interno surpreendem. Viajamos confortavelmente em 4 pessoas, as medidas do 208 sĂ£o generosas, o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros Ă© muito bom. JĂ¡ o porta-malas tem 285 litros, um dos maiores na categoria e a autonomia com um tanque de 55 litros garante viagens sem susto.


Outro ponto forte Ă© o isolamento acĂºstico. Em alguns momentos, o carro parece estar desligado, tanto pela falta de barulho quanto pela quase inexistente vibraĂ§Ă£o dos componentes mecĂ¢nicos.


Na estrada o modelo se comporta muito bem, mesmo com sua quase total capacidade de carga. Em nenhum momento o carro sofreu em subidas, apenas solicitou uma pequena reduĂ§Ă£o de marcha (de 5ª para 4ª), mas apenas para manter a velocidade da rodovia, que era de 110 km/h. Detalhe: isso aconteceu com o ar condicionado ligado e com alguns sistemas (GPS, Player USB, farĂ³is e limpadores de pĂ¡ra-brisas) tambĂ©m em funcionamento.


Percorremos uma distancia aproximada de 80 km seguindo a velocidade da rodovia, tendo em alguns momentos que efetuar ultrapassagens em veĂ­culos mais lentos. O conjunto motor/cĂ¢mbio se comporta de forma tranqĂ¼ila, sem sobressaltos quando exigido um leve ou mais duro aumento da velocidade. Os oponentes sĂ£o facilmente transpostos, mesmo caminhões com uma carroceria muito grande e que provocam deslocamentos maiores de ar, pouco ou quase nada influenciam, devido ao desenho da carroceria que literalmente “corta” o vento.


Pude controlar a velocidade e monitorar o consumo imediato. O modelo chegou aos impressionantes 12 km/l de etanol. É uma marca muito boa para a potĂªncia e conforto que o modelo oferece, ficando realmente entre os mais econĂ´micos da categoria.


O modelo que tem 3 anos de garantia total, pacote e revisĂ£o a preço fixo e uma sĂ©rie de opções para vocĂª personalizar o carro para as suas necessidades, Ă© mais uma aposta ousada da marca, como tudo que a Peugeot faz.


Tabela de preços

MODELOS
MOTOR
PORTAS
AR-COND
PREÇOS
207 Active ABS + Airbag (14/15)
1.4 Flex 8V
5
SÉRIE
36.490,00
207 Sedan In Concert (14/15)
1.4 Flex 8V
5
SÉRIE
37.290,00
Hoggar Active (13/14)
1.4 Flex 8V
2
SÉRIE
32.890,00
208 Active (14/15)
1.5 Flex 8V
5
SERIE
42.590,00
208 Active Pack (M) (14/15)
1.5 Flex 8V
5
SÉRIE
46.690,00
208 Active Pack (A) (14/15)
1.6 Flex 16V
5
SÉRIE
52.390,00
208 Allure (14/15)
1.5 Flex 8V
5
SERIE
49.890,00
208 Griffe (M) (14/15)
1.6 Flex 16V
5
SERIE
55.490,00
208 Griffe (A) (14/15)
1.6 Flex 16V
5
SERIE
58.990,00
308 Active (14/14)
1.6 Flex 16V
5
SĂˆRIE
55.890,00
308 Allure (M) (13/14)
2.0 Flex 16V
5
SĂˆRIE
63.890,00
308 Allure (A/seis marchas) / (13/14)
2.0 Flex 16V
5
SĂˆRIE
69.390,00
308 Griffe THP (A) (13/14)
1.6 THP 16V
5
SĂˆRIE
76.390,00
308 CC (13/14)
1.6 THP 16V
2
SERIE
147.890,00
308 CC ROLAND GARROS (13/14)
1.6 THP 16V
2
SERIE
150.380,00
408 Allure (M) / (13/14)
2.0 Flex 16V
5
SÉRIE
63.390,00
408 Allure (A/seis marchas) / (13/14)
2.0 Flex 16V
5
SÉRIE
68.390,00
408 Griffe THP (A) (13/14)
1.6 THP 16V
5
SÉRIE
76.390,00
508 (A) (12/13)
1.6 THP 16V
5
SÉRIE
112.190,00
3008 Griffe (A) (14/15)
1.6 THP 16V
5
SÉRIE
100.190,00
RCZ (A) (14/15)
1.6 THP 16V
2
SÉRIE
150.390,00
Partner FurgĂ£o 800 kg (14/15)
1.6 16V
3
-
44.090,00
Partner FurgĂ£o 800 kg/Porta Lateral (14/15)
1.6 16V
4
SÉRIE
49.890,00
Boxer FurgĂ£o 350 Teto Elevado (14/14)
2.3 HDi L6
3
-
92.040,00
Boxer Pass. MĂ©dio 330/15 lugares (14/14)
2.3 HDi L6
-
SÉRIE
106.190,00
Boxer Pass. Longo 350 Teto Elevado/15
lugares (14/14)
2.3 HDi L6
-
SÉRIE
116.090,00

IMPORTANTE:

1. Os preços podem ser modificados de acordo com os cĂ¡lculos dos impostos que incidem sobre os veĂ­culos;
2. Os preços poderĂ£o ser alterados em caso de mudanças na configuraĂ§Ă£o dos veĂ­culos;
3. A Peugeot do Brasil se reserva o direito de alterar estes preços sem prĂ©vio aviso;
4. A colocaĂ§Ă£o do extintor de fogo e do triĂ¢ngulo de emergĂªncia Ă© feita pela concessionĂ¡ria;
5. Os preços dos modelos referem-se a veĂ­culos com pintura sĂ³lida, exceto quando especificado.