É um carro novo no design, motor, acabamento e mantém o preço antigo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault

Não foi por acaso que a montadora francesa resolveu lançar o Novo Renault Sandero na terra dos “Manézinhos”, Florianópolis sempre trouxe sorte para a marca. Não é à toa que, desde 2007 quando foi lançado, o modelo já vendeu mais de 500.000 unidades só no Brasil, uma marca expressiva e que faz com que sejamos o segundo lugar em vendas da Renault no mundo, perdendo apenas para a França. Não é lenda, é a realidade de se melhorar o que já era bom para continuar aumentando a participação no disputado mercado dos Hatch´s e continuar representando 40% das vendas da montadora.



Eu fui convidado para conhecer esse novo filho da família francesa, numa apresentação e teste drive em um percurso que abrangia mais da metade da ilha, misturando trechos urbanos com congestionamentos, pequenas estradas, subidas de descidas nos já conhecidos morros de Florianópolis. Coincidências e crenças à parte, o importante é dizer que o Novo Sandero é um carro totalmente novo. Sem essa de pensar que foi apenas uma “maquiagem” no modelo anterior, ele 80% inovação. Já começa que ele vem compartilhando a plataforma com o Novo Logan, o carro tem estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios diferentes da versão anterior.




Essas novidades, realmente são muito aparentes quando se dirige o carro. Ele tem uma posição mais confortável para o motorista e, para os passageiros, o espaço interno parece ter crescido muito em relação ao modelo anterior. Os ruídos externos, tanto de motor quanto da rua, diminuíram muito, é quase como se estivéssemos em um modelo de classe muito superior, dada a qualidade de isolação acústica conseguida.




A parte do design também é nova. O carro esta mais “redondo”, com linhas mais suaves nas laterais e marcantes na frente e traseira, dando continuidade a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.




O Novo Sandero tem duas opções de motorização: 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos flex, desenvolvidos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. A versão 1.0, com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv com etanol ou 77 cv com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm, e segundo dados da montadora, consome na cidade 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol). Já a 1.6, gera 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.




Testamos o modelo com motor 1.6, com três pessoas no carro, ar condicionado ligado e em condições de tráfego pesado em um determinado ponto da ilha. Enquanto passageiro, a sensação é de conforto e bem estar é evidente, pudemos conversar normalmente entre nós, sem barulho de motor, ventiladores ou qualquer outro tipo de ruído que atrapalhasse nossa viagem, com o ar condicionado mantendo a atmosfera agradável.




Dirigindo o Novo Sandero, dá pra notar a incrível diferença para o modelo anterior. O conjunto direção/suspensão fornece uma nova perspectiva ao carro, ele é mais dócil e seguro nos mais variados tipos e situações.




Nas que experimentamos, um pequeno trecho de rodovia e em áreas povoadas, com vários obstáculos, pude sentir o carro mais na “mão”, apesar das irregularidades no asfalto e a distribuição de peso interno não ser a ideal. O conjunto motor/câmbio é realmente muito bom, as trocas de marchas são precisas e, quando se necessita, o motor responde com rapidez, conforto e na medida certa.




A Renault procurou montar um local agradável para se estar, tanto que a lista de equipamentos de segurança e conforto é bem generosa e dividida em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6.




  • Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas 15’’ com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.
  • Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Authentique, mais rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto.
  • Dynamique 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores,  banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro.


Os preços variam entre R$ 29.890 para o modelo de entrada e R$ 44.915 para o top de linha, já estão disponíveis nas concessionárias da marca. Apesar de ser um carro voltado ao um publico de meia idade, já é um dos preferidos entre os jovens para ser o primeiro carro. A paleta de cores, o My Renault, um programa de relacionamento com os clientes e a garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados além de “Revisão com Preço Fechado” com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia, fazem do Novo Sandero um carro diferente, mas dentro da realidade do consumidor brasileiro.



ficha técnica: NOVo Sandero 1.0 16v hi-Power






Authentique e Expression
Arquitetura
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
Motor
Quatro tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol),
quatro cilindros em linha, 16 válvulas
Tração
Dianteira
Cilindrada
999 cm³
Diâmetro x curso
69,0 mm x 66,8 mm
Taxa de compressão
12:1
Potência máxima (ABNT)
77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 80 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT)
10,2 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm / 10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm
Alimentação
Injeção eletrônica multiponto sequencial
Rodas
Aço estampado / Liga leve (opcional)
Pneus
185/65 R15
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Suspensão traseira
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador
Freios
Dianteiros: discos sólidos de 259 mm de diâmetro, 12 mm espessura.
Traseiros: tambores com 203 mm de diâmetro
Direção
Mecânica ou hidráulica (opcional), diâmetro giro 10,6 m
Câmbio
Manual, 5 velocidades e marcha ré
Relações de marcha
1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,82:1   
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,93:1
Tanque de combustível
50 litros
Porta-malas
320 litros
Carga útil
456 kg
Peso (em ordem de marcha)
1.013 kg
Entre eixos
2.590 mm
Comprimento
4.060 mm
Altura
1.536 mm
Largura (sem retrovisores)
1.733 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
14,1 segundos (gasolina) / 14,0 segundos (etanol)
Velocidade máxima
160 km/h (gasolina) / 161 km/h (etanol)
Combustível
Gasolina e/ou Etanol
Consumo
(nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular)
Urbano: 11,9 km/l (gasolina) e 8,1 km/l (etanol)
Estrada: 13,4 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)

ficha técnica: NOVo Sandero 1.6 8v hi-Power






Expression e Dynamique
Arquitetura
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
Motor
Quatro tempos, bicombustível  (gasolina e/ou etanol), quatro cilindros em linha, 8 válvulas
Tração
Dianteira
Cilindrada
1.598 cm³
Diâmetro x curso
79,5 mm x 80,5 mm
Taxa de compressão
12:1
Potência máxima (ABNT)
98 cv (gasolina) @ 5.250 rpm / 106 cv (etanol) @ 5.250 rpm
Torque máximo (ABNT)
14,5 kgfm (gasolina) @ 2.850 rpm / 15,5 kgfm (etanol) @ 2.850 rpm
Alimentação
Injeção eletrônica multiponto sequencial
Rodas
Aço estampado (Expression) e Liga leve (Dynamique)
Pneus
185/65 R15
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Suspensão traseira
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador
Freios
Dianteiros: discos ventilados de 258 mm de diâmetro, 22 mm espessura.
Traseiros: tambores com 203 mm de diâmetro
Direção
Hidráulica, diâmetro giro 10,6 m
Câmbio
Manual, 5 velocidades e marcha ré
Relações de marcha
1ª......................3,73:1
2ª......................2,05:1
3ª......................1,32:1
4ª......................0,97:1
5ª......................0,76:1   
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,36:1
Tanque de combustível
50 litros
Porta-malas  
320 litros
Carga útil
450 kg
Peso (em ordem de marcha)
1.055 kg
Entre eixos
2.590 mm
Comprimento
4.060 mm
Altura
1.536 mm
Largura (sem retrovisores)
1.733 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
11,2 segundos (gasolina) / 11,0 segundos (etanol)
Velocidade máxima
177 km/h (gasolina) / 179 km/h (etanol)
Combustível
Gasolina e/ou Etanol