É um carro novo no
design, motor, acabamento e mantém o preço antigo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault
Não foi por acaso que a montadora
francesa resolveu lançar o Novo Renault Sandero na terra dos “Manézinhos”,
Florianópolis sempre trouxe sorte para a marca. Não é à toa que, desde 2007
quando foi lançado, o modelo já vendeu mais de 500.000 unidades só no Brasil,
uma marca expressiva e que faz com que sejamos o segundo lugar em vendas da
Renault no mundo, perdendo apenas para a França. Não é lenda, é a realidade de
se melhorar o que já era bom para continuar aumentando a participação no
disputado mercado dos Hatch´s e continuar representando 40% das vendas da
montadora.
Eu fui convidado para conhecer esse novo filho da família francesa, numa apresentação e teste drive em um percurso que abrangia mais da metade da ilha, misturando trechos urbanos com congestionamentos, pequenas estradas, subidas de descidas nos já conhecidos morros de Florianópolis. Coincidências e crenças à parte, o importante é dizer que o Novo Sandero é um carro totalmente novo. Sem essa de pensar que foi apenas uma “maquiagem” no modelo anterior, ele 80% inovação. Já começa que ele vem compartilhando a plataforma com o Novo Logan, o carro tem estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios diferentes da versão anterior.
Essas novidades, realmente são muito aparentes quando se dirige o carro. Ele tem uma posição mais confortável para o motorista e, para os passageiros, o espaço interno parece ter crescido muito em relação ao modelo anterior. Os ruídos externos, tanto de motor quanto da rua, diminuíram muito, é quase como se estivéssemos em um modelo de classe muito superior, dada a qualidade de isolação acústica conseguida.
A parte do design também é nova. O carro esta mais “redondo”, com linhas mais suaves nas laterais e marcantes na frente e traseira, dando continuidade a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.
O Novo Sandero tem duas opções de motorização: 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos flex, desenvolvidos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. A versão 1.0, com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv com etanol ou 77 cv com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm, e segundo dados da montadora, consome na cidade 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol). Já a 1.6, gera 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.
Testamos o modelo com motor 1.6, com três pessoas no carro, ar condicionado ligado e em condições de tráfego pesado em um determinado ponto da ilha. Enquanto passageiro, a sensação é de conforto e bem estar é evidente, pudemos conversar normalmente entre nós, sem barulho de motor, ventiladores ou qualquer outro tipo de ruído que atrapalhasse nossa viagem, com o ar condicionado mantendo a atmosfera agradável.
Dirigindo o Novo Sandero, dá pra notar a incrível diferença para o modelo anterior. O conjunto direção/suspensão fornece uma nova perspectiva ao carro, ele é mais dócil e seguro nos mais variados tipos e situações.
Nas que experimentamos, um pequeno trecho de rodovia e em áreas povoadas, com vários obstáculos, pude sentir o carro mais na “mão”, apesar das irregularidades no asfalto e a distribuição de peso interno não ser a ideal. O conjunto motor/câmbio é realmente muito bom, as trocas de marchas são precisas e, quando se necessita, o motor responde com rapidez, conforto e na medida certa.
A Renault procurou montar um local agradável para se estar, tanto que a lista de equipamentos de segurança e conforto é bem generosa e dividida em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6.
Eu fui convidado para conhecer esse novo filho da família francesa, numa apresentação e teste drive em um percurso que abrangia mais da metade da ilha, misturando trechos urbanos com congestionamentos, pequenas estradas, subidas de descidas nos já conhecidos morros de Florianópolis. Coincidências e crenças à parte, o importante é dizer que o Novo Sandero é um carro totalmente novo. Sem essa de pensar que foi apenas uma “maquiagem” no modelo anterior, ele 80% inovação. Já começa que ele vem compartilhando a plataforma com o Novo Logan, o carro tem estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios diferentes da versão anterior.
Essas novidades, realmente são muito aparentes quando se dirige o carro. Ele tem uma posição mais confortável para o motorista e, para os passageiros, o espaço interno parece ter crescido muito em relação ao modelo anterior. Os ruídos externos, tanto de motor quanto da rua, diminuíram muito, é quase como se estivéssemos em um modelo de classe muito superior, dada a qualidade de isolação acústica conseguida.
A parte do design também é nova. O carro esta mais “redondo”, com linhas mais suaves nas laterais e marcantes na frente e traseira, dando continuidade a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.
O Novo Sandero tem duas opções de motorização: 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos flex, desenvolvidos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. A versão 1.0, com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv com etanol ou 77 cv com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm, e segundo dados da montadora, consome na cidade 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol). Já a 1.6, gera 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.
Testamos o modelo com motor 1.6, com três pessoas no carro, ar condicionado ligado e em condições de tráfego pesado em um determinado ponto da ilha. Enquanto passageiro, a sensação é de conforto e bem estar é evidente, pudemos conversar normalmente entre nós, sem barulho de motor, ventiladores ou qualquer outro tipo de ruído que atrapalhasse nossa viagem, com o ar condicionado mantendo a atmosfera agradável.
Dirigindo o Novo Sandero, dá pra notar a incrível diferença para o modelo anterior. O conjunto direção/suspensão fornece uma nova perspectiva ao carro, ele é mais dócil e seguro nos mais variados tipos e situações.
Nas que experimentamos, um pequeno trecho de rodovia e em áreas povoadas, com vários obstáculos, pude sentir o carro mais na “mão”, apesar das irregularidades no asfalto e a distribuição de peso interno não ser a ideal. O conjunto motor/câmbio é realmente muito bom, as trocas de marchas são precisas e, quando se necessita, o motor responde com rapidez, conforto e na medida certa.
A Renault procurou montar um local agradável para se estar, tanto que a lista de equipamentos de segurança e conforto é bem generosa e dividida em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6.
- Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas 15’’ com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.
- Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Authentique, mais rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto.
- Dynamique 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro.
Os preços variam entre R$ 29.890
para o modelo de entrada e R$ 44.915 para o top de linha, já estão disponíveis
nas concessionárias da marca. Apesar de ser um carro voltado ao um publico de
meia idade, já é um dos preferidos entre os jovens para ser o primeiro carro. A
paleta de cores, o My Renault, um programa de relacionamento com os clientes e
a garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados além de “Revisão
com Preço Fechado” com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência
técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia, fazem do Novo
Sandero um carro diferente, mas dentro da realidade do consumidor brasileiro.
Authentique e Expression
|
|
Arquitetura
|
Carroceria
monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
|
Motor
|
Quatro
tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol),
quatro cilindros
em linha, 16 válvulas
|
Tração
|
Dianteira |
Cilindrada
|
|
Diâmetro x
curso
|
|
Taxa de
compressão
|
12:1
|
Potência
máxima (ABNT)
|
77 cv
(gasolina) @ 5.750 rpm / 80 cv (etanol) @ 5.750 rpm
|
Torque
máximo (ABNT)
|
10,2 kgfm
(gasolina) @ 4.250 rpm / 10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm
|
Alimentação
|
Injeção
eletrônica multiponto sequencial
|
Rodas
|
Aço estampado
/ Liga leve (opcional)
|
Pneus
|
185/65 R15
|
Suspensão
dianteira
|
Tipo MacPherson,
triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas
helicoidais
|
Suspensão
traseira
|
Rodas
semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
telescópicos verticais com efeito estabilizador
|
Freios
|
Dianteiros:
discos sólidos de
Traseiros: tambores
com
|
Direção
|
Mecânica ou
hidráulica (opcional), diâmetro giro
|
Câmbio
|
Manual, 5
velocidades e marcha ré
|
Relações de
marcha
|
1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,82:1
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,93:1
|
Tanque de
combustível
|
|
Porta-malas
|
|
Carga útil
|
|
Peso (em
ordem de marcha)
|
|
Entre eixos
|
|
Comprimento
|
|
Altura
|
|
Largura (sem retrovisores)
|
|
Aceleração
|
14,1 segundos
(gasolina) / 14,0 segundos (etanol)
|
Velocidade
máxima
|
|
Combustível
|
Gasolina
e/ou Etanol
|
Consumo
|
Urbano: 11,9
km/l (gasolina) e 8,1 km/l (etanol)
Estrada:
13,4 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)
|
ficha técnica: NOVo Sandero 1.6 8v hi-Power
Expression e Dynamique
|
|
Arquitetura
|
Carroceria
monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
|
Motor
|
Quatro
tempos, bicombustível (gasolina e/ou
etanol), quatro cilindros em linha, 8 válvulas
|
Tração
|
Dianteira |
Cilindrada
|
|
Diâmetro x
curso
|
79,5 mm x
80,5 mm
|
Taxa de
compressão
|
12:1
|
Potência
máxima (ABNT)
|
98 cv (gasolina) @ 5.250 rpm / 106 cv (etanol) @
5.250 rpm
|
Torque
máximo (ABNT)
|
14,5 kgfm
(gasolina) @ 2.850 rpm / 15,5 kgfm (etanol) @ 2.850 rpm
|
Alimentação
|
|
Rodas
|
Aço
estampado (Expression) e Liga leve (Dynamique)
|
Pneus
|
185/65 R15
|
Suspensão
dianteira
|
Tipo MacPherson,
triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas
helicoidais
|
Suspensão
traseira
|
Rodas
semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
telescópicos verticais com efeito estabilizador
|
Freios
|
Dianteiros:
discos ventilados de 258 mm de diâmetro, 22 mm espessura.
Traseiros: tambores
com 203 mm de diâmetro
|
Direção
|
Hidráulica,
diâmetro giro 10,6 m
|
Câmbio
|
Manual, 5
velocidades e marcha ré
|
Relações de
marcha
|
1ª......................3,73:1
2ª......................2,05:1
3ª......................1,32:1
4ª......................0,97:1
5ª......................0,76:1
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,36:1
|
Tanque de
combustível
|
50 litros
|
Porta-malas
|
320 litros
|
Carga útil
|
450 kg
|
Peso (em
ordem de marcha)
|
1.055 kg
|
Entre eixos
|
2.590 mm
|
Comprimento
|
4.060 mm
|
Altura
|
1.536 mm
|
Largura (sem retrovisores)
|
1.733 mm
|
Aceleração 0
a 100 km/h
|
11,2
segundos (gasolina) / 11,0 segundos (etanol)
|
Velocidade
máxima
|
177 km/h (gasolina)
/ 179 km/h (etanol)
|
Combustível
|
Gasolina
e/ou Etanol
|
0 Comentários