Componente é produzido com Ecofibra Automotive, matéria-prima que mescla polímeros com fibras naturais
Texto e fotos: Secco Consultoria
O acabamento interno do New March, primeiro automóvel da Nissan produzido na fábrica brasileira de Resende (RJ), tem padrão ecológico ampliado com a adoção do porta-pacotes – tampa que cobre o porta-malas – de Ecofibra Automotive, laminado que reúne polímeros com fibras naturais, completamente reciclável.
De acordo com Rafael Müssnich, diretor de operações a Artecola Química, fabricante do Ecofibra Automotive, o porta-pacotes do Nissan New March foi desenvolvido em conjunto pelas engenharias da Nissan e da Artecola e aprovado ao longo de 14 meses de testes e avaliações.
Müssnich ressalta que o Ecofibra Automotive possui outras vantagens além de contribuir para a indústria automobilística liderar as ações em defesa do meio ambiente. Entre os benefícios adicionais, realça o conforto interno, pela redução do nível de ruído, a maior eficiência energética, em virtude do menor peso, assim como a simplicidade de processo, flexibilidade de aplicações, fácil moldagem e acabamento de alto padrão. E, também, que as vantagens e benefícios do Ecofibra Automotive têm ampliado o interesse da indústria automobilística, especialmente com a implementação do programa Inovar-Auto, que incentiva a eficiência energética.
“Nos sentimos gratificados em fornecer essa matéria-prima para a produção de peças para o Nissan New March e contribuir para o programa de nacionalização do novo carro. E esse projeto é resultado do trabalho do grupo de pesquisa da Artecola Química, permanentemente dedicado ao desenvolvimento de combinações de matérias-primas e de projetos customizados, de acordo com cada aplicação desejada pelos clientes”, afirma o executivo.
Além da indústria automobilística, a Artecola Química fornece uma ampla linha de produtos para diversos segmentos, entre os quais, construção civil, papel e embalagens, calçadista e moveleiro. A empresa, com matriz em Campo Bom, RS, possui plantas em outros Estados do Brasil, além de Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. Para mais informações: www.artecolaquimica.com.br.
0 Comentários