• Com padrões de qualidade idênticos ao da matriz no Japão, fábrica de Mogi das Cruzes (SP) atende ao mercado brasileiro e sul-americano, com produção em torno de 80 milhões de velas de ignição por ano;
  • Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é referência global no setor automotivo;
  • Comprometida com o desenvolvimento de colaboradores, comunidades locais e a preservação ambiental, é uma das principais parceiras da região do Alto Tietê;

Texto e fotos: NGK

Primeira da marca fora do Japão, a planta brasileira da NGK completa, em agosto, 55 anos de sua instalação no País. Hoje, com o desenvolvimento e fabricação em torno 80 milhões de velas de ignição anualmente, a empresa garante o topo da participação no mercado nacional e da América do Sul. A produção local é referência mundial em processos tecnológicos e de manufatura de velas de ignição. A NGK do Brasil é fornecedora de peças originais a montadoras instaladas no País e ocupa posição de liderança absoluta também no mercado de reposição (aftermarket).


O parque industrial, localizado em Mogi das Cruzes (SP), a 50 quilômetros da capital paulista, é formado por 17 edifícios e ocupa uma área de 625 mil m². Diariamente, produz mais de 270 mil velas de ignição. Isso significa que, mensalmente, saem da linha cerca de 7 milhões de unidades. Para que cada uma dessas velas possa carregar o DNA japonês, são necessários aproximadamente 150 processos, todos intercalados por diversas checagens eletrônicas e visuais.
Também para o setor automotivo, a NGK desenvolve e produz cabos de ignição utilizados nos mais diversos modelos de veículos que circulam no Brasil. Em todos os casos, a empresa prima por fornecer peças que atendam rigorosamente aos padrões da matriz.
A unidade brasileira ainda oferece produtos diferenciados, como cerâmicas técnicas e rolos refratários, além de ser referência na fabricação de revestimentos porcelanizados, com uma diversificada linha de pastilhas que se destacam no mercado pela sofisticação, modernidade e excelência de qualidade. A NGK também comercializa no Brasil, sob a marca NTK, sensores de oxigênio, sensores de detonação e ferramentas de corte.


Recursos Humanos e ações sociais
Durante os 55 anos de atuação no País, a NGK do Brasil sempre reconheceu o acolhimento da região do Alto Tietê, especialmente o de Mogi das Cruzes. Em contrapartida, estimula programas de preservação ambiental e incentivo à população local. Além de adotar processos industriais sustentáveis, como tratamento e reutilização de água e aproveitamento de água da chuva, realiza periodicamente ações de responsabilidade social com foco em educação. São projetos de incentivo à leitura, à prática esportiva, de estímulo ao aprendizado de disciplinas essenciais, como Matemática e Ciências, sempre envolvendo alunos da rede pública.
Todos os anos, a empresa também realiza o tradicional “Papai Noel da NGK”, quando são doadas cestas de alimentos e brinquedos à instituições assistenciais do Alto Tietê.
Os mais de 1.300 colaboradores reconhecem os esforços da NGK do Brasil e se envolvem nas mais diversas formas de voluntariado. A sinergia entre empresa e funcionários é facilmente traduzida pela destacada média de retenção em seu quadro, superior a 10 dez anos.


Meio Ambiente
A NGK do Brasil é certificada pela ISO/TS 16.949 e atende a diversos padrões de referência internacionais de qualidade, o que a habilita a fornecer para montadoras do mundo todo. Possui também a ISO 14.001, norma internacionalmente reconhecida, que define os requisitos durante a manufatura, para estabelecer um sistema de gestão ambiental efetivo.
Na Semana Internacional do Meio Ambiente, comemorada em junho, a NGK instalou ECOpontos, dentro e fora da fábrica, para receber resíduos de difícil destinação. Dentre outras ações que demonstram o cuidado com o desenvolvimento sustentável, estão a redução no consumo de energia elétrica e a reutilização de água em processo produtivos, a partir de estações de tratamento de efluentes.