CONDIÇÕES
METEOROLÓGICAS VARIÁVEIS TORNAM DIFÍCIL PREVER A ESTRATÉGIA IDEAL
TERÇA
E QUARTA-FEIRA, FERRARI, MARUSSIA, RED BULL E LOTUS PARTICIPARÃO DO TERCEIRO
TESTE DE PNEUS DA TEMPORADA
Texto e fotos: Pirelli
A Fórmula 1
vai para Silverstone, a casa do automobilismo britânico (nada menos do que oito
equipes têm suas sedes no Reino Unido) e que também é uma segunda corrida “em
casa” para a Pirelli, já que a fornecedora exclusiva de pneus para a categoria
possui seus centros de logística e de excelência baseados em Didcot, menos de
uma hora de distância do circuito.
A pista é famosa por ser uma das mais velozes do
ano, colocando uma alta carga de esforço nos pneus. O que faz o desafio de
correr esta etapa ainda mais emocionante é o fato de as condições meteorológicas
serem tão variáveis. Não é raro que uma forte chuva isolada caia em algum
momento do fim de semana, e é notoriamente ampla a variação de temperaturas e de
velocidades de vento. Isso, às vezes, pode complicar a leitura dos
dados obtidos nos treinos livres em relação às condições reais de
corrida.
Para encarar esses desafios de Silverstone, a
Pirelli escolheu os dois compostos mais duros, o P Zero Laranja duro e o P Zero
Branco médio.
De acordo com Paul Hembery, diretor de
automobilismo da Pirelli, "o GP de Silverstone é um dos mais esperados do ano,
pois é rico em histórias e também por seu desafio sempre emocionante para os
pilotos e fãs, por causa das altas velocidades envolvidas. Os fãs britânicos
estão entre os mais experientes e entusiasmados da temporada: é absolutamente
fantástico vê-los animados e lotando as arquibancadas, independentemente do
clima. E o tempo é sempre um ponto chave em Silverstone, claro; no passado, já
vimos de tudo, desde um sol brilhante até chuva torrencial. O resultado disso é
que as equipes precisam ter a capacidade de tomar decisões estratégicas
rapidamente, com base no que acontece em tempo real. Não dá para confiar apenas
nas informações e nos dados levantados nos treinos. Trouxemos nossos dois pneus
mais duros, que devem se adaptar bem às condições daqui. E estamos ansiosos para
o último teste deste ano dedicados aos pneus da temporada, que ocorrerá a partir
de terça-feira, para o nosso trabalho de desenvolvimento. Ferrari e Marussia
estarão na pista no primeiro dia, e a Red Bull e a Lotus, no segundo dia”,
concluiu Hembery.
Jean Alesi, consultor Pirelli: "Silverstone pode
ser considerada uma das universidades reais da Fórmula 1. Ainda que a
Silverstone de hoje seja muito diferente da de anos atrás. Naquela época, havia
apenas seis curvas no total, incluindo algumas como a Stowe. Isso costumava
levar os pilotos à velocidades absurdas. Agora, mudou muito: Na verdade, eu só
pilotei aqui na configuração atual com carros de GT. Mas ainda é possível
pilotar no limite em alguns trechos. A série de curvas Becketts, por exemplo,
ainda é feita de pé-cravado, como costumava ser. Mas você precisa de um carro
perfeitamente equilibrado e pneus que te permitam fazer isso. Principalmente
porque é ali que você encontra aqueles décimos de segundo que são fundamentais
para um bom tempo de volta, e, com isso, manter um bom ritmo de corrida. O GP de
Silverstone exige muito mais do psicológico do piloto do que do físico, já que o
circuito é muito tranquilo e prazeroso de pilotar.
Acompanhe o vídeo em 3D sobre a utilização dos pneus na pista britânica no canal BORRACHATV do Youtube:
Pneus definidos
até agora, na temporada
P
Zero Vermelho
|
P
Zero Amarelo
|
P
Zero Branco
|
P
Zero Laranja
| |
Austrália
|
Macio
|
Médio
|
||
Malásia
|
Médio
|
Duro
| ||
Bahrein
|
Macio
|
Médio
|
||
China
|
Macio
|
Médio
|
||
Espanha
|
Médio
|
Duro
| ||
Mônaco
|
Supermacio
|
Macio
|
||
Canadá
|
Supermacio
|
Macio
|
||
Áustria
|
Supermacio
|
Macio
|
||
Inglaterra
|
Médio
|
Duro
|
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