Ele tem a personalidade que marcou o modelo e a economia que é o resultado da utilização do novo motor de 3 cilindros

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Foi uma avaliação das mais prazerosas, na verdade é como estar sentado em um carro do futuro no nosso presente. O FOX BlueMotion tem um ar de novidade, é um carro com linhas futuristas e agora vem equipado com a novidade mais importante da indústria em 2014, o novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211. É o motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, e o Fox BlueMotion foi o primeiro Volkswagen a contar com o propulsor, que é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, é Total Flex, sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol). E tem uma novidade que começa a fazer sucesso com os novos modelos da marca e de suas concorrentes: a partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.


Eu testei o modelo por 7 dias, na cidade e na estrada, abastecido com gasolina, para verificar a eficácia do modelo no quesito economia de combustível em comparação à potência desenvolvida. Foi um teste realmente muito proveitoso, o computador de bordo do modelo registrava na cidade um consumo médio de 12 km/l e na estrada, espantosos 17 km/l.


O carro não é apenas novo na mecânica de motor, a direção com assistência eletro-hidráulica reduz o consumo energético em 3%, em relação ao mesmo modelo com direção hidráulica, além da transmissão MQ200, que tem as relações alongadas em até 10% e possibilitada maior disposição de torque em baixos regimes de giro. A aerodinâmica do Fox BlueMotion foi desenvolvida em túnel de vento, e cada detalhe, inclusive os desenhos das calotas, foi elaborado com o objetivo de minimizar o arrasto aerodinâmico.


Isso faz do carro, que utiliza pneus de baixa resistência ao rolamento (chamados “verdes”), a nova calibração da suspensão e a diminuição do peso total em 29 kg, um modelo muito ágil quando se trafega em ruas e se procura estacionar em vagas minúsculas. No trânsito mais pesado da cidade, em horários de pico, onde existe a dificuldade enorme em se mudar de faixa nas grandes avenidas, o carro tem uma enorme vantagem para os outros modelos, a resposta sempre rápida do motor e sua capacidade de manobra facilitam muito esse tipo de troca de posições.


Na estrada, não é diferente. Equipado com muitos itens de conforto e segurança, o modelo tem airbags frontais, freios ABS com EBD e o já conhecido sistema ESS, tudo de série. Tem o indefectível e necessário computador de bordo, indicador digital de troca de marchas e o mais importante para quem trafega em rodovias, o Comfort Blinker, o leve toque na alavanca de seta para que se indique a direção que pretende tomar sem acioná-la por completo. Em condições de tráfego pesado, onde as ultrapassagens sobre veículos mais lentos são necessárias, o modelo se porta de forma excelente, tem respostas rápidas nas trocas de marchas e garante, na progressividade da direção em velocidades maiores, a dureza necessária para se ter o carro nas mãos.


Mesmo viajando com o ar-condicionado ligado, pouca ou quase nenhuma diferença é notada no desempenho do FOX BlueMotion, seu motor 1.0 engana o mais incrédulo usuário de motores de cilindradas maiores. É muito rápido nas respostas e muito firme nas acelerações. Eu fiz um percurso por estradas de curvas longas e retas curtas, onde a dificuldade de ultrapassagem era evidente. A transposição de veículos mais lentos se deu de uma forma muito tranqüila e suave, em nenhum momento houve risco de se tentar e não conseguir mudar de posição com o carro que ia à frente.


O modelo também tem um sistema combinado de som e informações, o I-System que é opcional para essa versão. Nele faz parte o pacote I-Trend, instrumento combinado do painel, com informações do rádio, status do telefone e os dados do computador de bordo, além das diversas funções do veículo, como informações do sistema ECO Comfort.


O preço sugerido é de R$ 34.440 com todos os itens de série e tem uma extensa lista de opcionais que podem deixar o modelo mais com a sua cara, mas não muda em essência, é o FOX, agora mais econômico e nervoso, muito nervoso.

Fox BlueMotion 1.0 – Itens de Série

Interior
Alças de segurança no teto
Banco com encosto traseiro rebatível
Banco do motorista com regulagem de altura
Chave canivete sem controle remoto
Console central com porta-copos
Conta-giros
Desembaçador traseiro
Direção eletro-hidráulica
Gaveta sob o banco do motorista
Parassol com espelho de cortesia dos lados direito e esquerdo
Indicador digital de consumo instantâneo de combustível
Computador de bordo
Indicador de troca de marchas
Tomada de 12 volts

Exterior
Grade do radiador na cor do veículo com design exclusivo
Lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador
Limpador do pára-brisa com temporizador
Pneus “verdes” com baixa resistência ao rolamento 175/70 R14
Rodas em aço 14”
Palhetas do limpador de pára-brisa tipo “Aerowischer”

Opcionais

Trend
Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
Faróis duplos escurecidos
Antena no teto
Fiação para 4 alto-falantes e 2 tweeters
Frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo
Parassóis iluminados com espelho LD/LE

I-Trend BlueMotion
Conteúdo do pacote Trend
Volante multifuncional com controle do rádio
I-System
CD - Player c/ MP3 + Bluetooth + entradas SD-Card e USB c/ interface para iPod
4 alto falantes e 2 tweeters

Kit V
Ar-condicionado
Vidros elétricos
Travamento central com controle remoto
Retrovisores externos com ajuste elétrico
Chave canivete com controle remoto
Abertura externa do porta malas
Porta-luvas com iluminação
Iluminação no porta-malas
Rede porta-objetos no porta-malas
Luzes de leitura dianteira e traseira
Iluminação interna com interruptores nas portas
Alarme keyless

Quatro portas

Pacote funcional II
Banco traseiro corrediço e coluna de direção ajustável em altura e distância

Faróis e lanterna de neblina

Sensor de estacionamento traseiro

4 Alto-falantes + 2 Tweeters