Ele tem a personalidade que
marcou o modelo e a economia que é o resultado da utilização do novo motor de 3
cilindros
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Foi uma avaliação das mais
prazerosas, na verdade é como estar sentado em um carro do futuro no nosso
presente. O FOX BlueMotion tem um ar de novidade, é um carro com linhas
futuristas e agora vem equipado com a novidade mais importante da indústria em
2014, o novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211. É o motor mais
moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, e o Fox BlueMotion foi o primeiro
Volkswagen a contar com o propulsor, que é produzido em São Carlos, no interior
de São Paulo, é Total Flex, sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm,
abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) com etanol. O torque máximo é de,
respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol). E tem uma novidade
que começa a fazer sucesso com os novos modelos da marca e de suas
concorrentes: a partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar
para gasolina.
Eu testei o modelo por 7 dias, na
cidade e na estrada, abastecido com gasolina, para verificar a eficácia do
modelo no quesito economia de combustível em comparação à potência
desenvolvida. Foi um teste realmente muito proveitoso, o computador de bordo do
modelo registrava na cidade um consumo médio de 12 km/l e na estrada,
espantosos 17 km/l.
O carro não é apenas novo na
mecânica de motor, a direção com assistência eletro-hidráulica reduz o consumo
energético em 3%, em relação ao mesmo modelo com direção hidráulica, além da
transmissão MQ200, que tem as relações alongadas em até 10% e possibilitada
maior disposição de torque em baixos regimes de giro. A aerodinâmica do Fox
BlueMotion foi desenvolvida em túnel de vento, e cada detalhe, inclusive os
desenhos das calotas, foi elaborado com o objetivo de minimizar o arrasto
aerodinâmico.
Isso faz do carro, que utiliza pneus
de baixa resistência ao rolamento (chamados “verdes”), a nova calibração da suspensão
e a diminuição do peso total em 29
kg , um modelo muito ágil quando se trafega em ruas e se
procura estacionar em vagas minúsculas. No trânsito mais pesado da cidade, em
horários de pico, onde existe a dificuldade enorme em se mudar de faixa nas grandes
avenidas, o carro tem uma enorme vantagem para os outros modelos, a resposta
sempre rápida do motor e sua capacidade de manobra facilitam muito esse tipo de
troca de posições.
Na estrada, não é diferente.
Equipado com muitos itens de conforto e segurança, o modelo tem airbags
frontais, freios ABS com EBD e o já conhecido sistema ESS, tudo de série. Tem o
indefectível e necessário computador de bordo, indicador digital de troca de
marchas e o mais importante para quem trafega em rodovias, o Comfort Blinker, o
leve toque na alavanca de seta para que se indique a direção que pretende tomar
sem acioná-la por completo. Em condições de tráfego pesado, onde as
ultrapassagens sobre veículos mais lentos são necessárias, o modelo se porta de
forma excelente, tem respostas rápidas nas trocas de marchas e garante, na
progressividade da direção em velocidades maiores, a dureza necessária para se
ter o carro nas mãos.
Mesmo viajando com o
ar-condicionado ligado, pouca ou quase nenhuma diferença é notada no desempenho
do FOX BlueMotion, seu motor 1.0 engana o mais incrédulo usuário de motores de
cilindradas maiores. É muito rápido nas respostas e muito firme nas
acelerações. Eu fiz um percurso por estradas de curvas longas e retas curtas,
onde a dificuldade de ultrapassagem era evidente. A transposição de veículos
mais lentos se deu de uma forma muito tranqüila e suave, em nenhum momento
houve risco de se tentar e não conseguir mudar de posição com o carro que ia à
frente.
O modelo também tem um sistema
combinado de som e informações, o I-System que é opcional para essa versão.
Nele faz parte o pacote I-Trend, instrumento combinado do painel, com informações
do rádio, status do telefone e os dados do computador de bordo, além das
diversas funções do veículo, como informações do sistema ECO Comfort.
O preço sugerido é de R$ 34.440
com todos os itens de série e tem uma extensa lista de opcionais que podem
deixar o modelo mais com a sua cara, mas não muda em essência, é o FOX, agora
mais econômico e nervoso, muito nervoso.
Fox BlueMotion
1.0 – Itens de Série
Interior
Alças de segurança
no teto
Banco com encosto
traseiro rebatível
Banco do motorista
com regulagem de altura
Chave canivete sem
controle remoto
Console central com
porta-copos
Conta-giros
Desembaçador
traseiro
Direção
eletro-hidráulica
Gaveta sob o banco
do motorista
Parassol com
espelho de cortesia dos lados direito e esquerdo
Indicador digital
de consumo instantâneo de combustível
Computador de bordo
Indicador de troca
de marchas
Tomada de 12 volts
Exterior
Grade do radiador
na cor do veículo com design exclusivo
Lavador e limpador
do vidro traseiro com temporizador
Limpador do pára-brisa
com temporizador
Pneus “verdes” com
baixa resistência ao rolamento 175/70 R14
Rodas em aço 14”
Palhetas do
limpador de pára-brisa tipo “Aerowischer”
Opcionais
Trend
Luzes indicadoras
de direção nos retrovisores
Faróis duplos
escurecidos
Antena no teto
Fiação para 4
alto-falantes e 2 tweeters
Frisos laterais,
retrovisores e maçanetas na cor do veículo
Parassóis
iluminados com espelho LD/LE
I-Trend
BlueMotion
Conteúdo do pacote
Trend
Volante
multifuncional com controle do rádio
I-System
CD - Player c/ MP3
+ Bluetooth + entradas SD-Card e USB c/ interface para iPod
4 alto falantes e 2
tweeters
Kit V
Ar-condicionado
Vidros elétricos
Travamento central
com controle remoto
Retrovisores
externos com ajuste elétrico
Chave canivete com
controle remoto
Abertura externa do
porta malas
Porta-luvas com
iluminação
Iluminação no
porta-malas
Rede porta-objetos
no porta-malas
Luzes de leitura
dianteira e traseira
Iluminação interna
com interruptores nas portas
Alarme keyless
Quatro portas
Pacote funcional II
Banco traseiro
corrediço e coluna de direção ajustável em altura e distância
Faróis e lanterna de neblina
Sensor de estacionamento traseiro
4 Alto-falantes + 2 Tweeters
0 Comentários