- "Com Bosch você se garante" conta histórias de quem faz parte da cadeia de reposição;
- Relação de parceria e confiança;
- Ambiente online é a grande aposta da empresa;

Texto e fotos: Bosch

A Bosch, por meio de sua divisão Automotive Aftermarket, lança em 2014 uma nova campanha de comunicação com o mercado. Com o slogan "Com Bosch você se garante", o objetivo da ação é destacar a relação de confiança e parceria da empresa junto aos mecânicos, varejistas, distribuidores de autopeças e clientes finais.


Para dar forma a esse conceito, 13 profissionais que integram o mercado de reposição automotiva contaram, espontaneamente, como a Bosch está inserida em suas trajetórias de vida. Os relatos trazem histórias emocionantes e mostram como esses prof issionais se garantem no dia a dia utilizando os produtos e serviços da empresa.
"Todas as narrativas têm em comum a confiança necessária para que as relações de trabalho garantam a melhor parceria entre ambas as partes", observa Elaine Durães, chefe de Marketing da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina.
Para facilitar o acesso ao resultado final desse trabalho, a Bosch criou o site www.minhavidacombosch.com.br, que traz a compilação de todos os depoimentos, bem como informações detalhadas sobre os produtos da empresa. "Essa é a primeira vez que apostamos na plataforma online como base para a campanha. Nossa intenção é de engajar o visitante do site e gerar o compartilhamento de cada história, e, obviamente, estimular a parceria entre a Bosch e os profissionais do mercado de reposição através da utilização do nosso portfólio de produtos e serviços", comenta Elaine.
Quem acessar a página poderá interagir "curtindo", comentando ou compartilhando o conteúdo. Os vídeos também podem ser conferidos no canal "Bosch Brasil" dentro do You Tube, no endereço: www.youtube.com/user/BoschBrasilOficial.
A campanha também será veiculada nos principais veículos do trade automotivo com a proposta de promover a integração entre o ambiente on e offline. "Os anúncios offline estão diretamente ligados ao conteúdo do site. Portanto, eles são como um convite para o acesso ao site a fim de que o leitor possa conhecer as histórias que temos para contar", informa a chefe de Marketing.
Uma outra novidade é que, pela primeira vez também, o conceito de uma campanha brasileira será expandido para a América Latina. Com o slogan "Con Bosch tu te aseguras", cada país irá contar histórias de personagens locais, respeitando as características e a estrutura dos negócios em cada região. "Quando pessoas reais contam suas experiências, a identificação e aceitação por parte do público é sempre muito positi va. Por isso, temos a certeza de que a campanha será um sucesso tanto no Brasil como nos demais países da América Latina", acredita Elaine Durães.


Evolução da campanha
O conceito "Com Bosch você se garante" dá continuidade a uma linha criativa que começou a ser desenvolvida há cinco anos. Em 2009 a divisão iniciou um diálogo mais próximo com o varejo por meio da campanha "Bosch é a peça. Peça Bosch", na qual o grande foco era fornecer informações e ressaltar os atributos dos produtos que integram o portfólio da empresa. "A proposta era auxiliar o trabalho dos vendedores e subsidiar a venda consultiva", observa a profissional.
Em 2012, foi a vez do tema "Eu peço Bosch" que se aproximava dos profissionais da reparação utilizando, de forma inédita, mecânicos reais nas peças de comunicação, estabelecendo uma conexão direta com o dia a dia desses profissionais.
Para 2014, o objetivo da nova campanha é condensar esse histórico e contemplar todos os elos da cadeia, incluindo o consumidor final. Dessa forma, o desenvolvimento do projeto contou com a integração de todas as frentes de comunicação do Aftermarket da Bosch.
Os responsáveis pelo relacionamento com o segmento de autopeças, equipamentos de diagnose e de serviços - esse último representado pela Rede Bosch Service, pelo Centro de Treinamento Técnico Automotivo e pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor - estudaram os atributos mais valorizados pelos profissionais de cada um desses segmentos. A partir daí surgiu o cerne da campanha: a importância da parceria nas relações profissionais. "Esse norte definiu o mote 'Com Bosch você se garante'", comenta Elaine Durães.
"Entendemos que só garante quem é um parceiro de verdade. E parceiro é aquele que não falha e não deixa na mão. É aquele que cumpre o que promete e que garante a melhor estrutura em todas as suas áreas de atuação", analisa Elaine.
A Bosch é a única no mercado a oferecer soluções integradas do "para-choque a para-choque", dentro do conceito "Parts, Bytes & Service" (Peças, Equipamentos e Serviços). Com o maior portfólio de autopeças, equipamentos de diagnose precisos e a maior rede de serviços do Brasil, a empresa está preparada para atender de forma mais completa o mercado da reposição e, consequentemente, oferecer uma parceria mais consistente e valiosa.