Empresa sobe uma posiĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o ao relatĂ³rio de 2013 da Interbrand

Texto e fotos: Nissan

A Nissan foi indicada como a quarta empresa mais "verde" do mundo no quarto relatĂ³rio Best Global Green Brands, produzido pela multinacional de consultoria de gestĂ£o de marca Interbrand. A empresa japonesa melhorou sua posiĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o ao ano passado, quando ficou na quinta posiĂ§Ă£o apĂ³s uma subida meteĂ³rica de 16 posições sobre o ranking de 2012.
A pesquisa anual reforçou a liderança da Nissan em veĂ­culos elĂ©tricos; o plano ambicioso de infraestrutura para esses carros e o apoio Ă s metas de sustentabilidade de diversos governos pelo mundo como os principais motivos para o quarto lugar alcançado. O relatĂ³rio leva em consideraĂ§Ă£o as prĂ¡ticas ambientais de uma empresa e as percepções que os clientes tĂªm em relaĂ§Ă£o a elas. O reconhecimento da Interbrand reforça o compromisso da companhia na reduĂ§Ă£o dos impactos ambientais e na comunicaĂ§Ă£o de suas atividades corporativas e produtos inovadores aos consumidores.


A Nissan tem como objetivo contribuir de forma prĂ¡tica para o desenvolvimento da mobilidade sustentĂ¡vel ao mesmo tempo em que busca o crescimento rentĂ¡vel da empresa. Um dos pilares da estratĂ©gia corporativa e para o meio ambiente Ă© manter sua liderança em veĂ­culos elĂ©tricos.
"Mais e mais pessoas querem comprar produtos de marcas que vĂªm de organizações nas quais confiam e acreditam", diz Roel De Vries, vice-presidente corporativo responsĂ¡vel pelas Ă¡reas de Marketing Global, Marcas e Comunicações da Nissan. "É um reflexo de tudo que estamos fazendo nesse tema. E confirma que estamos no caminho certo."
Os veĂ­culos elĂ©tricos (EV) nĂ£o emitem CO2 e sĂ£o reconhecidos como "amigĂ¡veis" ao meio ambiente. O Nissan LEAF Ă© o veĂ­culo elĂ©trico mais vendido da histĂ³ria, com mais de 120 mil unidades comercializadas em todo o mundo desde o lançamento, em dezembro de 2010. Este ano, a companhia lançou seu segundo veĂ­culo totalmente elĂ©trico, a van comercial e-NV200.
A Nissan tambĂ©m estĂ¡ trabalhando para construir uma infraestrutura para acelerar a massificaĂ§Ă£o da tecnologia dos elĂ©tricos. A empresa pretende triplicar o nĂºmero de dispositivos de recarga nas principais cidades dos Estados Unidos ao longo dos prĂ³ximos 18 meses. No JapĂ£o existem mais de seis mil carregadores disponĂ­veis para o pĂºblico, e a Nissan trabalha com diversas empresas para acelerar a criaĂ§Ă£o de mais pontos de recarga. Na Europa jĂ¡ existem 1.100 carregadores rĂ¡pidos.
No ButĂ£o, a Nissan coopera com o governo local para trocar a maioria dos veĂ­culos da frota oficial pelo Nissan LEAF, que tambĂ©m serĂ¡ utilizado como tĂ¡xi na capital Thimphu.

Best Global Green 2013
No ano passado, a Nissan teve um dos maiores crescimentos no relatĂ³rio da Interbrand. Na Ă©poca, o terceiro relatĂ³rio anual apontou que a fabricante japonesa saiu da 21ª posiĂ§Ă£o de 2012 para entrar pela primeira vez entre as dez principais, ficando em quinto lugar. O motivo principal para essa subida de 16 posições foi o efeito positivo que o LEAF, primeiro veĂ­culo 100% elĂ©trico produzido e vendido em massa, trouxe Ă  percepĂ§Ă£o do mercado consumidor. A marca conseguiu comunicar positivamente sua liderança em emissĂ£o zero Ă  opiniĂ£o pĂºblica.