- DĂ©cima vitĂ³ria consecutiva para a Audi;
- Membro do Conselho para Desenvolvimento, Prof. Dr. Ulrich Hackenberg: "Uma confirmaĂ§Ă£o da histĂ³ria de sucesso da tecnologia Audi TFSI";
Texto e fotos: Audi
O motor Audi 2,5 litros TFSI foi eleito “Motor Internacional do Ano 2014" na categoria entre 2 e 2,5 litros. Essa Ă© a quinta vez consecutiva que o motor de cinco cilindros recebe o tĂtulo.
Um jĂºri de especialistas internacionais, constituĂdo por 82 jornalistas automotivos, escolheu o 2.5 TFSI como vencedor em sua categoria. "PotĂªncia, desempenho e um som admirĂ¡vel - este motor tem tudo", esclareceu o jĂºri no arrazoado de sua decisĂ£o.
O 2.5 TFSI equipa o Audi RS Q3. O motor turboalimentado com injeĂ§Ă£o direta e 2.480 cm3 de cilindrada alcança potĂªncia mĂ¡xima de 228 kW (310 hp) entre 5.200 e 6.700 rpm. O torque mĂ¡ximo, 420 Nm, estĂ¡ disponĂvel entre 1.500 e 5.200 rpm. Com ele, o RS Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. A velocidade mĂ¡xima, limitada eletronicamente, Ă© 250 km/h.
Essa Ă© a dĂ©cima vez que a Audi Ă© premiada no concurso "International Engine of the Year". Entre 2005 e 2009, a marca conquistou o ambicionado tĂtulo com o motor 2.0 TFSI, na categoria entre 1,8 e 2 litros. Esta foi a quinta vitĂ³ria seguida do 2,5 litros TFSI.
"O motor de cinco cilindros tem uma longa tradiĂ§Ă£o, remontando ao Audi quattro original. As vitĂ³rias consecutivas confirmam o permanente sucesso da tecnologia Audi TFSI”, declarou o Dr. Ulrich Hackenberg, membro do conselho de direĂ§Ă£o da Audi para Desenvolvimento TecnolĂ³gico. “Vamos manter nosso intenso esforço para escrever mais uma pĂ¡gina da histĂ³ria de sucesso desta concepĂ§Ă£o."
O prĂªmio foi entregue hoje, durante a Engine Expo, mostra especializada em motores, realizada em Stuttgart, na Alemanha. "O 2.5 TFSI Ă© um verdadeiro motor de alta performance. Sua disponibilizaĂ§Ă£o de alto torque em baixas rotações e alta agilidade proporcionam o mĂ¡ximo de prazer ao dirigir”, afirmou o Dr. Stefan Knirsch, Chefe de Desenvolvimento de Trens de Força da AUDI AG.
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