O sedĂ£ da montadora chinesa tem,
entre outros requisitos, conforto de carro grande com preço de carro médio
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC
NĂ£o Ă© de hoje que os carros
chineses que desembarcam no Brasil estĂ£o sendo vistos com outros olhos. Dentre
todas as montadoras que importam modelos do paĂs asiĂ¡tico, a que mais cai no
gosto do brasileiro Ă© a JAC, talvez pela facilidade com que ela tenha
conseguido se ajustar ao desejo do consumidor, mais rĂ¡pido que as outras
compatriotas.
A caracterĂstica de se fazer
carros pequenos, eficientes, econĂ´micos e completos dĂ¡ um salto de qualidade, apresentando
para o mercado nacional um modelo mais ousado e que compete num segmento muito
disputado, com opções fortes das grandes montadoras japonesas, alemĂ£s e
americanas, o sedĂ£ grande. NĂ£o Ă© uma tarefa fĂ¡cil, mas o modelo que eu testei
durante 10 dias surpreende o mais cético apreciador desse tipo de carro.
O J5 Ă©, antes de mais nada, um
carro que agrada aos olhos. Ele Ă© classificado como sedĂ£
mĂ©dio, mas as dimensões sĂ£o de um sedĂ£ grande. Possui 4,59 metros de
comprimento, 1,77 metro
de largura e 2,71 de entre - eixos, o desenho Ă© de autoria do Centro de Design
da JAC Motors em Turim, ItĂ¡lia, em conjunto com o EstĂºdio Pininfarina. Ele tem linhas
arredondadas e cara de bom menino, nĂ£o chegou aqui por chegar, sofreu
160 modificações de seu modelo original. Uma delas foi a calibraĂ§Ă£o da
suspensĂ£o, para o J5 nĂ£o inclinar nas curvas. Outro item trabalhado foi o
Ăndice de NVH (noise, vibration e harshness, ou ruĂdo, vibraĂ§Ă£o e aspereza). Ele tem materiais fonoabsorventes nas colunas A, B e C, reduzindo o ruĂdo de motor, de
rodagem e de fatores externos.
Testei o modelo pelas ruas de SĂ£o
Paulo e na estrada, percorrendo em rodovia cerca de 150 Km , e lembra da cara de
bom menino? Ela ficou sĂ³ na aparĂªncia. Na cidade, o modelo se comporta muito
bem, o espaço interno e os itens de conforto, como o ar-condicionado digital e
o aparelho de som, criam uma atmosfera tranqĂ¼ila, deixando do lado de fora os
ruĂdos e todo o calor que o clima da cidade insiste em tornar oscilante. A
posiĂ§Ă£o do motorista e os bancos tratam tanto motorista como passageiros
agradavelmente, sĂ£o confortĂ¡veis e nĂ£o incomodam mesmo em situações de
congestionamento que nos obriga a ficar horas sentados no carro.
JĂ¡ na estrada a histĂ³ria Ă© outra.
O conjunto mecĂ¢nico tem o excelente motor 1.5 com bloco de alumĂnio e comando
variĂ¡vel de vĂ¡lvulas. Atinge a potĂªncia mĂ¡xima de 125 cv a 6.000 giros e o
torque mĂ¡ximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O propulsor faz com que o J5 acelere de
0 a 100 km/h em 11,8 segundos
e atinja uma velocidade mĂ¡xima de 188 km/h ”. Na parte de segurança, freios a
disco ventilados na dianteira e sĂ³lidos na traseira, ABS com EBD, rodas aro 16” , o pneus 205/55, e com o
opcional da roda aro 17” ,
a medida Ă© 215/45, airbag duplo, suspensĂ£o independente McPherson na frente e Dual Link na traseira e amortecedores
Tokiko. Outro importante item de segurança e que facilita a vida de quem tem
dificuldade em estacionar em vagas com pouco campo de visĂ£o, Ă© o sensor de
estacionamento na ré.
Com
tudo isso embarcado, fica fĂ¡cil entender o desempenho e a segurança que o
modelo oferece. Ele Ă© rĂ¡pido em retomadas e, em velocidade cruzeiro, nĂ£o
demonstra qualquer instabilidade, tanto em subidas, curvas longas e acentuadas,
quanto em grandes retas, o carro se comporta como se estivesse em uma
velocidade muito inferior a do velocĂmetro. Mesmo trabalhando com a transmissĂ£o
manual de 5 velocidades, dirigir o J5 Ă© prezeroso, nĂ£o cansa e o ambiente interno
Ă© dos mais agradĂ¡veis. Tanto na estrada quanto nas ruas desfrutei de um carro
forte e surpreendentemente econômico, mas aà cabe um dos dois senões que eu
colocaria no modelo.
Por ser
um carro dessa classe, talvez a opĂ§Ă£o por uma transmissĂ£o automĂ¡tica fosse
aconselhĂ¡vel para a montadora. Para alguns consumidores, ter esse tipo de carro
com esse modelo de cĂ¢mbio Ă© mais que necessĂ¡rio, seja por limitações fĂsicas ou
mesmo por conforto. A outra Ă© a utilizaĂ§Ă£o apenas de gasolina como combustĂvel,
que para algumas cidades brasileiras Ă© excelente. JĂ¡ aquelas em que o etanol
aparece como opĂ§Ă£o alĂ©m de energĂ©tica, econĂ´mica, a utilizaĂ§Ă£o do motor FLEX Ă©
quase que obrigatĂ³ria.
O
modelo tem preço fechado de R$ 51.990. É um carro bonito, eficiente, econômico
e tem 6 anos de garantia, tempo suficiente para se pensar, na troca, em ser
fiel Ă marca.
dados técnicos
|
LISTA DE EQUIPAMENTOS
Itens de SĂ©rie
|
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
|
●
|
Desembaçador traseiro
|
●
|
|
Retrovisores elétricos
|
●
|
|
LĂ¢mpadas halĂ³genas
|
●
|
|
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura
|
●
|
|
FarĂ³is de neblina (dianteira)
|
●
|
|
Lanternas de neblina (traseira)
|
●
|
|
Brake light
|
●
|
|
Luzes de leitura
|
●
|
|
Alças de segurança dianteiras e traseiras
|
●
|
|
Parassol com espelho de cortesia
|
●
|
|
Parassol com espelho iluminado
|
●
|
|
Acendedor de cigarros
|
●
|
|
Retrovisor interno antiofuscante
|
●
|
|
Espelho retrovisor elĂ©trico com repetidor de direĂ§Ă£o
|
●
|
|
Acabamento Interno
|
IluminaĂ§Ă£o do porta malas
|
●
|
Luzes de segurança nas portas
|
●
|
|
Porta revistas
|
●
|
|
Volante revestido em couro
|
●
|
|
Bancos em veludo
|
●
|
|
Assento do motorista com ajuste de altura
|
●
|
|
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
|
●
|
|
Equipamentos de
Segurança
|
Airbag duplo
|
●
|
Portas com barras de proteĂ§Ă£o lateral
|
●
|
|
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
|
●
|
|
Cintos dianteiros com pré-tensionador
|
●
|
|
Chave com destravamento remoto das portas
|
●
|
|
Trava central das portas
|
●
|
|
Alarme anti-furto
|
●
|
|
Travamento automĂ¡tico das portas Ă 15 km/h
|
●
|
|
Freio ABS com EBD
|
●
|
|
Sensor de estacionamento traseiro
|
●
|
|
Utilidades
|
Porta copos
|
●
|
Acendedor de cigarros / tomada (12V)
|
●
|
|
Tomada de energia (12V) extra
|
●
|
|
Luz de leitura
|
●
|
|
Antena impressa no para-brisa
|
●
|
|
IluminaĂ§Ă£o azul no painel de instrumentos
|
●
|
|
Itens de Conforto
|
Volante com regulagem de altura
|
●
|
DireĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica
|
●
|
|
Ar-condicionado
|
Digital
|
|
CD MP3 player com entrada USB
|
●
|
|
Abertura interna da tampa do tanque de combustĂvel
|
●
|
|
Seis alto-falantes
|
●
|
0 ComentĂ¡rios