O sedã da montadora chinesa tem,
entre outros requisitos, conforto de carro grande com preço de carro médio
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC
Não é de hoje que os carros
chineses que desembarcam no Brasil estão sendo vistos com outros olhos. Dentre
todas as montadoras que importam modelos do país asiático, a que mais cai no
gosto do brasileiro é a JAC, talvez pela facilidade com que ela tenha
conseguido se ajustar ao desejo do consumidor, mais rápido que as outras
compatriotas.
A característica de se fazer
carros pequenos, eficientes, econômicos e completos dá um salto de qualidade, apresentando
para o mercado nacional um modelo mais ousado e que compete num segmento muito
disputado, com opções fortes das grandes montadoras japonesas, alemãs e
americanas, o sedã grande. Não é uma tarefa fácil, mas o modelo que eu testei
durante 10 dias surpreende o mais cético apreciador desse tipo de carro.
O J5 é, antes de mais nada, um
carro que agrada aos olhos. Ele é classificado como sedã
médio, mas as dimensões são de um sedã grande. Possui 4,59 metros de
comprimento, 1,77 metro
de largura e 2,71 de entre - eixos, o desenho é de autoria do Centro de Design
da JAC Motors em Turim, Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina. Ele tem linhas
arredondadas e cara de bom menino, não chegou aqui por chegar, sofreu
160 modificações de seu modelo original. Uma delas foi a calibração da
suspensão, para o J5 não inclinar nas curvas. Outro item trabalhado foi o
índice de NVH (noise, vibration e harshness, ou ruído, vibração e aspereza). Ele tem materiais fonoabsorventes nas colunas A, B e C, reduzindo o ruído de motor, de
rodagem e de fatores externos.
Testei o modelo pelas ruas de São
Paulo e na estrada, percorrendo em rodovia cerca de 150 Km , e lembra da cara de
bom menino? Ela ficou só na aparência. Na cidade, o modelo se comporta muito
bem, o espaço interno e os itens de conforto, como o ar-condicionado digital e
o aparelho de som, criam uma atmosfera tranqüila, deixando do lado de fora os
ruídos e todo o calor que o clima da cidade insiste em tornar oscilante. A
posição do motorista e os bancos tratam tanto motorista como passageiros
agradavelmente, são confortáveis e não incomodam mesmo em situações de
congestionamento que nos obriga a ficar horas sentados no carro.
Já na estrada a história é outra.
O conjunto mecânico tem o excelente motor 1.5 com bloco de alumínio e comando
variável de válvulas. Atinge a potência máxima de 125 cv a 6.000 giros e o
torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O propulsor faz com que o J5 acelere de
0 a 100 km/h em 11,8 segundos
e atinja uma velocidade máxima de 188 km/h ”. Na parte de segurança, freios a
disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira, ABS com EBD, rodas aro 16” , o pneus 205/55, e com o
opcional da roda aro 17” ,
a medida é 215/45, airbag duplo, suspensão independente McPherson na frente e Dual Link na traseira e amortecedores
Tokiko. Outro importante item de segurança e que facilita a vida de quem tem
dificuldade em estacionar em vagas com pouco campo de visão, é o sensor de
estacionamento na ré.
Com
tudo isso embarcado, fica fácil entender o desempenho e a segurança que o
modelo oferece. Ele é rápido em retomadas e, em velocidade cruzeiro, não
demonstra qualquer instabilidade, tanto em subidas, curvas longas e acentuadas,
quanto em grandes retas, o carro se comporta como se estivesse em uma
velocidade muito inferior a do velocímetro. Mesmo trabalhando com a transmissão
manual de 5 velocidades, dirigir o J5 é prezeroso, não cansa e o ambiente interno
é dos mais agradáveis. Tanto na estrada quanto nas ruas desfrutei de um carro
forte e surpreendentemente econômico, mas aí cabe um dos dois senões que eu
colocaria no modelo.
Por ser
um carro dessa classe, talvez a opção por uma transmissão automática fosse
aconselhável para a montadora. Para alguns consumidores, ter esse tipo de carro
com esse modelo de câmbio é mais que necessário, seja por limitações físicas ou
mesmo por conforto. A outra é a utilização apenas de gasolina como combustível,
que para algumas cidades brasileiras é excelente. Já aquelas em que o etanol
aparece como opção além de energética, econômica, a utilização do motor FLEX é
quase que obrigatória.
O
modelo tem preço fechado de R$ 51.990. É um carro bonito, eficiente, econômico
e tem 6 anos de garantia, tempo suficiente para se pensar, na troca, em ser
fiel à marca.
dados técnicos
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LISTA DE EQUIPAMENTOS
Itens de Série
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Vidros elétricos dianteiros e traseiros
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Desembaçador traseiro
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Retrovisores elétricos
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Lâmpadas halógenas
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Faróis com regulagem elétrica de altura
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Faróis de neblina (dianteira)
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Lanternas de neblina (traseira)
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Brake light
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Luzes de leitura
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Alças de segurança dianteiras e traseiras
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Parassol com espelho de cortesia
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Parassol com espelho iluminado
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Acendedor de cigarros
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Retrovisor interno antiofuscante
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Espelho retrovisor elétrico com repetidor de direção
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Acabamento Interno
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Iluminação do porta malas
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Luzes de segurança nas portas
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Porta revistas
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Volante revestido em couro
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Bancos em veludo
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Assento do motorista com ajuste de altura
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Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
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Equipamentos de
Segurança
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Airbag duplo
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Portas com barras de proteção lateral
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Cintos traseiros laterais de 3 pontos
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Cintos dianteiros com pré-tensionador
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Chave com destravamento remoto das portas
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Trava central das portas
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Alarme anti-furto
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Travamento automático das portas à 15 km/h
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Freio ABS com EBD
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Sensor de estacionamento traseiro
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Utilidades
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Porta copos
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Acendedor de cigarros / tomada (12V)
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Tomada de energia (12V) extra
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Luz de leitura
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Antena impressa no para-brisa
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Iluminação azul no painel de instrumentos
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Itens de Conforto
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Volante com regulagem de altura
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Direção hidráulica
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Ar-condicionado
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Digital
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CD MP3 player com entrada USB
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Abertura interna da tampa do tanque de combustível
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Seis alto-falantes
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