O sedĂ£ da montadora chinesa tem, entre outros requisitos, conforto de carro grande com preço de carro mĂ©dio

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC

NĂ£o Ă© de hoje que os carros chineses que desembarcam no Brasil estĂ£o sendo vistos com outros olhos. Dentre todas as montadoras que importam modelos do paĂ­s asiĂ¡tico, a que mais cai no gosto do brasileiro Ă© a JAC, talvez pela facilidade com que ela tenha conseguido se ajustar ao desejo do consumidor, mais rĂ¡pido que as outras compatriotas.


A caracterĂ­stica de se fazer carros pequenos, eficientes, econĂ´micos e completos dĂ¡ um salto de qualidade, apresentando para o mercado nacional um modelo mais ousado e que compete num segmento muito disputado, com opções fortes das grandes montadoras japonesas, alemĂ£s e americanas, o sedĂ£ grande. NĂ£o Ă© uma tarefa fĂ¡cil, mas o modelo que eu testei durante 10 dias surpreende o mais cĂ©tico apreciador desse tipo de carro.


O J5 Ă©, antes de mais nada, um carro que agrada aos olhos. Ele Ă© classificado como sedĂ£ mĂ©dio, mas as dimensões sĂ£o de um sedĂ£ grande. Possui 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 de entre - eixos, o desenho Ă© de autoria do Centro de Design da JAC Motors em Turim, ItĂ¡lia, em conjunto com o EstĂºdio Pininfarina. Ele tem linhas arredondadas e cara de bom menino, nĂ£o chegou aqui por chegar, sofreu 160 modificações de seu modelo original. Uma delas foi a calibraĂ§Ă£o da suspensĂ£o, para o J5 nĂ£o inclinar nas curvas. Outro item trabalhado foi o Ă­ndice de NVH (noise, vibration e harshness, ou ruĂ­do, vibraĂ§Ă£o e aspereza). Ele tem materiais fonoabsorventes nas colunas A, B e C, reduzindo o ruĂ­do de motor, de rodagem e de fatores externos.


Testei o modelo pelas ruas de SĂ£o Paulo e na estrada, percorrendo em rodovia cerca de 150 Km, e lembra da cara de bom menino? Ela ficou sĂ³ na aparĂªncia. Na cidade, o modelo se comporta muito bem, o espaço interno e os itens de conforto, como o ar-condicionado digital e o aparelho de som, criam uma atmosfera tranqĂ¼ila, deixando do lado de fora os ruĂ­dos e todo o calor que o clima da cidade insiste em tornar oscilante. A posiĂ§Ă£o do motorista e os bancos tratam tanto motorista como passageiros agradavelmente, sĂ£o confortĂ¡veis e nĂ£o incomodam mesmo em situações de congestionamento que nos obriga a ficar horas sentados no carro.


JĂ¡ na estrada a histĂ³ria Ă© outra. O conjunto mecĂ¢nico tem o excelente motor 1.5 com bloco de alumĂ­nio e comando variĂ¡vel de vĂ¡lvulas. Atinge a potĂªncia mĂ¡xima de 125 cv a 6.000 giros e o torque mĂ¡ximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O propulsor faz com que o J5 acelere de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinja uma velocidade mĂ¡xima de 188 km/h”. Na parte de segurança, freios a disco ventilados na dianteira e sĂ³lidos na traseira, ABS com EBD, rodas aro 16”, o pneus 205/55, e com o opcional da roda aro 17”, a medida Ă© 215/45, airbag duplo, suspensĂ£o independente McPherson na frente e Dual Link na traseira e amortecedores Tokiko. Outro importante item de segurança e que facilita a vida de quem tem dificuldade em estacionar em vagas com pouco campo de visĂ£o, Ă© o sensor de estacionamento na rĂ©.


Com tudo isso embarcado, fica fĂ¡cil entender o desempenho e a segurança que o modelo oferece. Ele Ă© rĂ¡pido em retomadas e, em velocidade cruzeiro, nĂ£o demonstra qualquer instabilidade, tanto em subidas, curvas longas e acentuadas, quanto em grandes retas, o carro se comporta como se estivesse em uma velocidade muito inferior a do velocĂ­metro. Mesmo trabalhando com a transmissĂ£o manual de 5 velocidades, dirigir o J5 Ă© prezeroso, nĂ£o cansa e o ambiente interno Ă© dos mais agradĂ¡veis. Tanto na estrada quanto nas ruas desfrutei de um carro forte e surpreendentemente econĂ´mico, mas aĂ­ cabe um dos dois senões que eu colocaria no modelo.
Por ser um carro dessa classe, talvez a opĂ§Ă£o por uma transmissĂ£o automĂ¡tica fosse aconselhĂ¡vel para a montadora. Para alguns consumidores, ter esse tipo de carro com esse modelo de cĂ¢mbio Ă© mais que necessĂ¡rio, seja por limitações fĂ­sicas ou mesmo por conforto. A outra Ă© a utilizaĂ§Ă£o apenas de gasolina como combustĂ­vel, que para algumas cidades brasileiras Ă© excelente. JĂ¡ aquelas em que o etanol aparece como opĂ§Ă£o alĂ©m de energĂ©tica, econĂ´mica, a utilizaĂ§Ă£o do motor FLEX Ă© quase que obrigatĂ³ria.


O modelo tem preço fechado de R$ 51.990. É um carro bonito, eficiente, econômico e tem 6 anos de garantia, tempo suficiente para se pensar, na troca, em ser fiel à marca.

 dados tĂ©cnicos
  

Modelo
J5
Motor
1.5 VVT 16V
Dimensões totais
Comp. x Larg. x Alt. (mm)
4590×1765×1465
Entre eixos (mm)
2710
Peso em ordem de marcha (kg)
1315
Capacidade do porta-malas (l)
460
Capacidade do tanque de combustĂ­vel (l)
57
Tipo de motor
4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3)
1499
DiĂ¢metro (mm)
75
Curso (mm)
84,8
Comando de vĂ¡lvulas
DOHC 16V VVT
RelaĂ§Ă£o de compressĂ£o
10,5:1
PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)
125/5500
Torque MĂ¡ximo (kgfm/rpm)
15,5/4000
TransmissĂ£o
Manual de 5 Velocidades
RelaĂ§Ă£o de marchas
1ª.: 3.615
2ª.: 2053
3ª.:1393
4ª.: 1.031
5ª.:0.837
R: 3.25
RelaĂ§Ă£o final de transmissĂ£o: 4.294
SuspensĂ£o dianteira
Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora
SuspensĂ£o traseira
Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freios
Dianteiro a disco ventilado e traseiro a disco sĂ³lido com ABS e EBD
Pneus
205/55 R16 (opc. 215/45 R17)
Rodas
Em liga de alumĂ­nio 16" (opc 17”)
Velocidade mĂ¡xima
188 km/h
AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h
11,8 segundos

LISTA DE EQUIPAMENTOS

Itens de SĂ©rie
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Desembaçador traseiro
Retrovisores elétricos
LĂ¢mpadas halĂ³genas
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura
FarĂ³is de neblina (dianteira)
Lanternas de neblina (traseira)
Brake light
Luzes de leitura
Alças de segurança dianteiras e traseiras
Parassol com espelho de cortesia
Parassol com espelho iluminado
Acendedor de cigarros
Retrovisor interno antiofuscante
Espelho retrovisor elĂ©trico com repetidor de direĂ§Ă£o
Acabamento Interno
IluminaĂ§Ă£o do porta malas
Luzes de segurança nas portas
Porta revistas
Volante revestido em couro
Bancos em veludo
Assento do motorista com ajuste de altura
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Equipamentos de Segurança
Airbag duplo
Portas com barras de proteĂ§Ă£o lateral
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Chave com destravamento remoto das portas
Trava central das portas
Alarme anti-furto
Travamento automĂ¡tico das portas Ă  15 km/h
Freio ABS com EBD
Sensor de estacionamento traseiro
Utilidades
Porta copos
Acendedor de cigarros / tomada (12V)
Tomada de energia (12V) extra
Luz de leitura
Antena impressa no para-brisa
IluminaĂ§Ă£o azul no painel de instrumentos
Itens de Conforto
Volante com regulagem de altura
DireĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica
Ar-condicionado
Digital
CD MP3 player com entrada USB
Abertura interna da tampa do tanque de combustĂ­vel
Seis alto-falantes