O sedã da montadora chinesa tem, entre outros requisitos, conforto de carro grande com preço de carro médio

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC

Não é de hoje que os carros chineses que desembarcam no Brasil estão sendo vistos com outros olhos. Dentre todas as montadoras que importam modelos do país asiático, a que mais cai no gosto do brasileiro é a JAC, talvez pela facilidade com que ela tenha conseguido se ajustar ao desejo do consumidor, mais rápido que as outras compatriotas.


A característica de se fazer carros pequenos, eficientes, econômicos e completos dá um salto de qualidade, apresentando para o mercado nacional um modelo mais ousado e que compete num segmento muito disputado, com opções fortes das grandes montadoras japonesas, alemãs e americanas, o sedã grande. Não é uma tarefa fácil, mas o modelo que eu testei durante 10 dias surpreende o mais cético apreciador desse tipo de carro.


O J5 é, antes de mais nada, um carro que agrada aos olhos. Ele é classificado como sedã médio, mas as dimensões são de um sedã grande. Possui 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 de entre - eixos, o desenho é de autoria do Centro de Design da JAC Motors em Turim, Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina. Ele tem linhas arredondadas e cara de bom menino, não chegou aqui por chegar, sofreu 160 modificações de seu modelo original. Uma delas foi a calibração da suspensão, para o J5 não inclinar nas curvas. Outro item trabalhado foi o índice de NVH (noise, vibration e harshness, ou ruído, vibração e aspereza). Ele tem materiais fonoabsorventes nas colunas A, B e C, reduzindo o ruído de motor, de rodagem e de fatores externos.


Testei o modelo pelas ruas de São Paulo e na estrada, percorrendo em rodovia cerca de 150 Km, e lembra da cara de bom menino? Ela ficou só na aparência. Na cidade, o modelo se comporta muito bem, o espaço interno e os itens de conforto, como o ar-condicionado digital e o aparelho de som, criam uma atmosfera tranqüila, deixando do lado de fora os ruídos e todo o calor que o clima da cidade insiste em tornar oscilante. A posição do motorista e os bancos tratam tanto motorista como passageiros agradavelmente, são confortáveis e não incomodam mesmo em situações de congestionamento que nos obriga a ficar horas sentados no carro.


Já na estrada a história é outra. O conjunto mecânico tem o excelente motor 1.5 com bloco de alumínio e comando variável de válvulas. Atinge a potência máxima de 125 cv a 6.000 giros e o torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O propulsor faz com que o J5 acelere de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinja uma velocidade máxima de 188 km/h”. Na parte de segurança, freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira, ABS com EBD, rodas aro 16”, o pneus 205/55, e com o opcional da roda aro 17”, a medida é 215/45, airbag duplo, suspensão independente McPherson na frente e Dual Link na traseira e amortecedores Tokiko. Outro importante item de segurança e que facilita a vida de quem tem dificuldade em estacionar em vagas com pouco campo de visão, é o sensor de estacionamento na ré.


Com tudo isso embarcado, fica fácil entender o desempenho e a segurança que o modelo oferece. Ele é rápido em retomadas e, em velocidade cruzeiro, não demonstra qualquer instabilidade, tanto em subidas, curvas longas e acentuadas, quanto em grandes retas, o carro se comporta como se estivesse em uma velocidade muito inferior a do velocímetro. Mesmo trabalhando com a transmissão manual de 5 velocidades, dirigir o J5 é prezeroso, não cansa e o ambiente interno é dos mais agradáveis. Tanto na estrada quanto nas ruas desfrutei de um carro forte e surpreendentemente econômico, mas aí cabe um dos dois senões que eu colocaria no modelo.
Por ser um carro dessa classe, talvez a opção por uma transmissão automática fosse aconselhável para a montadora. Para alguns consumidores, ter esse tipo de carro com esse modelo de câmbio é mais que necessário, seja por limitações físicas ou mesmo por conforto. A outra é a utilização apenas de gasolina como combustível, que para algumas cidades brasileiras é excelente. Já aquelas em que o etanol aparece como opção além de energética, econômica, a utilização do motor FLEX é quase que obrigatória.


O modelo tem preço fechado de R$ 51.990. É um carro bonito, eficiente, econômico e tem 6 anos de garantia, tempo suficiente para se pensar, na troca, em ser fiel à marca.

 dados técnicos
  

Modelo
J5
Motor
1.5 VVT 16V
Dimensões totais
Comp. x Larg. x Alt. (mm)
4590×1765×1465
Entre eixos (mm)
2710
Peso em ordem de marcha (kg)
1315
Capacidade do porta-malas (l)
460
Capacidade do tanque de combustível (l)
57
Tipo de motor
4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3)
1499
Diâmetro (mm)
75
Curso (mm)
84,8
Comando de válvulas
DOHC 16V VVT
Relação de compressão
10,5:1
Potência Máxima (cv/rpm)
125/5500
Torque Máximo (kgfm/rpm)
15,5/4000
Transmissão
Manual de 5 Velocidades
Relação de marchas
1ª.: 3.615
2ª.: 2053
3ª.:1393
4ª.: 1.031
5ª.:0.837
R: 3.25
Relação final de transmissão: 4.294
Suspensão dianteira
Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira
Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freios
Dianteiro a disco ventilado e traseiro a disco sólido com ABS e EBD
Pneus
205/55 R16 (opc. 215/45 R17)
Rodas
Em liga de alumínio 16" (opc 17”)
Velocidade máxima
188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
11,8 segundos

LISTA DE EQUIPAMENTOS

Itens de Série
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Desembaçador traseiro
Retrovisores elétricos
Lâmpadas halógenas
Faróis com regulagem elétrica de altura
Faróis de neblina (dianteira)
Lanternas de neblina (traseira)
Brake light
Luzes de leitura
Alças de segurança dianteiras e traseiras
Parassol com espelho de cortesia
Parassol com espelho iluminado
Acendedor de cigarros
Retrovisor interno antiofuscante
Espelho retrovisor elétrico com repetidor de direção
Acabamento Interno
Iluminação do porta malas
Luzes de segurança nas portas
Porta revistas
Volante revestido em couro
Bancos em veludo
Assento do motorista com ajuste de altura
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Equipamentos de Segurança
Airbag duplo
Portas com barras de proteção lateral
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Chave com destravamento remoto das portas
Trava central das portas
Alarme anti-furto
Travamento automático das portas à 15 km/h
Freio ABS com EBD
Sensor de estacionamento traseiro
Utilidades
Porta copos
Acendedor de cigarros / tomada (12V)
Tomada de energia (12V) extra
Luz de leitura
Antena impressa no para-brisa
Iluminação azul no painel de instrumentos
Itens de Conforto
Volante com regulagem de altura
Direção hidráulica
Ar-condicionado
Digital
CD MP3 player com entrada USB
Abertura interna da tampa do tanque de combustível
Seis alto-falantes