Apesar de apenas mudanças
estĂ©ticas, o novo modelo Ă© mais rĂ¡pido e econĂ´mico, serĂ¡ mĂ¡gica?
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
O modelo que estĂ¡ na sua 9ª
geraĂ§Ă£o, consegue se renovar. A Honda apresentou a jornalistas especializados,
em um evento que aconteceu em seu centro educacional de transito, em
Indaiatuba, interior de SĂ£o Paulo, a versĂ£o 2015 do sedĂ£. O modelo que jĂ¡
vendeu desde 1992 quando chegou ao Brasil 500.000 unidades, dessas 120.000 sĂ³
da Ăºltima geraĂ§Ă£o, passou por uma mudança estĂ©tica para continuar competindo no
segmento Premium onde Ă© lĂder.
A principal mudança, que
apresentou resultados no desempenho e economia, Ă© a utilizaĂ§Ă£o de um novo tipo
de rodas e pneus escolhidos e através do
acerto realizado pela engenharia da Honda no Brasil. Ela trouxe melhor
dirigibilidade, alĂ©m de menor resistĂªncia ao rolamento, sem comprometer o conforto dos passageiros. Isso melhorou muito o
desempenho, e, acredite, também tem influencia direta na economia de
combustĂvel. Parece incrĂvel, mas em comparaĂ§Ă£o ao modelo 2014, parece ser
outro automĂ³vel.
Eu fui convidado para comprovar, em um test-drive, a
diferença entre os dois modelos. O face-lift feito no modelo faz com que tenha
uma cara mais agressiva. O design externo traz alterações, a grade dianteira renovada, a barra cromada
na tomada de ar inferior-central do pĂ¡ra-choque e os farĂ³is de neblina, com
novo desenho, agora em formato circular e nĂ£o mais elĂpticos como no modelo
anterior. A versĂ£o de entrada (LXS) incorporou o conceito FlexOne, sistema que
dispensa o sub-tanque para partida a frio.
O novo modelo estĂ¡ diferente em
alguns pontos estĂ©ticos, mas o coraĂ§Ă£o continua igual. O motor Ă© o i-VTEC 1.8l
SOHC, que produz 140 cv a 6.500 rpm com etanol e com gasolina, 139 cv a 6.200
rpm, alĂ©m da transmissĂ£o manual de seis velocidades, a versĂ£o LXS conta tambĂ©m
com a transmissĂ£o automĂ¡tica de cinco velocidades. JĂ¡ a versĂ£o LXR, que jĂ¡
tinha o sistema FlexOne, foi mantida a motorizaĂ§Ă£o i-VTEC 2.0l SOHC, que produz
155 cv com etanol e 150 cv com gasolina. A versĂ£o conta exclusivamente com a
transmissĂ£o automĂ¡tica e os paddle-shifters, que proporciona uma conduĂ§Ă£o mais
esportiva.
O teste, com dois carros na
versĂ£o LXR, foi feito em uma estrada vicinal, prĂ³xima ao CETH. Primeiro eu
testei o modelo 2014, nas mesmas condições de piso e abastecido com o mesmo
combustĂvel. O carro Ă© rĂ¡pido e seguro, o cĂ¢mbio automĂ¡tico tem engates
precisos e suaves, Ă© bom em retomadas de velocidade. A estrada Ă© cheia de
curvas, subidas e descidas, o carro se portou seguro mesmo em situações de
slalon, manteve a estabilidade e chegou rapidamente Ă velocidade da rodovia.
Fiz todo o circuito e voltei para
o centro de treinamento para a troca pelo novo modelo. Pude sentir logo de cara
que se tratava de um carro mais firme, a versĂ£o 2015 atĂ© parece que sofreu
mudanças mecĂ¢nicas. Ele tem um rolar mais fĂ¡cil e dĂ³cil, atinge a velocidade
limite da rodovia mais rĂ¡pido que seu antecessor, se mantĂ©m firme nas curvas,
usa menos marchas e pasme, o computador de bordo acusa um consumo menor de
combustĂvel. Na prĂ¡tica Ă© uma melhora considerĂ¡vel em relaĂ§Ă£o ao modelo 2014,
dĂ¡ mais prazer em dirigir.
O novo modelo, que chega Ă s
concessionĂ¡rias da marca a partir da prĂ³xima semana, com trĂªs anos de garantia
sem limite de quilometragem, e uma nova paleta de cores: Branco TafetĂ¡ SĂ³lido, Preto
Cristal Perolizado, Azul Denim MetĂ¡lico (Nova),
Cinza Barium MetĂ¡lico (Nova), Prata
Global MetĂ¡lico e Cinza Iridium MetĂ¡lico. Os preços sugeridos para as versões sĂ£o: LXS manual R$ 65.890,00, LXS automĂ¡tico R$ 68.890,00 e LXR automĂ¡tico R$
74.900,00.
E nĂ£o pĂ¡ra por ai, essa
antecipaĂ§Ă£o do lançamento dos dois modelos Ă© apenas um aperitivo para o
lançamento da versĂ£o top de linha (EXR), que chega em breve ao mercado. Se essa
Ă© a entrada, o prato principal deve surpreender.
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