FORD EUROPA LANÇA VERSĂƒO DO NEW FIESTA COM
MOTOR 1.0 DE 140 CV
A Ford apresentou na
Europa uma nova versĂ£o do New Fiesta com motor EcoBoost 1.0 de 140 cv
Texto e fotos: Ford
Chamada
Red and Black Edition, a ediĂ§Ă£o especial terĂ¡ um estilo exclusivo e a sua
potĂªncia por litro Ă© superior Ă de supercarros como Bugatti Veyron e Ferrari 458
Speciale: o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade mĂ¡xima
de 201 km/h.
A versĂ£o esportiva serĂ¡
oferecida em duas cores: vermelho com detalhes em preto e preto com detalhes em
vermelho, justificando o seu nome. O New Fiesta Red and Black Edition traz ainda
novas calibrações no controle do turbo, comando de vĂ¡lvulas, intercooler,
gerenciamento do acelerador e ponto de igniĂ§Ă£o que elevam a sua potĂªncia para
140 cv, com torque mĂ¡ximo de 180 Nm entre 1.400 a 5.000
rpm.
"Ele Ă© um dos carros de
rua mais rĂ¡pidos e mostra o enorme avanço que ele representa para o
desenvolvimento de motores, combinando a experiĂªncia de direĂ§Ă£o empolgante com a
economia de combustĂvel que os consumidores esperam", diz Joe Bakaj,
vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford
Europa.
Motor EcoBoost
1.0
A nova versĂ£o do EcoBoost
1.0 - eleito Motor Internacional do Ano em 2013 e 2012 - foi recalibrada para
gerar 12% mais potĂªncia. Como comparaĂ§Ă£o, ela tem mais que o dobro da potĂªncia
por litro do motor 1.6 de 100 cv que equipava o esportivo Fiesta S hĂ¡ apenas 10
anos e tambĂ©m melhora a economia de combustĂvel e as emissões de CO2
em mais de um terço: faz mais de 22 km/l e emite apenas 104 g/km de
CO2.
O motor Ford 1.0 EcoBoost
reĂºne as tecnologias de turbocompressor, duplo comando independente e variĂ¡vel
de vĂ¡lvulas (Ti-VCT) e injeĂ§Ă£o direta de alta pressĂ£o para oferecer um nĂvel
inĂ©dito de desempenho e eficiĂªncia. O seu turbo compacto e de baixa inĂ©rcia gira
a atĂ© 248.000 rpm - mais de 4.000 vezes por segundo e quase o dobro da rotaĂ§Ă£o
dos turbos dos carros atuais de FĂ³rmula 1 - com uma pressĂ£o de alimentaĂ§Ă£o de
2.6 bar (38 psi), mais que suficiente para encher os pneus de um New Fiesta.
"A Ăºnica alteraĂ§Ă£o de
hardware que fizemos para elevar sua potĂªncia a 140 cv foi uma junta do cabeçote
reforçada para suportar o aumento da pressĂ£o, o que comprova o design avançado
do EcoBoost 1.0", diz Andrew Fraser, gerente de CalibraĂ§Ă£o da Ford Europa. "O
pico de pressĂ£o nos pistões de 7 centĂmetros de diĂ¢metro Ă© de 124 bar (1.800
psi), o equivalente a mais de 5 toneladas, ou um elefante africano adulto
pisando em uma lata de refrigerante".
O motor EcoBoost 1.0
respondeu por quase 30% das vendas do New Fiesta na Europa no primeiro trimestre
de 2014 e contribuiu para manter o carro na liderança do segmento de compactos
naquele mercado, posiĂ§Ă£o que ocupa desde 2012.
FamĂlia 3 cilindros
Desenvolvido na Europa, no Centro de Pesquisa e
Engenharia Avançada em Aachen, na Alemanha, e no Centro Técnico de Dunton, no
Reino Unido, o motor usa um bloco compacto de ferro fundido que cabe no
bagageiro da cabine de um aviĂ£o. O EcoBoost 1.0 traz avanços que tambĂ©m estĂ£o
presentes no motor 1.0 3C Duplo Comando do futuro Novo Ka no Brasil.
Ele tem cabeçote de alumĂnio com coletor de escape
integrado e um design inovador no volante e na polia dianteira que garante um
desempenho mais refinado comparado aos motores convencionais de trĂªs
cilindros. Para reduĂ§Ă£o do atrito, usa
pistões com revestimento especial, anĂ©is de pistĂ£o de baixa tensĂ£o, vedações de
baixa fricĂ§Ă£o e correia imersa em Ă³leo. Uma bomba de Ă³leo variĂ¡vel adequa a
lubrificaĂ§Ă£o conforme a necessidade e otimiza a pressĂ£o de Ă³leo para aumentar a
eficiĂªncia do combustĂvel.
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