FORD EUROPA LANÇA VERSĂƒO DO NEW FIESTA COM MOTOR 1.0 DE 140 CV

A Ford apresentou na Europa uma nova versĂ£o do New Fiesta com motor EcoBoost 1.0 de 140 cv

Texto e fotos: Ford

Chamada Red and Black Edition, a ediĂ§Ă£o especial terĂ¡ um estilo exclusivo e a sua potĂªncia por litro Ă© superior Ă  de supercarros como Bugatti Veyron e Ferrari 458 Speciale: o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade mĂ¡xima de 201 km/h.


A versĂ£o esportiva serĂ¡ oferecida em duas cores: vermelho com detalhes em preto e preto com detalhes em vermelho, justificando o seu nome. O New Fiesta Red and Black Edition traz ainda novas calibrações no controle do turbo, comando de vĂ¡lvulas, intercooler, gerenciamento do acelerador e ponto de igniĂ§Ă£o que elevam a sua potĂªncia para 140 cv, com torque mĂ¡ximo de 180 Nm entre 1.400 a 5.000 rpm.


"Ele Ă© um dos carros de rua mais rĂ¡pidos e mostra o enorme avanço que ele representa para o desenvolvimento de motores, combinando a experiĂªncia de direĂ§Ă£o empolgante com a economia de combustĂ­vel que os consumidores esperam", diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.


Motor EcoBoost 1.0
A nova versĂ£o do EcoBoost 1.0 - eleito Motor Internacional do Ano em 2013 e 2012 - foi recalibrada para gerar 12% mais potĂªncia. Como comparaĂ§Ă£o, ela tem mais que o dobro da potĂªncia por litro do motor 1.6 de 100 cv que equipava o esportivo Fiesta S hĂ¡ apenas 10 anos e tambĂ©m melhora a economia de combustĂ­vel e as emissões de CO2 em mais de um terço: faz mais de 22 km/l e emite apenas 104 g/km de CO2.


O motor Ford 1.0 EcoBoost reĂºne as tecnologias de turbocompressor, duplo comando independente e variĂ¡vel de vĂ¡lvulas (Ti-VCT) e injeĂ§Ă£o direta de alta pressĂ£o para oferecer um nĂ­vel inĂ©dito de desempenho e eficiĂªncia. O seu turbo compacto e de baixa inĂ©rcia gira a atĂ© 248.000 rpm - mais de 4.000 vezes por segundo e quase o dobro da rotaĂ§Ă£o dos turbos dos carros atuais de FĂ³rmula 1 - com uma pressĂ£o de alimentaĂ§Ă£o de 2.6 bar (38 psi), mais que suficiente para encher os pneus de um New Fiesta.


"A Ăºnica alteraĂ§Ă£o de hardware que fizemos para elevar sua potĂªncia a 140 cv foi uma junta do cabeçote reforçada para suportar o aumento da pressĂ£o, o que comprova o design avançado do EcoBoost 1.0", diz Andrew Fraser, gerente de CalibraĂ§Ă£o da Ford Europa. "O pico de pressĂ£o nos pistões de 7 centĂ­metros de diĂ¢metro Ă© de 124 bar (1.800 psi), o equivalente a mais de 5 toneladas, ou um elefante africano adulto pisando em uma lata de refrigerante".
O motor EcoBoost 1.0 respondeu por quase 30% das vendas do New Fiesta na Europa no primeiro trimestre de 2014 e contribuiu para manter o carro na liderança do segmento de compactos naquele mercado, posiĂ§Ă£o que ocupa desde 2012.

FamĂ­lia 3 cilindros
Desenvolvido na Europa, no Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada em Aachen, na Alemanha, e no Centro TĂ©cnico de Dunton, no Reino Unido, o motor usa um bloco compacto de ferro fundido que cabe no bagageiro da cabine de um aviĂ£o. O EcoBoost 1.0 traz avanços que tambĂ©m estĂ£o presentes no motor 1.0 3C Duplo Comando do futuro Novo Ka no Brasil.
Ele tem cabeçote de alumĂ­nio com coletor de escape integrado e um design inovador no volante e na polia dianteira que garante um desempenho mais refinado comparado aos motores convencionais de trĂªs cilindros. Para reduĂ§Ă£o do atrito, usa pistões com revestimento especial, anĂ©is de pistĂ£o de baixa tensĂ£o, vedações de baixa fricĂ§Ă£o e correia imersa em Ă³leo. Uma bomba de Ă³leo variĂ¡vel adequa a lubrificaĂ§Ă£o conforme a necessidade e otimiza a pressĂ£o de Ă³leo para aumentar a eficiĂªncia do combustĂ­vel.