Empresas brasileiras: vantagens com os custos de combustĂ­veis mais baixos do mundo

Comparado com as principais economias do mundo, o Brasil tem um dos menores preços na bomba de gasolina. O custo do diesel chega a ser o mais baixo de todos os países

Texto e grĂ¡ficos: UHY

Este Ă© o resultado do novo estudo da UHY, rede internacional de contabilidade, auditoria e consultoria, representada no Brasil exclusivamente pela UHY Moreira.
De acordo com a UHY, enquanto alguns paĂ­ses cobram uma taxa mais baixa de imposto sobre o combustĂ­vel, o produto no Brasil ainda custa consideravelmente menos do que a maioria das outras grandes economias desenvolvidas, em especial dos paĂ­ses europeus.
Embora o imposto sobre os combustĂ­veis seja mais alto do que em relaĂ§Ă£o a alguns paĂ­ses, o custo real  no Brasil ainda Ă© consideravelmente menor do que em muitos paĂ­ses. Isto significa que  encher o tanque* de uma van Ford Transit com diesel no Brasil Ă© estimado em US$ 89,60, representando menos de metade do custo no Reino Unido, onde o preço do diesel Ă© o mais elevado.
Os especialistas da UHY dizem que o Brasil cobra menos de um terço do imposto na comparaĂ§Ă£o com alguns paĂ­ses europeus, proporcionando um impulso para as empresas, pois o diesel Ă© utilizado na maioria dos veĂ­culos comerciais. **
O custo de encher o tanque de uma van Ford Transit com gasolina no Brasil equivale a US$ 102,73, quase a metade do custo na Dinamarca, onde os preços da gasolina sĂ£o mais elevados.
Em comparaĂ§Ă£o, o Reino Unido, França e Alemanha cobram impostos de pelo menos 60%* na gasolina, e entre 40-60% para o diesel.
A UHY explica que o grande volume de petrĂ³leo produzido no Brasil ajuda a manter os preços do combustĂ­vel baixos.  Embora os ambientalistas argumentem que os impostos sobre combustĂ­veis sĂ£o importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, as empresas de transporte e pequenas e mĂ©dias empresas contrapõem informando que manter os custos baixos Ă© vital para todas as empresas.
Para o GNV - GĂ¡s Natural Veicular, uma alternativa mais ecolĂ³gica Ă  gasolina ou diesel, a taxa de tributaĂ§Ă£o no Brasil Ă© menor e atualmente estĂ¡ em 27,25%.
Para a UHY, este estudo revela a importĂ¢ncia de manter um controle rĂ­gido sobre os nĂ­veis de tributaĂ§Ă£o das empresas, especialmente porque a recuperaĂ§Ă£o da recessĂ£o estĂ¡ começando a ganhar força.
"Os impostos sobre os combustĂ­veis sĂ£o uma Ă¡rea em que os encargos sĂ£o mais leves do que em muitos outros paĂ­ses, o que Ă© provĂ¡vel que seja um benefĂ­cio importante para ajudar a estimular o crescimento e acelerar nossa recuperaĂ§Ă£o. Manter os impostos sobre o diesel, por exemplo, num nĂ­vel mais baixo, Ă© particularmente benĂ©fico para o rĂ¡pido crescimento de pequenas e mĂ©dias empresas e suas frotas de veĂ­culos comerciais, especialmente em setores como distribuiĂ§Ă£o e varejo. Essas empresas podem ser motores fundamentais da recuperaĂ§Ă£o econĂ´mica ", afirma Eric Waidergorn, diretor da UHY Moreira.
Segundo a UHY, a maioria das economias emergentes tĂªm nĂ­veis consideravelmente mais baixos de tributaĂ§Ă£o sobre o combustĂ­vel do que as economias desenvolvidas. Na MalĂ¡sia, o governo ainda oferece subsĂ­dios generosos sobre os combustĂ­veis.
"As economias emergentes sĂ£o muito mais focadas no crescimento e em prestar assistĂªncia Ă s empresas, atravĂ©s de reduĂ§Ă£o de impostos e subsĂ­dios, onde se faz necessĂ¡rio. A economia da MalĂ¡sia Ă© aquela que cobra impostos baixos sobre o consumo em geral e concentra-se na tributaĂ§Ă£o direta das empresas por meio de imposto sobre as sociedades  como o gerador chave de receita", explica Waidergorn.
Esses subsĂ­dios custam ao governo da MalĂ¡sia um valor estimado de US$ 14 bilhões por ano. Os subsĂ­dios tambĂ©m criaram problemas com o contrabando de combustĂ­vel para as vizinhas China e IndonĂ©sia, que tĂªm um custo muito mais elevado.
"Enquanto o governo da MalĂ¡sia perde uma grande quantidade de dinheiro por ter um subsĂ­dio aos combustĂ­veis, ele argumenta que faz tal contribuiĂ§Ă£o para ajudar no crescimento do PIB do  e que estĂ¡ disposto a aceitar a perda. Isso poderia ser um estĂ­mulo para o pensamento do governo brasileiro", observa Eric Waidergorn.

Encher o tanque de uma van Ford Transit com Diesel - proporĂ§Ă£o de custo composta de custo de combustĂ­vel e impostos (US$)


Encher o tanque de uma van Ford Transit com Gasolina - proporĂ§Ă£o de custo composta de custo de combustĂ­vel e impostos (US$)


Encher o tanque de uma van Ford Transit com GĂ¡s Natural Veicular - GNV - proporĂ§Ă£o de custo composta de custo de combustĂ­vel e impostos (US$)


* O tamanho do tanque: 80 litros para a gasolina e o diesel, 72 m3 (metros cĂºbicos) para GNV.
** As taxas de imposto incluem IVA, alguns ou todos os que podem ser recuperados por empresas em alguns paĂ­ses, incluindo os Estados-Membros da UE.