Empresas brasileiras: vantagens com os custos de combustĂveis mais baixos do mundo
Comparado com as principais economias do mundo, o Brasil tem um dos menores preços na bomba de gasolina. O custo do diesel chega a ser o mais baixo de todos os paĂses
Texto e grĂ¡ficos: UHY
Este Ă© o resultado do novo estudo da UHY, rede internacional de contabilidade, auditoria e consultoria, representada no Brasil exclusivamente pela UHY Moreira.
De acordo com a UHY, enquanto alguns paĂses cobram uma taxa mais baixa de imposto sobre o combustĂvel, o produto no Brasil ainda custa consideravelmente menos do que a maioria das outras grandes economias desenvolvidas, em especial dos paĂses europeus.
Embora o imposto sobre os combustĂveis seja mais alto do que em relaĂ§Ă£o a alguns paĂses, o custo real no Brasil ainda Ă© consideravelmente menor do que em muitos paĂses. Isto significa que encher o tanque* de uma van Ford Transit com diesel no Brasil Ă© estimado em US$ 89,60, representando menos de metade do custo no Reino Unido, onde o preço do diesel Ă© o mais elevado.
Os especialistas da UHY dizem que o Brasil cobra menos de um terço do imposto na comparaĂ§Ă£o com alguns paĂses europeus, proporcionando um impulso para as empresas, pois o diesel Ă© utilizado na maioria dos veĂculos comerciais. **
O custo de encher o tanque de uma van Ford Transit com gasolina no Brasil equivale a US$ 102,73, quase a metade do custo na Dinamarca, onde os preços da gasolina sĂ£o mais elevados.
Em comparaĂ§Ă£o, o Reino Unido, França e Alemanha cobram impostos de pelo menos 60%* na gasolina, e entre 40-60% para o diesel.
A UHY explica que o grande volume de petrĂ³leo produzido no Brasil ajuda a manter os preços do combustĂvel baixos. Embora os ambientalistas argumentem que os impostos sobre combustĂveis sĂ£o importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, as empresas de transporte e pequenas e mĂ©dias empresas contrapõem informando que manter os custos baixos Ă© vital para todas as empresas.
Para o GNV - GĂ¡s Natural Veicular, uma alternativa mais ecolĂ³gica Ă gasolina ou diesel, a taxa de tributaĂ§Ă£o no Brasil Ă© menor e atualmente estĂ¡ em 27,25%.
Para a UHY, este estudo revela a importĂ¢ncia de manter um controle rĂgido sobre os nĂveis de tributaĂ§Ă£o das empresas, especialmente porque a recuperaĂ§Ă£o da recessĂ£o estĂ¡ começando a ganhar força.
"Os impostos sobre os combustĂveis sĂ£o uma Ă¡rea em que os encargos sĂ£o mais leves do que em muitos outros paĂses, o que Ă© provĂ¡vel que seja um benefĂcio importante para ajudar a estimular o crescimento e acelerar nossa recuperaĂ§Ă£o. Manter os impostos sobre o diesel, por exemplo, num nĂvel mais baixo, Ă© particularmente benĂ©fico para o rĂ¡pido crescimento de pequenas e mĂ©dias empresas e suas frotas de veĂculos comerciais, especialmente em setores como distribuiĂ§Ă£o e varejo. Essas empresas podem ser motores fundamentais da recuperaĂ§Ă£o econĂ´mica ", afirma Eric Waidergorn, diretor da UHY Moreira.
Segundo a UHY, a maioria das economias emergentes tĂªm nĂveis consideravelmente mais baixos de tributaĂ§Ă£o sobre o combustĂvel do que as economias desenvolvidas. Na MalĂ¡sia, o governo ainda oferece subsĂdios generosos sobre os combustĂveis.
"As economias emergentes sĂ£o muito mais focadas no crescimento e em prestar assistĂªncia Ă s empresas, atravĂ©s de reduĂ§Ă£o de impostos e subsĂdios, onde se faz necessĂ¡rio. A economia da MalĂ¡sia Ă© aquela que cobra impostos baixos sobre o consumo em geral e concentra-se na tributaĂ§Ă£o direta das empresas por meio de imposto sobre as sociedades como o gerador chave de receita", explica Waidergorn.
Esses subsĂdios custam ao governo da MalĂ¡sia um valor estimado de US$ 14 bilhões por ano. Os subsĂdios tambĂ©m criaram problemas com o contrabando de combustĂvel para as vizinhas China e IndonĂ©sia, que tĂªm um custo muito mais elevado.
"Enquanto o governo da MalĂ¡sia perde uma grande quantidade de dinheiro por ter um subsĂdio aos combustĂveis, ele argumenta que faz tal contribuiĂ§Ă£o para ajudar no crescimento do PIB do e que estĂ¡ disposto a aceitar a perda. Isso poderia ser um estĂmulo para o pensamento do governo brasileiro", observa Eric Waidergorn.
Encher o tanque de uma van Ford Transit com Diesel - proporĂ§Ă£o de custo composta de custo de combustĂvel e impostos (US$)
Encher o tanque de uma van Ford Transit com Gasolina - proporĂ§Ă£o de custo composta de custo de combustĂvel e impostos (US$)
Encher o tanque de uma van Ford Transit com GĂ¡s Natural Veicular - GNV - proporĂ§Ă£o de custo composta de custo de combustĂvel e impostos (US$)
* O tamanho do tanque: 80 litros para a gasolina e o diesel, 72 m3 (metros cĂºbicos) para GNV.
** As taxas de imposto incluem IVA, alguns ou todos os que podem ser recuperados por empresas em alguns paĂses, incluindo os Estados-Membros da UE.
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