Concurso Volkswagen na Comunidade tem novo recorde de inscrições em 2014
 
  • Em sua 7ª ediĂ§Ă£o, concurso recebeu 569 inscrições de projetos de organizações sociais indicados por colaboradores da Volkswagen do Brasil
  • Concurso irĂ¡ premiar dez projetos sociais, com um total de R$ 400 mil (R$ 40 mil por instituiĂ§Ă£o), que deverĂ¡ ser investido em ações de transformaĂ§Ă£o social

Texto e fotos: Volkwagen

 
Em sua 7ª ediĂ§Ă£o, o concurso "Volkswagen na Comunidade", promovido pela FundaĂ§Ă£o Volkswagen, registrou recorde de inscrições, com 569 projetos de organizações sociais indicados por colaboradores da Volkswagen do Brasil.

Do total, 83 projetos foram inscritos por funcionĂ¡rios da unidade da Volkswagen do Brasil em SĂ£o Bernardo do Campo (SP); 67 da unidade de TaubatĂ© (SP); 42 de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais (PR) e 30 da unidade de SĂ£o Carlos (SP). As inscrições incluem ainda projetos indicados por colaboradores do Centro de Peças e AcessĂ³rios de Vinhedo (SP), com 19 projetos, a unidade de Jabaquara (SP), com 55, e dos escritĂ³rios regionais de vendas (111 projetos) e serviços financeiros (162 projetos).
No segundo semestre deste ano, o “7º Volkswagen na Comunidade” entregarĂ¡ um total de R$ 400 mil em prĂªmios aos dez projetos sociais vencedores, sendo R$ 40 mil para cada. A quantia recebida pelas organizações sem fins lucrativos que coordenam esses projetos deve ser investida em ações de transformaĂ§Ă£o social. Dos dez vencedores, nove correspondem aos melhores projetos inscritos na ediĂ§Ă£o atual do concurso. O outro vencedor receberĂ¡ o “PrĂªmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que serĂ¡ entregue Ă  instituiĂ§Ă£o vencedora do “6º Volkswagen na Comunidade” que melhor geriu, durante o ano todo, os recursos recebidos na Ăºltima ediĂ§Ă£o.


AlĂ©m do prĂªmio em dinheiro, as dez organizações vencedoras ganham curso de gestĂ£o, para administrar de forma sustentĂ¡vel seus projetos sociais. O curso de gestĂ£o tambĂ©m Ă© oferecido Ă s instituições finalistas no prĂªmio.
Em seu histĂ³rico, o “Volkswagen na Comunidade” jĂ¡ entregou 52 prĂªmios, totalizando R$ 1,8 milhĂ£o, e beneficiou 9.666 pessoas diretamente. Nas seis edições, foram inscritos 2.276 projetos provenientes de 20 Estados brasileiros.


Colaboradores engajados e transformações sociais
O “Volkswagen na Comunidade” trabalha em duas frentes. Uma delas Ă© promover o engajamento social dos colaboradores da Volkswagen do Brasil, pois eles sĂ£o os responsĂ¡veis por inscrever no concurso os projetos nos quais jĂ¡ atuam voluntariamente. AlĂ©m disso, o “Volkswagen na Comunidade” promove a transformaĂ§Ă£o social de comunidades, ao oferecer prĂªmios em dinheiro e curso de gestĂ£o Ă s instituições.
“Por meio do ‘Volkswagen na Comunidade’, a Volkswagen do Brasil demonstra sua preocupaĂ§Ă£o com o desenvolvimento social. De um lado, o concurso incentiva o engajamento dos colaboradores da empresa e tambĂ©m reconhece a dedicaĂ§Ă£o deles ao voluntariado. Por outro, os prĂªmios entregues Ă s instituições permitem que elas tenham condições financeiras e de gestĂ£o para colocarem seus projetos sociais em prĂ¡tica com excelĂªncia. Dessa forma, a FundaĂ§Ă£o Volkswagen contribui para que mais brasileiros possam ter um futuro ainda melhor”, afirma a diretora da FundaĂ§Ă£o Volkswagen, Keli Smaniotti.


FundaĂ§Ă£o Volkswagen soma mais de 1,3 milhĂ£o de alunos atendidos
A FundaĂ§Ă£o Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, jĂ¡ beneficiou na Ăºltima dĂ©cada, atĂ© o fechamento de 2013, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formaĂ§Ă£o continuada a 15.993 educadores da rede pĂºblica de ensino de 386 cidades. No perĂ­odo, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de educaĂ§Ă£o tambĂ©m apresentam resultados expressivos na frequĂªncia de participaĂ§Ă£o de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. AlĂ©m dos projetos de EducaĂ§Ă£o, a FundaĂ§Ă£o Volkswagen tambĂ©m oferece iniciativas com foco no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda.
Em 2014, a FundaĂ§Ă£o Volkswagen ampliou para 13 o nĂºmero de Estados brasileiros jĂ¡ atendidos em todo seu histĂ³rico de atuaĂ§Ă£o: Alagoas, AmapĂ¡, Bahia, CearĂ¡, EspĂ­rito Santo, Minas Gerais, ParĂ¡, ParaĂ­ba, ParanĂ¡, Pernambuco, PiauĂ­, Rio de Janeiro e SĂ£o Paulo. A estratĂ©gia de atuaĂ§Ă£o da FundaĂ§Ă£o Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores pĂºblico, privado e a sociedade civil organizada (Organizações nĂ£o-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem polĂ­ticas pĂºblicas e que sejam sustentĂ¡veis a longo prazo.