Audi RS Q3 jĂ¡ estĂ¡ Ă venda no
Brasil
- Primeiro modelo RS da famĂlia de SUVs da Audi tem desempenho de esportivo
- Motor 2.5 TFSI com cinco cilindros e 310 cv leva o RS Q3 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos
- Preço do modelo é de R$ 273.600,00
Texto e fotos: Audi
As concessionĂ¡rias Audi jĂ¡ estĂ£o vendendo no Brasil o novo RS
Q3, primeiro modelo da linha super esportiva da marca, desenvolvido para a
famĂlia Q de utilitĂ¡rios. O SUV compacto combina toda a praticidade do Audi Q3
para o uso diĂ¡rio com um desempenho excepcional para esta classe de veĂculos. O
RS Q3, que foi apresentado pare o pĂºblico na inauguraĂ§Ă£o do Audi Lounge SĂ£o
Paulo, na semana passada. O modelo necessita apenas 5,5 segundos para acelerar
de 0 a 100 km/h. A velocidade mĂ¡xima Ă© de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O motor que
equipa o RS Q3 foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um jĂºri de
especialistas automotivos por trĂªs anos consecutivos, desde 2010. O motor,
utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado
especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco
cilindros, ele gera 310 cv de potĂªncia, oferece 420 Nm de
torque.
O sistema de
conduĂ§Ă£o Audi Drive Select, equipamento de sĂ©rie, permite ao motorista
interferir no controle de vĂ¡lvulas do sistema de escape e na curva
caracterĂstica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. No
modo dinĂ¢mico, isso resulta em respostas mais Ă¡geis e numa sonoridade do motor
mais intensa.
O Audi Q3 RS
conta de sĂ©rie com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veĂculo
para e dĂ¡ partida novamente assim que o motorista tira o pĂ© do pedal do freio.
Outras medidas de eficiĂªncia, como a bomba de Ă³leo que funciona conforme a
necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de
combustĂvel.
O cĂ¢mbio S tronic
de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rĂ¡pida transmissĂ£o de
dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente
por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design
exclusivo RS. O carro conta tambĂ©m com a funĂ§Ă£o Launch Control (controle de
largada), semelhante Ă usada na FĂ³rmula 1, que proporciona arrancadas
extremamente dinĂ¢micas.
O RS Q3 tem
traĂ§Ă£o integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor
dirigibilidade e segurança nas mais diversas condições de piso e velocidade. O
coraĂ§Ă£o do sistema quattro de traĂ§Ă£o integral Ă© uma embreagem multidiscos
controlada eletronicamente, com acionamento hidrĂ¡ulico, localizada no eixo
traseiro, que administra a distribuiĂ§Ă£o mais adequada do torque entre os eixos a
cada momento.
Sem descuidar do
conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela conduĂ§Ă£o dinĂ¢mica e estabilidade. A
suspensĂ£o esportiva RS Ă© 25 mm mais baixa do que a da versĂ£o Q3 normal. Para
melhorar a distribuiĂ§Ă£o de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de
bagagem. A suspensĂ£o independente das rodas traseiras Ă© tipo four-link, com
quatro braços.
O sistema de
direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica de pinhĂ£o e cremalheira trabalha de maneira eficiente,
transmitindo uma sensaĂ§Ă£o de conduĂ§Ă£o firme e precisa. Outros equipamentos de
sĂ©rie sĂ£o o freio de estacionamento eletromecĂ¢nico e o assistente de partida em
subidas.
Os discos de
freio sĂ£o ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e tĂªm desenho do tipo
wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo
nas rodas dianteiras. Os discos tĂªm 365 mm de diĂ¢metro e contam com pinças de
oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de
estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e, se desejado, pode ser
desativado completamente.
Design
externo
Além da força do
motor, o Audi RS Q3 demonstra claramente seu carĂ¡ter especial atravĂ©s de
detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras
laterais do teto em alumĂnio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia,
pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro
na entrada de ar frontal.
As rodas de liga
leve tĂªm 19 polegadas de diĂ¢metro. O grande spoiler de teto, o para-choque
traseiro com difusor, as largas ponteiras elĂpticas do escapamento e a inscriĂ§Ă£o
RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a
versĂ£o RS Ă© 25 mm maior do que o Audi Q3.
Por
dentro
As linhas
esportivas do exterior tĂªm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de
instrumentos tĂªm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros
vermelhos. O sistema MMI e o display de informaĂ§Ă£o ao motorista saĂºdam o
condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a
pressĂ£o do turbo, temperatura do Ă³leo e contar com o cronĂ´metro para tempos de
volta.
Os pedais e o
apoio para os pĂ©s tĂªm acabamento em alumĂnio, enquanto as inserções decorativas
de sĂ©rie sĂ£o em preto brilhante. O revestimento do teto Ă© em tecido preto. Os
bancos esportivos tĂªm logotipos estampados RS Q3 e sĂ£o revestidos em Alcantara
preto.
O compartimento
de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros
com os bancos traseiros rebatidos. Outros equipamentos do modelo, além do
sistema de informaĂ§Ă£o ao motorista especĂfico da famĂlia RS, sĂ£o o Audi Parking
System Plus, farĂ³is xenon plus com luzes de conduĂ§Ă£o diurna em LEDs e lanternas
traseiras em LEDs que, quando nĂ£o estĂ£o acesas, exibem uma tonalidade
vermelho-escura.
Em termos de
informaĂ§Ă£o e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma
ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegaĂ§Ă£o MMI Plus.A versĂ£o
que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes
e 465 watts de potĂªncia de saĂda; e conexĂ£o Bluetooth.
O Audi RS Q3 Ă©
oferecido nas cores Branco Amalfi, Branco Geleira, Prata Gelo, Laranja Samoa,
Vermelho Misano, Azul Sepang, Cinza Daytona e Preto Fantasma. O preço sugerido é
R$ 273.600,00.
Audi RS Q3 –
especificações técnicas
Motor: 2.5 Turbo
FSI
Cilindros: 5 em
linha
Cilindrada (cm³)
/ vĂ¡lvulas por cilindro: 2.480 / 4
PotĂªncia (cv):
310 a 5.200 - 6.700 rpm
Torque (Nm): 420
entre 1.500 - 5.200 rpm
TransmissĂ£o
TraĂ§Ă£o quattro®
CĂ¢mbio S tronic 7
velocidades
Dimensões
Comprimento (mm):
4.410
Largura (mm):
1.841
Altura (mm):
1.580
DistĂ¢ncia entre
eixos (mm): 2.603
Peso (kg):
1.655
Capacidade do
tanque de combustĂvel (l): 64
Capacidade do
porta-malas: (l) 356
Desempenho
AceleraĂ§Ă£o: 0-100
km/h (s) 5,2
Velocidade mĂ¡xima: 250 km/h
(limitada eletronicamente)
0 ComentĂ¡rios