Audi RS Q3 jĂ¡ estĂ¡ Ă  venda no Brasil

  • Primeiro modelo RS da famĂ­lia de SUVs da Audi tem desempenho de esportivo
  • Motor 2.5 TFSI com cinco cilindros e 310 cv leva o RS Q3 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos
  • Preço do modelo Ă© de R$ 273.600,00

Texto e fotos: Audi

As concessionĂ¡rias Audi jĂ¡ estĂ£o vendendo no Brasil o novo RS Q3,  primeiro modelo da linha super esportiva da marca, desenvolvido para a famĂ­lia Q de utilitĂ¡rios. O SUV compacto combina toda a praticidade do Audi Q3 para o uso diĂ¡rio com um desempenho excepcional para esta classe de veĂ­culos. O RS Q3, que foi apresentado pare o pĂºblico na inauguraĂ§Ă£o do Audi Lounge SĂ£o Paulo, na semana passada. O modelo necessita apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade mĂ¡xima Ă© de 250 km/h (limitada eletronicamente).


O motor que equipa o RS Q3 foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um jĂºri de especialistas automotivos por trĂªs anos consecutivos, desde 2010. O motor, utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera 310 cv de potĂªncia, oferece 420 Nm de torque.
O sistema de conduĂ§Ă£o Audi Drive Select, equipamento de sĂ©rie, permite ao motorista interferir no controle de vĂ¡lvulas do sistema de escape e na curva caracterĂ­stica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. No modo dinĂ¢mico, isso resulta em respostas mais Ă¡geis e numa sonoridade do motor mais intensa.
O Audi Q3 RS conta de sĂ©rie com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veĂ­culo para e dĂ¡ partida novamente assim que o motorista tira o pĂ© do pedal do freio. Outras medidas de eficiĂªncia, como a bomba de Ă³leo que funciona conforme a necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustĂ­vel.
O cĂ¢mbio S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rĂ¡pida transmissĂ£o de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design exclusivo RS. O carro conta tambĂ©m com a funĂ§Ă£o Launch Control (controle de largada), semelhante Ă  usada na FĂ³rmula 1, que proporciona arrancadas extremamente dinĂ¢micas.


O RS Q3 tem traĂ§Ă£o integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor dirigibilidade e segurança nas mais diversas condições de piso e velocidade. O coraĂ§Ă£o do sistema quattro de traĂ§Ă£o integral Ă© uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidrĂ¡ulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuiĂ§Ă£o mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.
Sem descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela conduĂ§Ă£o dinĂ¢mica e estabilidade. A suspensĂ£o esportiva RS Ă© 25 mm mais baixa do que a da versĂ£o Q3 normal. Para melhorar a distribuiĂ§Ă£o de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A suspensĂ£o independente das rodas traseiras Ă© tipo four-link, com quatro braços.
O sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica de pinhĂ£o e cremalheira trabalha de maneira eficiente, transmitindo uma sensaĂ§Ă£o de conduĂ§Ă£o firme e precisa. Outros equipamentos de sĂ©rie sĂ£o o freio de estacionamento eletromecĂ¢nico e o assistente de partida em subidas.
Os discos de freio sĂ£o ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e tĂªm desenho do tipo wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos tĂªm 365 mm de diĂ¢metro e contam com pinças de oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e, se desejado, pode ser desativado completamente.

Design externo
AlĂ©m da força do motor, o Audi RS Q3 demonstra claramente seu carĂ¡ter especial atravĂ©s de  detalhes exclusivos da sĂ©rie RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumĂ­nio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.
As rodas de liga leve tĂªm 19 polegadas de diĂ¢metro. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elĂ­pticas do escapamento e a inscriĂ§Ă£o RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versĂ£o RS Ă© 25 mm maior do que o Audi Q3.

Por dentro
As linhas esportivas do exterior tĂªm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de instrumentos tĂªm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. O sistema MMI e o display de informaĂ§Ă£o ao motorista saĂºdam o condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a pressĂ£o do turbo, temperatura do Ă³leo e contar com o cronĂ´metro para tempos de volta.
Os pedais e o apoio para os pĂ©s tĂªm acabamento em alumĂ­nio, enquanto as inserções decorativas de sĂ©rie sĂ£o em preto brilhante. O revestimento do teto Ă© em tecido preto. Os bancos esportivos tĂªm logotipos estampados RS Q3 e sĂ£o revestidos em Alcantara preto.
O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outros equipamentos do modelo, alĂ©m do sistema de informaĂ§Ă£o ao motorista especĂ­fico da famĂ­lia RS, sĂ£o o Audi Parking System Plus, farĂ³is xenon plus com luzes de conduĂ§Ă£o diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs que, quando nĂ£o estĂ£o acesas, exibem uma tonalidade vermelho-escura.
Em termos de informaĂ§Ă£o e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegaĂ§Ă£o MMI Plus.A versĂ£o que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potĂªncia de saĂ­da; e conexĂ£o Bluetooth.
O Audi RS Q3 é oferecido nas cores Branco Amalfi, Branco Geleira, Prata Gelo, Laranja Samoa, Vermelho Misano, Azul Sepang, Cinza Daytona e Preto Fantasma. O preço sugerido é R$ 273.600,00.

Audi RS Q3 – especificações tĂ©cnicas
Motor: 2.5 Turbo FSI
Cilindros: 5 em linha
Cilindrada (cm³) / vĂ¡lvulas por cilindro: 2.480 / 4
PotĂªncia (cv): 310 a 5.200 - 6.700 rpm
Torque (Nm): 420 entre 1.500 - 5.200 rpm

TransmissĂ£o
TraĂ§Ă£o quattro®
CĂ¢mbio S tronic 7 velocidades

Dimensões
Comprimento (mm): 4.410
Largura (mm): 1.841
Altura (mm): 1.580
DistĂ¢ncia entre eixos (mm): 2.603
Peso (kg): 1.655
Capacidade do tanque de combustĂ­vel (l): 64
Capacidade do porta-malas: (l) 356

Desempenho
AceleraĂ§Ă£o: 0-100 km/h (s) 5,2
Velocidade mĂ¡xima: 250 km/h (limitada eletronicamente)