Iveco celebra 300 mil caminhões produzidos em Sete
Lagoas
Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, MG, chega Ă s
300 mil unidades finalizadas em busca de um objetivo ainda maior: se tornar
referĂªncia global em excelĂªncia fabril
Texto e fotos: Iveco
A entrega de um extrapesado premium Iveco Hi-Way Ă TrĂªs AmĂ©ricas LogĂstica e
Transportes simbolizou a marca de 300 mil caminhões produzidos pela fabricante
na unidade industrial de Sete Lagoas (MG). O veĂculo, entregue na sexta-feira,
dia 14, representa mais do que um simples dĂgito. Ele Ă© o coroamento do esforço
diĂ¡rio de quase 3 mil funcionĂ¡rios dedicados Ă produĂ§Ă£o de veĂculos da marca,
alĂ©m de toda uma cadeia de fornecedores e concessionĂ¡rios, que hoje somam
aproximadamente 100 casas Iveco em todo o PaĂs. “É o sĂmbolo maior do nosso
orgulho em trabalhar na fĂ¡brica de Sete Lagoas, por todo empenho e dedicaĂ§Ă£o em
oferecer produtos com o melhor em tecnologia, desempenho e conforto para as
atividades de nossos clientes”, resume Paolo Bianco, diretor industrial do
Complexo da Iveco em Sete Lagoas.
ReferĂªncia mundial em modernidade, a fĂ¡brica tem uma das operações mais
complexas da CNH Industrial ao redor do mundo. Isso porque, complementa Bianco,
“somos responsĂ¡veis pela fabricaĂ§Ă£o de veĂculos de todos os segmentos de
transporte rodoviĂ¡rio de cargas, incluindo desde os semileves e leves da linha
Daily até os extrapesados Premium Hi-Way, passando pelos blindados produzidos em
nossa unidade de veĂculos de defesa. É uma logĂstica ultracomplexa, com uma
quantidade enorme de peças e componentes movimentados todos os dias”.
Inaugurada em 2000, a fĂ¡brica se dispõe por uma Ă¡rea de 2,35 milhões de
metros quadrados, 600 mil metros quadrados dos quais ocupados, e com capacidade
instalada para finalizar 70 mil unidades por ano. O balanço dos quase 15 anos de
atividade industrial em solo brasileiro, diz Paolo, Ă© muito positivo, o que faz
a marca buscar resultados ainda melhores. Entre eles estĂ¡ a certificiaĂ§Ă£o World
Class Manufacturing, que a Iveco pretende alcançar ainda em 2014, um
reconhecimento da excelĂªncia da produtividade da fĂ¡brica.
“Ao longo do tempo, a Iveco se firmou como detentora de uma gama de produtos
e soluções que nenhuma concorrente do mercado detĂ©m, indo dos veĂculos leves aos
blindados Guaranis, produzidos em parceria com o Exército Brasileiro. O esforço
dos nossos colaboradores, fornecedores e concessionĂ¡rios nos levou a ser uma
empresa reconhecida pelo mercado, presente em todos os segmentos do transporte.
Contamos também com uma estrutura robusta, com profissionais voltados ao pronto
atendimento dos nossos clientes, nos permitindo prestar serviços de alta
qualidade. É o que nos faz dizer que a Iveco Ă© uma empresa campeĂ£, dentro e fora
das pistas”, afirma Marco Borba, vice-presidente da marca, tambĂ©m em alusĂ£o aos
tĂtulos brasileiro e sul-americano de FĂ³rmula Truck, conquistados pela Iveco em
2013.
300 mil
A emblemĂ¡tica unidade de nĂºmero 300 mil foi um Stralis Hi-Way 600S48, cujo
destino jĂ¡ estĂ¡ definido: a TrĂªs AmĂ©ricas LogĂstica e Transportes, empresa com
quase 30 anos de existĂªncia e muita experiĂªncia para partilhar. Com atividades
em trĂªs segmentos de transporte – carga geral, frigorificada e combustĂveis a
granel – a empresa tem em seu plantel clientes como JBS, Colgate, RaĂzen,
Petrobras e Nestlé, dentre outros.
O primeiro caminhĂ£o Iveco aportou na empresa em 2007. Rapidamente o
relacionamento se fortaleceu, e o nĂºmero cresceu. Hoje a TrĂªs AmĂ©ricas tem uma
frota de 250 veĂculos. Desse total, 60% sĂ£o da Iveco. Ao mencionar os modelos,
ClĂ¡udio Cavol, proprietĂ¡rio da transportadora, logo se entusiasma com os
Stralis, que representam a maioria dos Iveco em sua frota: “O Stralis Hi-Way Ă©
um marco no mercado brasileiro. É o mais confortĂ¡vel do segmento, os motoristas
disputam para dirigi-lo. Sem dizer que o consumo Ă© excelente!”
Em um PaĂs em que mĂ£o-de-obra especializada Ă© escassa, e cujo dĂ©ficit estĂ¡
estimado em 20% atualmente, zelar pelo conforto e bem-estar do motorista, mais
do que proporcionar boas condições de trabalho, se traduz em produtividade e
baixo Ăndice de turn over. “O tempo de casa de nossos profissionais estĂ¡ bem
acima da média que observamos no mercado. Por isso, oferecermos caminhões
modernos e confortĂ¡veis Ă© imprescindĂvel. E os caminhões Iveco tĂªm nos
proporcionado essa segurança junto a nossa equipe.”
A transportadora, com base em Campo Grande, MS, tem oito filiais espalhadas
pelo PaĂs, e boa parte de sua frota Ă© dedicada Ă s operações de seus clientes. O
caminhĂ£o 300 mil, no entanto, vai virar vitrine da prĂ³pria TrĂªs AmĂ©ricas.
“Implementaremos o chassi com um baĂº lonado. A ideia Ă© valorizar esta compra do
caminhĂ£o 300 mil, expondo-a no prĂ³prio veĂculo.”
TrajetĂ³ria do feito
Muito se passou nas instalações da Iveco em Sete Lagoas até que a marca dos
300 mil caminhões fosse alcançada. A começar pelo audacioso objetivo traçado em
2007, em que a companhia traçou planos estratégicos consistentes para se tornar,
dentro de cinco anos, um dos principais players do mercado brasileiro de
caminhões. Para cumprir essa meta, realizou uma série de investimentos entre
2007 e 2011, contemplando o lançamento de diversas linhas de produtos ao longo
deste perĂodo, o que transformou a Iveco em uma fabricante full liner, ou seja,
detentora de uma linha completa para o trasnporte de cargas.
No decorrer deste perĂodo, em junho de 2008 foi inaugurado o Centro de
Desenvolvimento de Produtos, CDP, dentro do Complexo Industrial da Iveco em Sete
Lagoas, o primeiro fora da Europa. “A inauguraĂ§Ă£o do CDP foi fundamental para
nos permitir oferecer produtos desenvolvidos para o mercado brasileiro,
atendendo Ă s necessidades e condições aqui existentes”, pontua Marcello Motta,
diretor de Plataforma e Engenharia do Produto. Pouco mais de um ano decorrido,
em setembro de 2009 foi a vez da unidade de montagem de veĂculos pesados iniciar
atividades.
Os resultados de tanto Ămpeto logo apareceram: em cinco anos as vendas da
marca no PaĂs quintuplicaram, elevando a participaĂ§Ă£o da Iveco de 3,7%, em 2006,
para pouco mais de 9% em 2012. Na produĂ§Ă£o, surgiu o primeiro marco: as 100 mil
unidades produzidas na fĂ¡brica de Sete Lagoas, em setembro de 2011, dos quais
70% fabricados entre 2008 e 2011.
Na sequĂªncia, um ciclo renovado de investimento trouxe para o Brasil novos
produtos Iveco e novos mercados para a marca. Em janeiro de 2013, foi lançado o
Vertis HD, fundamerntal para a consolidaĂ§Ă£o da Iveco no segmento do varejo. JĂ¡
no segundo semestre, foi a vez de chegar ao mercado nacional o extrapesado
premium Iveco Hi-Way, em lançamento quase simultĂ¢neo ao da Europa, onde o
veĂculo foi eleito o International Truck of the Year 2013, na feira
internacional de Hannover, na Alemanha.
O ano tambĂ©m marcou a inauguraĂ§Ă£o da primeira fĂ¡brica de veĂculos de defesa
da Iveco fora da Europa, para produĂ§Ă£o do blindado Guarani, em parceria com o
Exército Brasileiro. Com capacidade para até 11 pessoas e munido de uma série de
itens de alta tecnologia para proteger seus tripulantes mesmo em situações
extremas, o Guarani Ă© uma verdadeira inovaĂ§Ă£o resultante da experiĂªncia de mais
de 70 anos da Iveco na fabricaĂ§Ă£o de veĂculos de defesa.
A produĂ§Ă£o do blindado Guarani, em parceria com o ExĂ©rcito, ressalta uma nova
conquista da marca ao longo dos anos: a diversificaĂ§Ă£o do business Iveco,
presente também em segmentos como o transporte de passageiros e aplicações de
resgate e combate a incĂªndios. No primeiro caso, a Iveco jĂ¡ possui uma altamente
competitiva com as linhas Daily Minibus e Cityclass – um produto com mais de
6.000 unidades comercializadas para o programa federal Caminho da Escola. JĂ¡ no
segundo caso, a Iveco tem presença garantida nos aeroportos brasileiros com a
entrega dos primeiros veĂculos Magirus, que carregam tecnologia e tradiĂ§Ă£o
centenĂ¡ria para operar em situações de emergĂªncia.
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