Iveco celebra 300 mil caminhões produzidos em Sete Lagoas

Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, MG, chega Ă s 300 mil unidades finalizadas em busca de um objetivo ainda maior: se tornar referĂªncia global em excelĂªncia fabril

Texto e fotos: Iveco

A entrega de um extrapesado premium Iveco Hi-Way Ă  TrĂªs AmĂ©ricas LogĂ­stica e Transportes simbolizou a marca de 300 mil caminhões produzidos pela fabricante na unidade industrial de Sete Lagoas (MG). O veĂ­culo, entregue na sexta-feira, dia 14, representa mais do que um simples dĂ­gito. Ele Ă© o coroamento do esforço diĂ¡rio de quase 3 mil funcionĂ¡rios dedicados Ă  produĂ§Ă£o de veĂ­culos da marca, alĂ©m de toda uma cadeia de fornecedores e concessionĂ¡rios, que hoje somam aproximadamente 100 casas Iveco em todo o PaĂ­s. “É o sĂ­mbolo maior do nosso orgulho em trabalhar na fĂ¡brica de Sete Lagoas, por todo empenho e dedicaĂ§Ă£o em oferecer produtos com o melhor em tecnologia, desempenho e conforto para as atividades de nossos clientes”, resume Paolo Bianco, diretor industrial do Complexo da Iveco em Sete Lagoas.


ReferĂªncia mundial em modernidade, a fĂ¡brica tem uma das operações mais complexas da CNH Industrial ao redor do mundo. Isso porque, complementa Bianco, “somos responsĂ¡veis pela fabricaĂ§Ă£o de veĂ­culos de todos os segmentos de transporte rodoviĂ¡rio de cargas, incluindo desde os semileves e leves da linha Daily atĂ© os extrapesados Premium Hi-Way, passando pelos blindados produzidos em nossa unidade de veĂ­culos de defesa. É uma logĂ­stica ultracomplexa, com uma quantidade enorme de peças e componentes movimentados todos os dias”.
Inaugurada em 2000, a fĂ¡brica se dispõe por uma Ă¡rea de 2,35 milhões de metros quadrados, 600 mil metros quadrados dos quais ocupados, e com capacidade instalada para finalizar 70 mil unidades por ano. O balanço dos quase 15 anos de atividade industrial em solo brasileiro, diz Paolo, Ă© muito positivo, o que faz a marca buscar resultados ainda melhores. Entre eles estĂ¡ a certificiaĂ§Ă£o World Class Manufacturing, que a Iveco pretende alcançar ainda em 2014, um reconhecimento da excelĂªncia da  produtividade da fĂ¡brica.
“Ao longo do tempo, a Iveco se firmou como detentora de uma gama de produtos e soluções que nenhuma concorrente do mercado detĂ©m, indo dos veĂ­culos leves aos blindados Guaranis, produzidos em parceria com o ExĂ©rcito Brasileiro. O esforço dos nossos colaboradores, fornecedores e concessionĂ¡rios nos levou a ser uma empresa reconhecida pelo mercado, presente em todos os segmentos do transporte. Contamos tambĂ©m com uma estrutura robusta, com profissionais voltados ao pronto atendimento dos nossos clientes, nos permitindo prestar serviços de alta qualidade. É o que nos faz dizer que a Iveco Ă© uma empresa campeĂ£, dentro e fora das pistas”, afirma Marco Borba, vice-presidente da marca, tambĂ©m em alusĂ£o aos tĂ­tulos brasileiro e sul-americano de FĂ³rmula Truck,  conquistados pela Iveco em 2013.

300 mil
A emblemĂ¡tica unidade de nĂºmero 300 mil foi um Stralis Hi-Way 600S48, cujo destino jĂ¡ estĂ¡ definido: a TrĂªs AmĂ©ricas LogĂ­stica e Transportes, empresa com quase 30 anos de existĂªncia e muita experiĂªncia para partilhar. Com atividades em trĂªs segmentos de transporte – carga geral, frigorificada e combustĂ­veis a granel – a empresa tem em seu plantel clientes como JBS, Colgate, RaĂ­zen, Petrobras e NestlĂ©, dentre outros.
O primeiro caminhĂ£o Iveco aportou na empresa em 2007. Rapidamente o relacionamento se fortaleceu, e o nĂºmero cresceu. Hoje a TrĂªs AmĂ©ricas tem uma frota de 250 veĂ­culos. Desse total, 60% sĂ£o da Iveco. Ao mencionar os modelos, ClĂ¡udio Cavol, proprietĂ¡rio da transportadora, logo se entusiasma com os Stralis, que representam a maioria dos Iveco em sua frota: “O Stralis Hi-Way Ă© um marco no mercado brasileiro. É o mais confortĂ¡vel do segmento, os motoristas disputam para dirigi-lo. Sem dizer que o consumo Ă© excelente!”
Em um PaĂ­s em que mĂ£o-de-obra especializada Ă© escassa, e cujo dĂ©ficit estĂ¡ estimado em 20% atualmente, zelar pelo conforto e bem-estar do motorista, mais do que proporcionar boas condições de trabalho, se traduz em produtividade e baixo Ă­ndice de turn over. “O tempo de casa de nossos profissionais estĂ¡ bem acima da mĂ©dia que observamos no mercado. Por isso, oferecermos caminhões modernos e confortĂ¡veis Ă© imprescindĂ­vel. E os caminhões Iveco tĂªm nos proporcionado essa segurança junto a nossa equipe.”
A transportadora, com base em Campo Grande, MS, tem oito filiais espalhadas pelo PaĂ­s, e boa parte de sua frota Ă© dedicada Ă s operações de seus clientes. O caminhĂ£o 300 mil, no entanto, vai virar vitrine da prĂ³pria TrĂªs AmĂ©ricas. “Implementaremos o chassi com um baĂº lonado. A ideia Ă© valorizar esta compra do caminhĂ£o 300 mil, expondo-a no prĂ³prio veĂ­culo.”

TrajetĂ³ria do feito
Muito se passou nas instalações da Iveco em Sete Lagoas até que a marca dos 300 mil caminhões fosse alcançada. A começar pelo audacioso objetivo traçado em 2007, em que a companhia traçou planos estratégicos consistentes para se tornar, dentro de cinco anos, um dos principais players do mercado brasileiro de caminhões. Para cumprir essa meta, realizou uma série de investimentos entre 2007 e 2011, contemplando o lançamento de diversas linhas de produtos ao longo deste período, o que transformou a Iveco em uma fabricante full liner, ou seja, detentora de uma linha completa para o trasnporte de cargas.
No decorrer deste perĂ­odo, em junho de 2008 foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento de Produtos, CDP, dentro do Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, o primeiro fora da Europa. “A inauguraĂ§Ă£o do CDP foi fundamental para nos permitir oferecer produtos desenvolvidos para o mercado brasileiro, atendendo Ă s necessidades e condições aqui existentes”, pontua Marcello Motta, diretor de Plataforma e Engenharia do Produto. Pouco mais de um ano decorrido, em setembro de 2009 foi a vez da unidade de montagem de veĂ­culos pesados iniciar atividades.
Os resultados de tanto Ă­mpeto logo apareceram: em cinco anos as vendas da marca no PaĂ­s quintuplicaram, elevando a participaĂ§Ă£o da Iveco de 3,7%, em 2006, para pouco mais de 9% em 2012. Na produĂ§Ă£o, surgiu o primeiro marco: as 100 mil unidades produzidas na fĂ¡brica de Sete Lagoas, em setembro de 2011, dos quais 70% fabricados entre 2008 e 2011.
Na sequĂªncia, um ciclo renovado de investimento trouxe para o Brasil novos produtos Iveco e novos mercados para a marca. Em janeiro de 2013, foi lançado o Vertis HD, fundamerntal para a consolidaĂ§Ă£o da Iveco no segmento do varejo. JĂ¡ no segundo semestre, foi a vez de chegar ao mercado nacional o extrapesado premium Iveco Hi-Way, em lançamento quase simultĂ¢neo ao da Europa, onde o veĂ­culo foi eleito o International Truck of the Year 2013, na feira internacional de Hannover, na Alemanha.
O ano tambĂ©m marcou a inauguraĂ§Ă£o da primeira fĂ¡brica de veĂ­culos de defesa da Iveco fora da Europa, para produĂ§Ă£o do blindado Guarani, em parceria com o ExĂ©rcito Brasileiro. Com capacidade para atĂ© 11 pessoas e munido de uma sĂ©rie de itens de alta tecnologia para proteger seus tripulantes mesmo em situações extremas, o Guarani Ă© uma verdadeira inovaĂ§Ă£o resultante da experiĂªncia de mais de 70 anos da Iveco na fabricaĂ§Ă£o de veĂ­culos de defesa.
A produĂ§Ă£o do blindado Guarani, em parceria com o ExĂ©rcito, ressalta uma nova conquista da marca ao longo dos anos: a diversificaĂ§Ă£o do business Iveco, presente tambĂ©m em segmentos como o transporte de passageiros e aplicações de resgate e combate a incĂªndios. No primeiro caso, a Iveco jĂ¡ possui uma altamente competitiva com as linhas Daily Minibus e Cityclass – um produto com mais de 6.000 unidades comercializadas para o programa federal Caminho da Escola. JĂ¡ no segundo caso, a Iveco tem presença garantida nos aeroportos brasileiros com a entrega dos primeiros veĂ­culos Magirus, que carregam tecnologia e tradiĂ§Ă£o centenĂ¡ria para operar em situações de emergĂªncia.