Volkswagen Kombi Last Edition é exportada para o México
- 50 unidades da Kombi foram embarcadas para o mercado mexicano
- Modelo histórico da Volkswagen será numerado com placa de identificação no painel e certificado de autenticidade
- Design funcional, grande capacidade de carga e versatilidade são a base do sucesso da Kombi, primeiro modelo fabricado pela Volkswagen do Brasil
- Fábrica de Puebla, no México, produziu outro ícone da marca, o último Fusca da primeira geração, em 2003
Texto e fotos: Volkswagen
A Volkswagen do Brasil, seguindo o planejamento de exportação da Kombi Last Edition, embarcou um lote com 50 unidades do modelo icônico para o México. Os veículos foram embarcados na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde foram produzidos, e seguiram diretamente para o Porto de Santos.
O lote com as 50 unidades embarcaram no navio Sirius Leader, com toda a proteção e o cuidado necessários para preservar veículos que já nasceram históricos. Afinal, a Kombi foi produzida na fábrica Anchieta entre 1957 e 2013 e é um dos modelos mais longevos da história da indústria automobilística mundial.
A chegada do lote com 50 unidades ao Porto de VeraCruz, no México, está prevista para o dia 25 de Fevereiro. As unidades serão encaminhadas para a Volkswagen do México, que fará a distribuição dos veículos aos clientes interessados na aquisição de um verdadeiro clássico da Volkswagen.
O México tem tradição em veículos históricos da marca. A planta de Puebla, que hoje fabrica os modelos Jetta e Fusca vendidos no Brasil, também produziu o último Fusca (Beetle) da primeira geração, em 2003. Até hoje o modelo é considerado um dos mais desejados entre os colecionadores de automóveis antigos em todo o mundo.
Entre os fãs e colecionadores da marca, a Kombi Last Edition tem tudo para seguir o mesmo caminho de sucesso do “Volkswagen Sedan Última Edición”, como era conhecido o último Fusca original mexicano.
Kombi Last Edition – uma série mais do que especial
Com produção limitada a 1.200 unidades, a Kombi Last Edition chegou ao mercado nacional em setembro do ano passado. A unidade 0001/1200 já está exposta no museu de Autostadt - a Cidade do Automóvel do Grupo Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha.
A edição especial traz itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às versões do veículo fabricadas no País desde 1957. As unidades são numeradas e têm placa de identificação.
A pintura da Kombi Last Edition é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas são pintadas de branco. A grade dianteira superior é também pintada na cor azul, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.
Os pneus com faixa branca dão um toque a mais de requinte e nostalgia ao modelo. Os vidros são escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. As setas dianteiras têm lentes de cristal branco. Nas laterais também se destacam os adesivos que identificam a série especial “56 anos – Kombi Last Edition”.
Aposentadoria digna
A Volkswagen preparou uma ampla campanha para homenagear o utilitário que começou a ser produzido em São Bernardo do Campo no dia 2 de setembro de 1957.
A primeira etapa da campanha, lançada em setembro do ano passado, contava com um anúncio impresso que tinha como tema o “deslançamento” da Kombi e com o hotsite “www.vw.com.br/kombi”, onde usuários e fãs da “perua” contam histórias vividas com ela, enviando textos, fotos ou vídeos.
A partir dos relatos feitos no site, que já somaram centenas de histórias, foram selecionadas algumas pessoas que foram homenageadas pela Kombi no “anúncio-testamento”, que foi publicado nos principais meios de comunicação do País.
Entre os 15 “desejos da Kombi”, o 14º foi o grande encontro exclusivo de unidades do modelo, em que fãs e colecionadores puderam viver um dia histórico na fábrica Anchieta, onde a Kombi foi produzida ao longo desses 56 anos.
Aos 60 anos, Volkswagen encerra 2013 com aumento nas exportações
Em 2013, a Volkswagen registrou um aumento de 4,33% no volume de exportações em relação a 2012. Foram 148.933 unidades enviadas para 15 países em 2013. O Gol é o carro mais exportado da marca e da indústria no ano, com 80.092 unidades exportadas para 13 mercados.
O sucesso da renovação da família Gol, iniciada em 2012 e concluída no início de 2013 com a chegada da Nova Saveiro, se consolidou nos mercados e foi o principal motivo do crescimento das vendas externas.
A Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de veículos do País e líder em exportações do setor automobilístico brasileiro, com mais de 3 milhões de unidades (automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram início as vendas da marca para o Exterior.
Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal mercado de exportações; a marca, no entanto, já vendeu seus modelos para 147 países, nos cinco continentes. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Volkswagen do Brasil é a 15ª maior empresa exportadora do País, considerando todos os setores, e a primeira automobilística do ranking.
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