Vendas de automĂ³veis e de comerciais leves das associadas da ABEIVA registraram crescimento de 8,7% em janeiro de 2014, em comparaĂ§Ă£o a janeiro de 2013
  
Na comparaĂ§Ă£o com dezembro de 2013, houve queda de 3,2%

Texto e grĂ¡ficos: Abeiva

As 30 marcas de veĂ­culos e de comerciais leves associadas da ABEIVA (AssociaĂ§Ă£o Brasileira das Empresas Importadoras de VeĂ­culos Automotores) mantiveram, em janeiro de 2014, o ritmo de crescimento de vendas que tem sido registrado desde setembro de 2013, no comparativo com o mesmo perĂ­odo do ano anterior.


EMPLACAMENTOS ASSOCIADAS DA ABEIVA
COMPARATIVO DOS MESES




VARIAĂ‡ĂƒO

Set 13/Set 12
+3,8%
Out 13/Out 12
+5,8%
Nov 13/Nov 12
+5,9%
Dez 13/Dez 12
+4,4%
Jan 14/ Jan 13
+8,7%














Em janeiro de 2014, as associadas da entidade emplacaram 9.536 veĂ­culos e comerciais leves, queda de 3,2% na comparaĂ§Ă£o com o mĂªs de dezembro de 2013. “Em 2014, poderemos realmente comparar o desempenho das nossas associadas com o ano anterior, pois 2013 foi o primeiro ano completo de vendas das importadoras com o aumento dos 30 pontos do IPI, implementado pelo Programa Inovar-Auto. A comparaĂ§Ă£o de 2013 com 2012 ficou distorcida, pois nos primeiros meses de 2012 muitas importadoras ainda possuĂ­am estoque de veĂ­culos embarcados antes do aumento”, declara Flavio Padovan, presidente da ABEIVA. 

Os 9.536 veĂ­culos e comerciais leves vendidos pelas marcas associadas da ABEIVA em janeiro de 2014 mantĂªm a participaĂ§Ă£o de mercado estĂ¡vel em 3,18% do total de emplacamentos realizados no PaĂ­s
  

O mercado total no Brasil, em janeiro de 2014, registrou 299.768 emplacamentos de veĂ­culos e de comerciais leves, incluindo os fabricados no Brasil; os importados pelas montadoras, que somam 54.453 unidades, e os 9.536 importados pelas associadas da ABEIVA, alĂ©m das 254 unidades trazidas de forma independente. No comparativo com janeiro de 2013, houve ligeiro crescimento de 1% do mercado total. No comparativo com o mĂªs de dezembro de 2013, a queda de todos os emplacamentos realizados no PaĂ­s foi de 10,8%.