Um convite para as pistas

Poderosa, compacta, equipada com motor de 1000cm³ de 4 cilindros em linha. A ultima geraĂ§Ă£o da GSX-R1000 faz um convite para os amantes de motos esportivas: uma visita as pista

Texto e fotos: Suzuki

A GSX-R1000 estĂ¡ com novas cores azul e preta, exaltando ainda mais o estilo da motocicleta superesportiva. Seu motor de 1.000 cm³, quatro cilindros, totalmente redesenhado com base no Ăºltimo moto GP, garante uma melhor resposta Ă  aceleraĂ§Ă£o em toda a faixa de RPM e proporciona melhor entrega de potĂªncia e torque. 


Seus bicos injetores de combustĂ­vel tipo multi jato, com 12 orifĂ­cios de spray cada um, oferecem uma melhor atomizaĂ§Ă£o do combustĂ­vel e combustĂ£o mais eficiente. O sistema de freio dianteiro desta moto Ă© composto por duplo disco ventilado flutuante com 310 mm de diĂ¢metro, mordido por pinças Brembo de 4 pistões opostos e montagem radial. Para o conforto do piloto o assento foi cuidadosamente projetado. AlĂ©m disso, a GSXR1000 conta com pedaleiras ajustĂ¡veis e uma tampa que substitui o assento traseiro para pilotagens sem garupa. O esculpido tanque de combustĂ­vel estĂ¡ mais leve e menor, proporcionando facilidade de movimento em pilotagem esportiva, e mantĂ©m a capacidade de 17,5 litros.

Tecnologia
O motor emprega vĂ¡lvulas de titĂ¢nio, pistões forjados e bielas com tratamento “shotpeened” (atravĂ©s do jateamento de esferas que provocam deformaĂ§Ă£o superficial no material, aumentando assim a dureza e a resistĂªncia da peça). JĂ¡ seus cilindros sĂ£o revestidos com cromo duro o tratamento SCEM (Suzuki CompositeElectrochemical Material – DeposiĂ§Ă£o Eletro-QuĂ­mica de Material Suzuki), que reduz o atrito e aumenta a transferĂªncia de calor, durabilidade e vedaĂ§Ă£o. O sistema de exaustĂ£o desta moto possui a tecnologia SAES (Suzuki Advanced Exhaust System - Sistema de exaustĂ£o avançado Suzuki) caracterizado por uma cĂ¢mara de grande volume localizada sob o motor que garante baixa emissĂ£o de poluentes, ruĂ­dos e baixo centro de gravidade. 


Os tubos do escapamento sĂ£o feitos em titĂ¢nio/ aço inoxidĂ¡vel e foram inspirados no MotoGP. O piloto da GSX-R1000 tambĂ©m pode usufruir do sistema S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector), que possibilita a escolha do modo de pilotagem de acordo com a preferĂªncia e condições de pilotagem, como pista, chuva, habilidade do condutor e etc. A embreagem desta mĂ¡quina Ă© operada por cabo de aço e equipada com o sistema SCAS (Suzuki Clutch Assisted System) que ameniza o retorno de torque reverso, propiciando reduções de marcha e acionamento do manete de embreagem mais suave, alĂ©m de suavizar o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas. Outro benefĂ­cio desta mĂ¡quina Ă© o farol multi-refletor com duas lĂ¢mpadas halĂ³genas, dispostas verticalmente. Setas dianteiras e traseiras com lentes de cristal e painel de instrumentos completo, sendo que seu display em LCD inclui relĂ³gio, hodĂ´metro, dois hodĂ´metros parciais, hodĂ´metro da reserva de combustĂ­vel, temperatura do lĂ­quido de arrefecimento, alerta de baixa pressĂ£o do lubrificante, cronĂ´metro de volta, seleĂ§Ă£o do S-DMS e barra grĂ¡fica indicando a intensidade do brilho do painel.