Peças NGK podem diagnosticar problemas no motor e uso de combustível adulterado

Na hora de comprar um carro usado, inspeĂ§Ă£o das velas pode apontar se o motor estĂ¡ funcionando corretamente. Sonda Lambda indica se houve uso de combustĂ­vel de mĂ¡ qualidade

Texto e fotos: NGK

Para evitar a chateaĂ§Ă£o de comprar um carro usado e ter que levĂ¡-lo vĂ¡rias vezes Ă  oficina para a troca de peças gastas, a NGK, principal fabricante de velas, cabos de igniĂ§Ă£o e sensores de oxigĂªnio do mundo, ressalta a necessidade de uma verificaĂ§Ă£o preventiva dessas peças, do sistema de freios, embreagem, catalisador, amortecedores, suspensĂ£o, luzes, o estado das correias e demais itens de segurança, alĂ©m de uma possĂ­vel necessidade da troca de Ă³leo.


Segundo a NGK, Ă© importante que um mecĂ¢nico de confiança realize a anĂ¡lise nas velas e cabos anualmente ou a cada 10 mil quilĂ´metros rodados, o que ocorrer primeiro. Akira Bando, proprietĂ¡rio da Akira Auto Repar, instalada desde 1976 em Guarulhos, na Grande SĂ£o Paulo, completa: “Se as velas estiverem muito gastas, provavelmente, o veĂ­culo jĂ¡ rodou mais de 20 mil km”.
“Durante a inspeĂ§Ă£o e substituiĂ§Ă£o das peças desgastadas Ă© possĂ­vel fazer diagnĂ³sticos mais especĂ­ficos como, por exemplo, saber o estado do motor por meio das condições das velas. ApĂ³s a revisĂ£o da sonda lambda, saber se o antigo proprietĂ¡rio utilizava combustĂ­vel de mĂ¡ qualidade ou adulterado. Velas escuras e oleosas indicam que o motor jĂ¡ estĂ¡ queimando Ă³leo. Velas escuras e com fuligens apontam um consumo alto de combustĂ­vel”, explica Hiromori Mori, tĂ©cnico da AssistĂªncia TĂ©cnica da NGK.


Akira Bando lembra que durante a revisĂ£o tambĂ©m Ă© possĂ­vel utilizar um scanner de diagnĂ³stico para saber a quilometragem aproximada do veĂ­culo, revelando uma possĂ­vel adulteraĂ§Ă£o no hodĂ´metro. “AlĂ©m disso, um mecĂ¢nico experiente pode ter uma ideia da quilometragem correta, observando o desgaste dos catalisadores, velas e outros componentes”, reforça o mecĂ¢nico.
A NGK destaca que a anĂ¡lise preventiva de velas e cabos garante o funcionamento da igniĂ§Ă£o do veĂ­culo, facilitando a partida imediata do motor. As velas com demasiadamente desgastadas podem diminuir o desempenho do carro, dificultando a partida apĂ³s um perĂ­odo desligado como, por exemplo, da noite para o dia. Outros problemas que podem surgir sĂ£o o alto consumo de combustĂ­vel, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos nĂ­veis de emissões de gases poluentes. TambĂ©m podem comprometer outros componentes, como rotor, distribuidor e bobina/transformador.
O sensor de oxigĂªnio, ou sonda lambda, como tambĂ©m Ă© conhecido, Ă© mais um item produzido pela NTK e, segundo Bando, pode ter sua vida Ăºtil comprometida devido ao uso de combustĂ­vel de mĂ¡ qualidade ou funcionamento irregular do motor. Por isso, a importĂ¢ncia de uma anĂ¡lise feita por um profissional experiente, antes de o carro usado ser adquirido.
O uso inadequado da Sonda Lambda ou seu mau funcionamento podem causar queda de rendimento do motor, alĂ©m de aumento no consumo de combustĂ­vel e da emissĂ£o de gases poluentes.
Segundo Bando, a anĂ¡lise deve ser feita por profissionais experientes e de confiança. A revisĂ£o preventiva e periĂ³dica evita preocupações futuras, alĂ©m de proporcionar maior economia em relaĂ§Ă£o a manutenções corretivas.