Peças NGK podem diagnosticar problemas no motor e uso de combustĂvel adulterado
Na hora de comprar um carro usado, inspeĂ§Ă£o das velas pode apontar se o motor estĂ¡ funcionando corretamente. Sonda Lambda indica se houve uso de combustĂvel de mĂ¡ qualidade
Texto e fotos: NGK
Para evitar a chateaĂ§Ă£o de comprar um carro usado e ter que levĂ¡-lo vĂ¡rias vezes Ă oficina para a troca de peças gastas, a NGK, principal fabricante de velas, cabos de igniĂ§Ă£o e sensores de oxigĂªnio do mundo, ressalta a necessidade de uma verificaĂ§Ă£o preventiva dessas peças, do sistema de freios, embreagem, catalisador, amortecedores, suspensĂ£o, luzes, o estado das correias e demais itens de segurança, alĂ©m de uma possĂvel necessidade da troca de Ă³leo.
Segundo a NGK, Ă© importante que um mecĂ¢nico de confiança realize a anĂ¡lise nas velas e cabos anualmente ou a cada 10 mil quilĂ´metros rodados, o que ocorrer primeiro. Akira Bando, proprietĂ¡rio da Akira Auto Repar, instalada desde 1976 em Guarulhos, na Grande SĂ£o Paulo, completa: “Se as velas estiverem muito gastas, provavelmente, o veĂculo jĂ¡ rodou mais de 20 mil km”.
“Durante a inspeĂ§Ă£o e substituiĂ§Ă£o das peças desgastadas Ă© possĂvel fazer diagnĂ³sticos mais especĂficos como, por exemplo, saber o estado do motor por meio das condições das velas. ApĂ³s a revisĂ£o da sonda lambda, saber se o antigo proprietĂ¡rio utilizava combustĂvel de mĂ¡ qualidade ou adulterado. Velas escuras e oleosas indicam que o motor jĂ¡ estĂ¡ queimando Ă³leo. Velas escuras e com fuligens apontam um consumo alto de combustĂvel”, explica Hiromori Mori, tĂ©cnico da AssistĂªncia TĂ©cnica da NGK.
Akira Bando lembra que durante a revisĂ£o tambĂ©m Ă© possĂvel utilizar um scanner de diagnĂ³stico para saber a quilometragem aproximada do veĂculo, revelando uma possĂvel adulteraĂ§Ă£o no hodĂ´metro. “AlĂ©m disso, um mecĂ¢nico experiente pode ter uma ideia da quilometragem correta, observando o desgaste dos catalisadores, velas e outros componentes”, reforça o mecĂ¢nico.
A NGK destaca que a anĂ¡lise preventiva de velas e cabos garante o funcionamento da igniĂ§Ă£o do veĂculo, facilitando a partida imediata do motor. As velas com demasiadamente desgastadas podem diminuir o desempenho do carro, dificultando a partida apĂ³s um perĂodo desligado como, por exemplo, da noite para o dia. Outros problemas que podem surgir sĂ£o o alto consumo de combustĂvel, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos nĂveis de emissões de gases poluentes. TambĂ©m podem comprometer outros componentes, como rotor, distribuidor e bobina/transformador.
O sensor de oxigĂªnio, ou sonda lambda, como tambĂ©m Ă© conhecido, Ă© mais um item produzido pela NTK e, segundo Bando, pode ter sua vida Ăºtil comprometida devido ao uso de combustĂvel de mĂ¡ qualidade ou funcionamento irregular do motor. Por isso, a importĂ¢ncia de uma anĂ¡lise feita por um profissional experiente, antes de o carro usado ser adquirido.
O uso inadequado da Sonda Lambda ou seu mau funcionamento podem causar queda de rendimento do motor, alĂ©m de aumento no consumo de combustĂvel e da emissĂ£o de gases poluentes.
Segundo Bando, a anĂ¡lise deve ser feita por profissionais experientes e de confiança. A revisĂ£o preventiva e periĂ³dica evita preocupações futuras, alĂ©m de proporcionar maior economia em relaĂ§Ă£o a manutenções corretivas.
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