Nissan apresenta suas atividades de Motorsports para 2014

A Nissan Motor Co., Ltd. e sua divisĂ£o de esportes motorizados Nismo (Nissan Motorsports International Co.) divulgaram suas intenções para as pistas em todo o mundo em 2014

Texto e fotos: Nissan

Entre os destaques estĂ£o:

  • A participaĂ§Ă£o do Nissan Zeod RC, veĂ­culo elĂ©trico mais rĂ¡pido do mundo, na tradicional prova de 24 horas de Le Mans, na França;  
  • Disputa da classe GT500 do novo campeonato GT SUPER, com o Nissan GT-R Nismo;
  • Apoio global aperfeiçoado a clientes;
  • ExpansĂ£o do programa "Atleta Nismo".



Le Mans 24 Horas / Nissan Zeod RC
O carro de corrida movido a motor elĂ©trico mais rĂ¡pido do mundo, o Nissan Zeod RC, participarĂ¡ da ediĂ§Ă£o 2014 das 24 horas de Le Mans na categoria "Garagem 56". SerĂ¡ o primeiro carro do mundo a a completar uma volta inteira no famoso e tradicional circuito francĂªs de Le Mans com propulsĂ£o a energia elĂ©trica. A cada turno da prova, o Zeod RC irĂ¡ completar uma volta apenas movido pelo motor elĂ©trico, passando depois para o novĂ­ssimo motor 1,5 litro turbo de trĂªs cilindros que pesa somente 40 quilos, mas produz incrĂ­veis 400 cavalos de potĂªncia. Atualmente o revolucionĂ¡rio bĂ³lido estĂ¡ em desenvolvimento em diversas bases da Nissan pelo mundo. Lucas OrdĂ³Ă±ez foi nomeado como primeiro piloto da equipe na prova fracesa e seus companheiros serĂ£o definidos mais adiante. OrdĂ³Ă±ez Ă© oriundo do programa GT Academy, parceria da Nissan com a fabricante de vĂ­deo games e eletrĂ´nicos Sony. A participaĂ§Ă£o do Zeod RC em Le Mans Ă© uma etapa do objetivo da Nissan de entrar na disputa da categoria LMP1, em 2015.

Super GT - Classe GT500
Com o alinhamento dos regulamentos tĂ©cnicos (menos motores) com os da categoria alemĂ£ de touring DTM, a Nissan participarĂ¡ dessa categoria com chassi e motor recĂ©m-desenvolvidos pela Nismo. O veĂ­culo-base utilizarĂ¡ o design caracterĂ­stico do Nissan GT-R. A Nissan visa a desenvolver o veĂ­culo para chegar a um modelo com altos nĂ­veis de confiabilidade e rapidez nas pistas.
As principais Ă¡reas de desenvolvimento serĂ£o o chassi (padronizaĂ§Ă£o da Ă¡rea frontal do carro com o GT-R NISMO, refrigeraĂ§Ă£o e aquecimento e eficiĂªncia de frenagem) e detalhes especĂ­ficos, como um pedal com posiĂ§Ă£o ajustĂ¡vel para o piloto.
Outra diferença do DTM sĂ£o as vĂ¡rias marcas de pneus utilizadas na SUPER GT. Dessa forma os testes com o carro tĂªm a cooperaĂ§Ă£o mĂºtua no desenvolvimento de pneus com cada fabricante.
Na aerodinĂ¢mica, o GT-R Nismo GT500 2014 apresenta muitas melhorias para trabalhar com eficiĂªncia dentro do novo regulamento. Os paralamas traseiros e
Ă¡reas de dutos laterais inferiores foram projetados de forma Ăºnica, algo que ainda nĂ£o foi adotado por carros que disputam a DTM.
Como as novas regras exigem um deslocamento menor do motor (que serĂ¡ turbo, com 2 litros e 4 cilindros e com injeĂ§Ă£o direta) e nĂ­veis mĂ¡ximos de saĂ­da (100 kg/h) com base na taxa de fluxo de combustĂ­vel ao invĂ©s do ar, a quantidade de energia que pode ser gerada com um nĂ­vel de combustĂ­vel limitado Ă© fundamental. Um dos principais objetivos no desenvolvimento do motor foi incorporar um alto rendimento, confiabilidade e grande eficiĂªncia de combustĂ­vel, o que levou a Nissan a utilizar sua tecnologia de injeĂ§Ă£o direta de turbo. Dessa forma, o novo motor NR20A tem se mostrado bem competitivo.
As equipes na Super GT serĂ£o mais uma vez a Nismo, equipe Impul, Kondo Racing e Mola. Assim quatro GT-R Nismo GT500s estarĂ£o nas pistas nas quais serĂ£o disputadas as provas da classe GT500.

Programas de clientes
A Nissan e a Nismo vĂ£o continuar apoiando as equipes de seus clientes nesta temporada fornecendo carros e motores, alĂ©m de manter o suporte tĂ©cnico. Um dos aperfeiçoamentos nesse programa vitorioso foi a melhora da confiabilidade e velocidade de trabalho nos pits, alĂ©m da segurança e do aumento da vida Ăºtil do motor do carro, o que reduzirĂ¡ os custos das equipes que participam da Super GT na categoria GT 300, Blancpain Endurance, Super Taikyu e 24 horas de Nurburgring. A Nismo tambĂ©m continuarĂ¡ a fornecer motores VK45DE e suporte tĂ©cnico para equipes que participam da classe LMP2 em Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), da FIA.

Atleta Nismo
Com o compromisso de fomentar e promover jovens pilotos, a Nissan e a Nismo continuarĂ£o com o programa global "Nismo Global Driver Exchange", iniciado no ano passado. O objetivo da iniciativa Ă© dar pilotos e atletas Nismo de todo o mundo a chance de ganhar experiĂªncia internacional para aprimorar as habilidades e manter as portas abertas para suas futuras carreiras. Este ano, o programa dĂ¡ um passo grande com trocas de categorias para dois pilotos Nismo. O primeiro vencedor do "Nissan GT Academy", Lucas OrdĂ³Ă±ez, disputarĂ¡ a categoria GT300 do Super GT, enquanto Katsumasa Chiyo disputarĂ¡ a temporada inteira da Blancpain. AlĂ©m disso, os atletas Nismo selecionados participarĂ£o do novo Tudor United SportsCar, nos Estados Unidos.