Texto: Eduardo Abbas

Estamos de volta! Depois do fim da temporada 2013, onde os fracos realmente nĂ£o tiveram vez, chegou a hora de, com as baterias recarregadas, voltar para falar do mundo da velocidade, aquela profissional, que existe, nĂ£o aquela que temos no Brasil, um “arranjo” que nĂ£o engana mais ninguĂ©m.


Melhor começar pelas duas rodas, que teve o seu atual campeĂ£o Marc Marquez dando as cartas na MalĂ¡sia. Foi dele o melhor tempo na primeira sessĂ£o de trĂªs dias, mostrando que nĂ£o foi por acaso que ganhou o tĂ­tulo do ano passado. A boa novidade foi o desempenho das Yamaha, mais especificamente de Valentino Rossi. 


O doutor deve pendurar o capacete em breve, talvez mesmo esse ano, isso se ele conquistar o tĂ£o sonhado campeonato da volta por cima. Vou torcer por ele, acho que um cara que fez tudo o que fez na carreira merece acabar por cima, e com a nova moto japonesa pode quebrar um pouco a animaĂ§Ă£o da Honda, que esta vendo o Bi de Marquez bem prĂ³ximo. Dias 26, 27 e 28 de fevereiro tĂªm a segunda rodada lĂ¡ mesmo em Sepang, pista onde eles correm uma etapa do campeonato do ano e sim, serve muito de parĂ¢metro para saber quem esta bem e quem pode ficar.


JĂ¡ na FĂ³rmula 1, que era conhecida como a fĂ³rmula da emoĂ§Ă£o e se transformou na da confusĂ£o. Os treinos serviram apenas e tĂ£o somente para mostrar ao mundo que os engenheiros sĂ£o capazes de criar monstruosidades. O jĂ¡ necessitado de repouso Bernie Ecclestone resolveu, junto com a sua eterna parceira, a FIA (que quis levar o crĂ©dito sozinha) dobrar a pontuaĂ§Ă£o na Ăºltima etapa do ano para, segundo eles, equilibrar o campeonato. Ora meus amigos, equilĂ­brio vai existir quando pilotos pagantes ficarem na arquibancada e nĂ£o na pista, muitas vezes o talento dĂ¡ lugar aos endinheirados filhinhos de papai.


De qualquer maneira, e fazendo as coisas equivocadamente, resolveram testar os novos e horrĂ­veis carros em uma pista que nĂ£o Ă© utilizada no campeonato. É tipo qualquer coisa, vamos fazer uma corridinha pra mostrar pro mundo que merda fizemos nas fĂ©rias e tentar comparar o que nĂ£o dĂ¡ para ser comparado. Sem nada com isso, claro, o Massa foi o mais rĂ¡pido dos trĂªs dias, superou o Alonso, levou a Williams ao topo, mostrou deficiĂªncias do carro da Red Bull que mal andou, teve uma Marussia em sexto e outras aberrações.


Ă“Ă³Ă³Ă³Ă³Ă³Ă³Ă³!!! Que coisa mais importante! Vai parar todos os carros movidos a gĂ¡s no mundo, tamanho balĂ£o que encheram... AtĂ© agora, meus amigos, isso nĂ£o valeu nada, o que começa realmente a valer Ă© nessa quarta-feira quando as equipes vĂ£o testar em uma pista do campeonato, e muito provavelmente com seus carros quase prontos para iniciar a temporada. Tudo que se fez em Jerez foi apenas e tĂ£o somente um teatro, nos dois prĂ³ximos testes no Bahein Ă© que realmente vai se mostrar a que vieram as equipes e pilotos. 
Vou ficando por aqui, na semana que vem eu volto pra falar desses testes de verdade, sem esse ar de “me engana que eu gosto”.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

Follow me on twitter: @borrachatv