Chega aos cinemas um dos favoritos ao Oscar, com uma ponta de realidade


Texto: Eduardo Abbas

Na corrida para o Oscar 2014, já temos um filme que larga com uma grande vantagem: o elenco. 


Vencedor nessa categoria no Globo de Ouro, Trapaça (American Hustle) (Annapura Pictures, Sony Pictures) chega aos cinemas brasileiros esse fim de semana, prometendo abalar as estruturas da sociedade corrupta que vivemos e engordando os já US$ 180.000.000 arrecadados nas bilheterias americanas.


É um filme impar, magistralmente capitaneado pelo competente diretor David O. Russel e interpretado de forma soberba pelo seu estrelado elenco. O diretor soube tirar de cada ator o máximo em interpretação de cada personagem, montou uma trama muito bem amarrada e nos brinda com uma história envolvente, cheia de mistério, piadas, uma trilha sonora espetacular e um desfecho de cada situação inusitada pra lá de criativo.


Na verdade é um conto simples, um vigarista brilhante, Irving Rosenfeld (numa interpretação espetacular e muito convincente de Christian Bale), que junto com sua parceira e amante, mas assustada golpista novata, Sydney Prosser (vivida por Amy Adams, que do alto dos seus quase 40 anos coloca muita menininha no chinelo), são recrutados e forçados a trabalhar para um agente do FBI, Richie DiMaso (onde Bradley Cooper esta brilhante e muito seguro), que os empurra para um mundo de agentes do poder de Jersey e mafiosos


A operação envolve, eventualmente, o prefeito de Camden, Nova Jérsei, Carmine Polito (que tem Jeremy Renner num dos melhores papéis de sua carreira), preso entre os golpistas e federais.


 A esposa de Irving, Rosalyn (a vencedora do Oscar de melhor atriz em 2013 por O Lado Bom da Vida, Jennifer Lawrence, além de linda e deslumbrante, rouba a cena fazendo faxina ao som de Live and Let Die), poderia ser a única a puxar o fio que faria o mundo inteiro desabar.


A participação especial de Robert De Niro é um grande trunfo do filme. Em alguns minutos e, segundo os produtores, usando uma idéia sua para o personagem, ele cria nesse pouquíssimo tempo o maior clima de tensão na trama.É um gênio e muito provavelmente ajudou demais a produção desse que é um dos melhores filmes do ano.


Trapaça vai mudar seu modo de ver corruptos e corruptores, é uma obra de ficção baseada em alguns fatos e pessoas reais, mas é acima de tudo a verdadeira arte da interpretação, em todos os seus personagens.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

Follow me on twitter: @borrachatv