Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produĂ§Ă£o do up! na fĂ¡brica da Volkswagen do Brasil em TaubatĂ©
 
  • Evento ocorreu domingo (9/2), durante megavisita que contou com a presença de aproximadamente 10 mil colaboradores e familiares
  • AlĂ©m do up!, foram apresentados aos visitantes as novas tecnologias e Ă¡reas produtivas da fĂ¡brica, que recebeu investimentos de R$ 1,2 bilhĂ£o
  • ComemoraĂ§Ă£o encerra as festividades promovidas em todas as fĂ¡bricas da Volkswagen para comemorar os 60 anos da empresa no PaĂ­s

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil inaugurou a linha de produĂ§Ă£o do up! na fĂ¡brica de TaubatĂ©, no interior de SĂ£o Paulo. O evento contou com a presença do governador do Estado de SĂ£o Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito de TaubatĂ©, Ortiz Junior, do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e do diretor da fĂ¡brica de TaubatĂ©, Marcos Aparecido Ruza, entre outras autoridades e executivos da empresa no PaĂ­s.

Da esq. para a dir.: Marcos Ruza, Geraldo Alckmin, Thomas Schmall, Holger Rust, Otto Joos e Ortiz Junior
A inauguraĂ§Ă£o ocorreu dentro da programaĂ§Ă£o da megavisita – visita de cerca de 10.000 colaboradores e familiares – em comemoraĂ§Ă£o aos investimentos de R$ 1,2 bilhĂ£o realizados na unidade e ao inĂ­cio da produĂ§Ă£o do up!. O evento tambĂ©m encerra a sĂ©rie de megavisitas ocorridas em todas as unidades da empresa no PaĂ­s em celebraĂ§Ă£o aos 60 anos da Volkswagen do Brasil.


Durante o tempo em que permaneceu na fĂ¡brica, o governador Geraldo Alckmin recebeu informações sobre os investimentos realizados pela Volkswagen do Brasil em TaubatĂ©, em novas tecnologias de produĂ§Ă£o, na modernizaĂ§Ă£o da unidade e na qualificaĂ§Ă£o profissional de seus empregados. Geraldo Alckmin tambĂ©m conheceu de perto o novo lançamento da Volkswagen, o up!, que foi apresentado pelo presidente Thomas Schmall.

Megavisita
A visita de empregados e familiares Ă  fĂ¡brica de TaubatĂ© fechou o ciclo de visitas comemorativas aos 60 anos da empresa no Brasil.
A principal atraĂ§Ă£o do evento foi o passeio pelas novas Ă¡reas produtivas da unidade, como as novas prensas da Estamparia, que garantem uma capacidade adicional para produzir 8,2 milhões de peças por ano; os 296 novos robĂ´s da ArmaĂ§Ă£o (Ă¡rea onde as peças sĂ£o unidas, formando as carrocerias), com novas tecnologias de solda; o novo prĂ©dio da Pintura, que estabeleceu novos padrões de tecnologia e proteĂ§Ă£o ambiental com um processo produtivo, com reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de Ă¡gua por veĂ­culo produzido; e a linha de Montagem Final, que recebeu cerca de 50 alterações, incluindo novas instalações e equipamentos de alta tecnologia. Durante o percurso, os visitantes ainda passaram pelos estandes de universidades, escolas tĂ©cnicas e de idiomas conveniadas Ă  Volkswagen, que ofereceram condições especiais a empregados e familiares que desejavam investir no aprimoramento educacional e profissional.
Ao final do percurso, uma grande arena ofereceu espaço kids com brincadeiras, personagens do SĂ­tio do Pica-Pau Amarelo, contaĂ§Ă£o de histĂ³rias sobre educaĂ§Ă£o financeira e escolinha de trĂ¢nsito da PolĂ­cia Militar. No local, foram montadas tambĂ©m tendas de promoĂ§Ă£o Ă  saĂºde e ao esporte e expostos veĂ­culos da marca, como a Kombi Last Edition, o Novo Golf e a Amarok. "A megavisita celebra os 60 anos da Volkswagen do Brasil e tambĂ©m o atual momento histĂ³rico da fĂ¡brica de TaubatĂ©, que acaba de receber grandes investimentos para a produĂ§Ă£o do up!, modelo que certamente serĂ¡ mais um sucesso da marca no PaĂ­s”, declarou o diretor da fĂ¡brica, Marcos Aparecido Ruza.

Sustentabilidade
AlĂ©m da visita Ă  linha de produĂ§Ă£o, o trajeto da megavisita na fĂ¡brica de TaubatĂ© contou com atrações como o Espaço “Think Blue.”, com a divulgaĂ§Ă£o do conceito que tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentĂ¡vel, acessĂ­vel a todos, e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na reduĂ§Ă£o de emissões na produĂ§Ă£o de veĂ­culos, por meio do conceito "Think Blue. Factory.". Por meio dessas ações, a Volkswagen busca motivar todos os pĂºblicos, sejam funcionĂ¡rios, consumidores, comunidade ou a sociedade, a terem um comportamento cada vez mais consciente em relaĂ§Ă£o ao meio ambiente, contribuindo para um futuro sustentĂ¡vel.


Neste espaço foram exibidos vĂ­deos e painĂ©is que mostram o objetivo do programa “Think Blue. Factory.” da empresa, que visa a reduĂ§Ă£o de 25% no consumo de energias e Ă¡gua e na geraĂ§Ă£o de resĂ­duos, CO² e solventes atĂ© 2018 de todas as fĂ¡bricas do Grupo Volkswagen. O espaço tambĂ©m teve uma exposiĂ§Ă£o dos modelos Novo Gol e Novo Voyage, personalizados com o conceito “Think Blue.”.
Outra atraĂ§Ă£o do espaço foi a maquete da PCH (Pequena Central HidrelĂ©trica) construĂ­da pela Volkswagen e inaugurada em 2010, no rio SapucaĂ­-Mirim, entre as cidades de SĂ£o Joaquim da Barra e GuarĂ¡, no Estado de SĂ£o Paulo. A empresa foi a primeira do setor automobilĂ­stico no Brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovĂ¡vel. A PCH Anhanguera possibilitou que a Volkswagen aumentasse sua utilizaĂ§Ă£o de energia renovĂ¡vel de 86% para 93,55%. Recentemente, a ONU concedeu a essa usina o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), tambĂ©m conhecido como crĂ©dito de carbono.

ExposiĂ§Ă£o de clĂ¡ssicos Volkswagen
A Megavisita de TaubatĂ© recebeu mais de 100 modelos clĂ¡ssicos que fazem parte da histĂ³ria dos 60 anos da empresa no Brasil. O evento contou com a presença de fĂ£s e colecionadores vindos de vĂ¡rias cidades do interior de SĂ£o Paulo e Rio de Janeiro que fazem parte de clubes como o Sampa Kombi Club, Volkswagen SP2 Club, Clube de Autos Antigos de TaubatĂ©, Amigos do Fusca de JacareĂ­, VolksVale e Clube dos ProprietĂ¡rios de VeĂ­culos Antigos de JacareĂ­. Modelos como SP2, Variant, Kombi, Fusca, Gol e BrasĂ­lia foram distribuĂ­dos entre os prĂ©dios das manufaturas, em meio ao trajeto percorrido pelos visitantes.