Fiat e Petrobras assinam memorando de entendimento para pesquisas
A Fiat AutomĂ³veis e a Petrobras assinaram nesta sexta-feira
(31 de janeiro), no Rio de Janeiro, memorando de entendimento para a
colaboraĂ§Ă£o em projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e
processos inovadores nas Ă¡reas de combustĂveis e motores. As equipes das
duas empresas irĂ£o trocar informações tĂ©cnicas e realizar estudos
conjuntos de viabilidade tĂ©cnico econĂ´mica, com o foco em veĂculos mais
eficientes e com menor emissĂ£o de poluentes
Texto e fotos: Fiat
“Nesta primeira etapa, iremos identificar objetos de interesse conjunto para a realizaĂ§Ă£o de projetos de P&D. A Petrobras acumula grande experiĂªncia no desenvolvimento de novas tecnologias em combustĂveis e, com certeza, tem muito a contribuir com os estudos para as inovações na fonte energĂ©tica dos motores”, afirmou o diretor de Engenharia Powertrain da Fiat Chrysler para a AmĂ©rica Latina, Paolo Ferrero.
O documento tem validade de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. O acordo conta com uma clĂ¡usula de sigilo, garantindo segurança no compartilhamento de informações confidenciais entre as duas empresas. Neste perĂodo, as empresas irĂ£o, apĂ³s identificar oportunidades de cooperaĂ§Ă£o com interesse mĂºtuo, realizar projetos de pesquisas em conjunto.
Vanguarda
Desde sua chegada no Brasil, a Fiat investe continuamente em pesquisas na busca de veĂculos de baixo consumo e motores cada vez mais eficientes. Em 1976, o recĂ©m-laçado Fiat 147 percorreu os 14 km da ponte Rio-NiterĂ³i com apenas 1 litro de gasolina. O evento apresentou as tecnologias da Ă©poca que resultavam em baixo consumo, como motor transversal, baixa cilindrada e pneus radiais. Hoje, 14 km/litro podem parecer pouco, mas os concorrentes nĂ£o conseguiam mais do que 10 a 12 km/litro.
Em 1979, a Fiat colocou em produĂ§Ă£o o primeiro carro a Ă¡lcool do mundo. As inovações continuaram com o Uno (1984), dono de uma das carrocerias com melhor coeficiente aerodinĂ¢mico (Cx), e os motores 1.0 do Uno Mille (1990). Em 1994, a Fiat inaugurou a era do downsizing com o Uno Turbo i.e., mais potĂªncia com menor consumo. A chegada da famĂlia FIRE de motores, em 2000, confirmou a tendĂªncia de propulsores menores e mais eficientes, voltados para a melhora no consumo.
Mais uma vez, a Fiat inovou com o lançamento do Siena Tetrafuel (2006), primeiro carro do mundo capaz de queimar atĂ© quatro combustĂveis. O Uno Economy, com modificações especĂficas em suspensões e aerodinĂ¢mica para atender um melhor consumo; o Punto T-Jet, com as vantagens do downsizing; e o Novo Uno Economy, com desempenho de 1.4 com consumo de 1.0, tambĂ©m foram lançamentos com inovações no campo da eficiĂªncia energĂ©tica. Dando sequĂªncia Ă histĂ³ria de pioneirismo, a Fiat assinou, em 2013, parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para desenvolver um motor conceito a etanol.
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