Audi faz homenagem ao primeiro esportivo RS com versĂ£o especial RS4 Avant Nogaro

·         Modelo comemora aniversĂ¡rio de 20 anos do Audi Avant RS2
·         Audi RS 4 Avant Nogaro selection terĂ¡ apresentaĂ§Ă£o mundial no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Genebra

Texto e fotos: Audi

HĂ¡ vinte anos, o Audi Avant RS2, precursor da dinĂ¢mica famĂ­lia RS, foi apresentado pela primeira vez. A Audi lança agora uma ediĂ§Ă£o especial de seu modelo atual.  O RS 4 Avant Nogaro selection estarĂ¡ disponĂ­vel em breve e sua apresentaĂ§Ă£o mundial ocorrerĂ¡, no inĂ­cio de março, no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Genebra, com pintura especial em azul Nogaro e equipamento exclusivo.


A pintura especial azul Nogaro, com efeito perolizado, Ă© o indicador visual mais saliente do modelo comemorativo e tambĂ©m uma lembrança do RS2.  A moldura e a grade Singleframe, assim como os frisos das janelas, sĂ£o pintadas de preto em alto brilho, enquanto os trilhos sobre o teto sĂ£o preto fosco.  O sistema de escapamento esportivo RS termina em duas ponteiras ovais com acabamento em preto com alto brilho tambĂ©m.

331 kW (450 hp): um V8 de alta rotaĂ§Ă£o

Sob o capĂ´ do Audi RS 4 Avant Nogaro selection estĂ¡ um motor V8 aspirado de alta rotaĂ§Ă£o, com 4.163 cm³ de cilindrada.   O 4.2 FSI entrega 450 hp de potĂªncia a 8.250 rpm e o torque mĂ¡ximo de 430 Nm estĂ¡ disponĂ­vel entre 4.000 e 6.000 rpm. O ressonante motor de oito cilindros acelera o modelo especial de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, a caminho da velocidade mĂ¡xima, que Ă© limitada em 280 km/h. O consumo combinado (cidade e estrada) de combustĂ­vel Ă© de 9,35 km/l, com emissĂ£o de CO2 equivalente a 249 gramas por quilĂ´metro.


Junto a esta eficiĂªncia e alta rotaĂ§Ă£o, a transmissĂ£o de sĂ©rie S tronic de sete marchas tambĂ©m contribui para o baixo consumo de combustĂ­vel.  O condutor pode deixar a rapidĂ­ssima transmissĂ£o de dupla embreagem operar automaticamente ou fazer as trocas de marchas pessoalmente, utilizando a alavanca ou as borboletas junto ao volante.
O coraĂ§Ă£o do sistema quattro de traĂ§Ă£o integral permanente Ă© o diferencial central com coroa autotravante.  O componente compacto e leve distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro numa proporĂ§Ă£o inicial de 40:60.  Esta proporĂ§Ă£o pode variar amplamente conforme necessĂ¡rio, com atĂ© 70 por cento da força dirigida para a frente ou um mĂ¡ximo de 85 por cento para as rodas traseiras. O diferencial central com engrenagem tipo coroa colabora com o controle de torque seletivo para cada roda, que torna a dirigibilidade nas curvas feitas no limite ainda mais dinĂ¢mica por meio de pequenas intervenções seletivas dos freios. A Audi oferece o diferencial esportivo, que distribui de forma ativa o torque entre as rodas traseiras, como acessĂ³rio opcional.


O equipamento de sĂ©rie do Audi RS 4 Avant Nogaro selection tambĂ©m inclui o sistema Audi drive select dynamic driving. Esse sistema permite a opĂ§Ă£o entre trĂªs modos de conduĂ§Ă£o - comfort, auto e dynamic -, alterando as caracterĂ­sticas da direĂ§Ă£o com assistĂªncia eletromecĂ¢nica, o cĂ¢mbio S tronic de sete marchas, o acelerador e atĂ© mesmo o sistema de escapamento esportivo RS. Se o carro for equipado com o sistema de navegaĂ§Ă£o Audi MMI, hĂ¡ ainda um quarto modo - o individual - que pode ser configurado pelo motorista.
AlĂ©m do diferencial esportivo, dois outros elementos opcionais para o Audi drive select estĂ£o disponĂ­veis. A direĂ§Ă£o dinĂ¢mica altera sua relaĂ§Ă£o de acordo com a velocidade e contraesterça automaticamente com pequenos impulsos quando as curvas sĂ£o percorridas no limite. A firme suspensĂ£o esportiva RS plus, com Dynamic Ride Control (DRC - controle dinĂ¢mico de conduĂ§Ă£o) equaliza a rolagem e inclinaĂ§Ă£o longitudinal por meios estritamente mecĂ¢nicos.
O Audi RS 4 Avant Nogaro selection anda sobre pneus 265/30. Por trĂ¡s das rodas brilhantes de 20 polegadas com cinco raios em V, se destacam as pinças de freios vermelhas ostentando o emblema RS. Os freios a disco com bordas onduladas sĂ£o ventilados internamente, perfurados e unidos Ă s cĂ¢maras de alumĂ­nio por pinos. A pedido, a Audi pode instalar discos de fibra de carbono e cerĂ¢mica no eixo dianteiro.  O Controle EletrĂ´nico de EstabilizaĂ§Ă£o (ESC) dispõe de um modo esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado.


Preto e azul: o interior

Para o interior esportivo preto, a Audi oferece duas versões de estofamento para os bancos esportivos S com apoios de cabeça integrados.  Nos dois casos, as seções laterais sĂ£o cobertas de couro preto Valcona. As fibras sintĂ©ticas Alcantara das seções centrais e painĂ©is das portas podem ser pretas ou azul Nogaro, mais uma homenagem ao Audi Avant RS2. Os apoios de braços sĂ£o recobertos de couro preto, com costura pespontada em azul contrastante para maior realce.  Filetes pretos ou azul Nogaro emolduram os tapetes.
Couro preto com costura azul tambĂ©m decora o aro do volante e a empunhadura da alavanca do cĂ¢mbio. Fios azuis correm atravĂ©s dos insertos de carbono para dar a eles um brilho muito especial. Um distintivo na empunhadura da alavanca seletora RS do S tronic e os logotipos nas soleiras das portas remetem ao status especial do modelo comemorativo.


Um clĂ¡ssico moderno: o Audi Avant RS2 1994

O Audi RS2 1994 foi o primeiro modelo RS da Audi e tambĂ©m o primeiro modelo da alto desempenho da marca a combinar plena capacidade para o uso diĂ¡rio com um carĂ¡ter dinĂ¢mico, vindo a tornar-se o fundador de toda uma famĂ­lia de dinĂ¢micos modelos. A Audi desenvolveu o RS2 com a colaboraĂ§Ă£o da Porsche, com a montagem do modelo feita em Stuttgart-Zuffenhausen.
A aparĂªncia jĂ¡ era um indicador da força do primeiro modelo RS. O para-choque dianteiro apresentava poderosas entradas de ar e a grade era pintada de preto. Os espelhos externos eram da Porsche, a traseira, assinalada por uma faixa luminosa em toda a sua largura e os emblemas, superdimensionados. O RS2 podia deixar a linha de montagem opcionalmente com a exclusiva pintura azul Nogaro, lembrando as duas vitĂ³rias conquistadas por Frank Biela no circuito de Nogaro, no Campeonato FrancĂªs de Carros de Turismo de 1993.
O motor incorporava toda a experiĂªncia da Audi nas categorias de turismo.  O motor 2,2 litros com cinco cilindros tinha 315 hp, graças a um grande turbocompressor, alta pressĂ£o de alimentaĂ§Ă£o, dutos de ar alargados e gerenciamento do motor especialmente adaptado. A 3.000 rpm, 410 Nm de torque estavam disponĂ­veis e o limitador sĂ³ entrava em aĂ§Ă£o a 7.200 rpm. O RS2 acelerava de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atingia velocidade mĂ¡xima de 262 km/h. Uma transmissĂ£o manual de seis marchas levava a força atĂ© o sistema quattro de traĂ§Ă£o, que contava com um diferencial com acionamento manual no eixo traseiro.
A suspensĂ£o, independente nas quatro rodas e com braços transversais, derivava da usada no modelo base, o Audi S2. Os amortecedores eram ainda mais firmes e as molas, encurtadas. A Porsche fornecia as rodas de 17 polegadas, os grandes discos de freios com ventilaĂ§Ă£o interna e as pinças de quatro pistões pintadas de vermelho.
O interior era dominado por couro Silk Nappa e Alcantara na cor Antracite, azul ou cinza prata. Os bancos Recaro tinham ajustes elĂ©tricos. Os instrumentos tinham mostradores brancos, enquanto pequenos indicadores no console central mantinham o motorista informado sobre a pressĂ£o e temperatura do Ă³leo e voltagem do sistema do veĂ­culo. Insertos de fibra de carbono eram oferecidos como opcionais.
Em dois anos de produĂ§Ă£o, foram manufaturadas 2.908 unidades do Audi RS2, mais do que havia sido planejado inicialmente.