Audi faz homenagem ao primeiro esportivo RS com versĂ£o especial RS4 Avant Nogaro
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Modelo comemora
aniversĂ¡rio de 20 anos do Audi Avant RS2
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Audi RS 4 Avant
Nogaro selection terĂ¡ apresentaĂ§Ă£o mundial no SalĂ£o do AutomĂ³vel de
Genebra
Texto e fotos: Audi
HĂ¡ vinte anos, o Audi Avant
RS2, precursor da dinĂ¢mica famĂlia RS, foi apresentado pela primeira vez. A Audi
lança agora uma ediĂ§Ă£o especial de seu modelo atual. O RS 4 Avant Nogaro
selection estarĂ¡ disponĂvel em breve e sua apresentaĂ§Ă£o mundial ocorrerĂ¡, no
inĂcio de março, no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Genebra, com pintura especial em azul
Nogaro e equipamento exclusivo.
A
pintura especial azul Nogaro, com efeito perolizado, Ă© o indicador visual mais
saliente do modelo comemorativo e também uma lembrança do RS2. A moldura e a
grade Singleframe, assim como os frisos das janelas, sĂ£o pintadas de preto em
alto brilho, enquanto os trilhos sobre o teto sĂ£o preto fosco. O sistema de
escapamento esportivo RS termina em duas ponteiras ovais com acabamento em preto
com alto brilho também.
331 kW (450 hp):
um V8 de alta rotaĂ§Ă£o
Sob
o capĂ´ do Audi RS 4 Avant Nogaro selection estĂ¡ um motor V8 aspirado de alta
rotaĂ§Ă£o, com 4.163 cm³ de cilindrada. O 4.2 FSI entrega 450 hp de potĂªncia a
8.250 rpm e o torque mĂ¡ximo de 430 Nm estĂ¡ disponĂvel entre 4.000 e 6.000 rpm. O
ressonante motor de oito cilindros acelera o modelo especial de 0 a 100 km/h em
4,7 segundos, a caminho da velocidade mĂ¡xima, que Ă© limitada em 280 km/h. O
consumo combinado (cidade e estrada) de combustĂvel Ă© de 9,35 km/l, com emissĂ£o
de CO2 equivalente a 249 gramas por quilĂ´metro.
Junto a esta eficiĂªncia e alta rotaĂ§Ă£o, a transmissĂ£o de sĂ©rie S
tronic de sete marchas tambĂ©m contribui para o baixo consumo de combustĂvel. O
condutor pode deixar a rapidĂssima transmissĂ£o de dupla embreagem operar
automaticamente ou fazer as trocas de marchas pessoalmente, utilizando a
alavanca ou as borboletas junto ao volante.
O
coraĂ§Ă£o do sistema quattro de traĂ§Ă£o integral permanente Ă© o diferencial central
com coroa autotravante. O componente compacto e leve distribui o torque entre
os eixos dianteiro e traseiro numa proporĂ§Ă£o inicial de 40:60. Esta proporĂ§Ă£o
pode variar amplamente conforme necessĂ¡rio, com atĂ© 70 por cento da força
dirigida para a frente ou um mĂ¡ximo de 85 por cento para as rodas traseiras. O
diferencial central com engrenagem tipo coroa colabora com o controle de torque
seletivo para cada roda, que torna a dirigibilidade nas curvas feitas no limite
ainda mais dinĂ¢mica por meio de pequenas intervenções seletivas dos freios. A
Audi oferece o diferencial esportivo, que distribui de forma ativa o torque
entre as rodas traseiras, como acessĂ³rio opcional.
O
equipamento de série do Audi RS 4 Avant Nogaro selection também inclui o sistema
Audi drive select dynamic driving. Esse sistema permite a opĂ§Ă£o entre trĂªs modos
de conduĂ§Ă£o - comfort, auto e dynamic -, alterando as caracterĂsticas da direĂ§Ă£o
com assistĂªncia eletromecĂ¢nica, o cĂ¢mbio S tronic de sete marchas, o acelerador
e até mesmo o sistema de escapamento esportivo RS. Se o carro for equipado com o
sistema de navegaĂ§Ă£o Audi MMI, hĂ¡ ainda um quarto modo - o individual - que pode
ser configurado pelo motorista.
Além
do diferencial esportivo, dois outros elementos opcionais para o Audi drive
select estĂ£o disponĂveis. A direĂ§Ă£o dinĂ¢mica altera sua relaĂ§Ă£o de acordo com a
velocidade e contraesterça automaticamente com pequenos impulsos quando as
curvas sĂ£o percorridas no limite. A firme suspensĂ£o esportiva RS plus, com
Dynamic Ride Control (DRC - controle dinĂ¢mico de conduĂ§Ă£o) equaliza a rolagem e
inclinaĂ§Ă£o longitudinal por meios estritamente mecĂ¢nicos.
O
Audi RS 4 Avant Nogaro selection anda sobre pneus 265/30. Por trĂ¡s das rodas
brilhantes de 20 polegadas com cinco raios em V, se destacam as pinças de freios
vermelhas ostentando o emblema RS. Os freios a disco com bordas onduladas sĂ£o
ventilados internamente, perfurados e unidos Ă s cĂ¢maras de alumĂnio por pinos. A
pedido, a Audi pode instalar discos de fibra de carbono e cerĂ¢mica no eixo
dianteiro. O Controle EletrĂ´nico de EstabilizaĂ§Ă£o (ESC) dispõe de um modo
esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado.
Preto e azul: o
interior
Para
o interior esportivo preto, a Audi oferece duas versões de estofamento para os
bancos esportivos S com apoios de cabeça integrados. Nos dois casos, as seções
laterais sĂ£o cobertas de couro preto Valcona. As fibras sintĂ©ticas Alcantara das
seções centrais e painéis das portas podem ser pretas ou azul Nogaro, mais uma
homenagem ao Audi Avant RS2. Os apoios de braços sĂ£o recobertos de couro preto,
com costura pespontada em azul contrastante para maior realce. Filetes pretos
ou azul Nogaro emolduram os tapetes.
Couro preto com costura azul também decora o aro do volante e a
empunhadura da alavanca do cĂ¢mbio. Fios azuis correm atravĂ©s dos insertos de
carbono para dar a eles um brilho muito especial. Um distintivo na empunhadura
da alavanca seletora RS do S tronic e os logotipos nas soleiras das portas
remetem ao status especial do modelo comemorativo.
Um clĂ¡ssico
moderno: o Audi Avant RS2 1994
O
Audi RS2 1994 foi o primeiro modelo RS da Audi e também o primeiro modelo da
alto desempenho da marca a combinar plena capacidade para o uso diĂ¡rio com um
carĂ¡ter dinĂ¢mico, vindo a tornar-se o fundador de toda uma famĂlia de dinĂ¢micos
modelos. A Audi desenvolveu o RS2 com a colaboraĂ§Ă£o da Porsche, com a montagem
do modelo feita em Stuttgart-Zuffenhausen.
A
aparĂªncia jĂ¡ era um indicador da força do primeiro modelo RS. O para-choque
dianteiro apresentava poderosas entradas de ar e a grade era pintada de preto.
Os espelhos externos eram da Porsche, a traseira, assinalada por uma faixa
luminosa em toda a sua largura e os emblemas, superdimensionados. O RS2 podia
deixar a linha de montagem opcionalmente com a exclusiva pintura azul Nogaro,
lembrando as duas vitĂ³rias conquistadas por Frank Biela no circuito de Nogaro,
no Campeonato FrancĂªs de Carros de Turismo de 1993.
O
motor incorporava toda a experiĂªncia da Audi nas categorias de turismo. O motor
2,2 litros com cinco cilindros tinha 315 hp, graças a um grande turbocompressor,
alta pressĂ£o de alimentaĂ§Ă£o, dutos de ar alargados e gerenciamento do motor
especialmente adaptado. A 3.000 rpm, 410 Nm de torque estavam disponĂveis e o
limitador sĂ³ entrava em aĂ§Ă£o a 7.200 rpm. O RS2 acelerava de 0 a 100 km/h em 5,4
segundos e atingia velocidade mĂ¡xima de 262 km/h. Uma transmissĂ£o manual de seis
marchas levava a força atĂ© o sistema quattro de traĂ§Ă£o, que contava com um
diferencial com acionamento manual no eixo traseiro.
A
suspensĂ£o, independente nas quatro rodas e com braços transversais, derivava da
usada no modelo base, o Audi S2. Os amortecedores eram ainda mais firmes e as
molas, encurtadas. A Porsche fornecia as rodas de 17 polegadas, os grandes
discos de freios com ventilaĂ§Ă£o interna e as pinças de quatro pistões pintadas
de vermelho.
O
interior era dominado por couro Silk Nappa e Alcantara na cor Antracite, azul ou
cinza prata. Os bancos Recaro tinham ajustes elétricos. Os instrumentos tinham
mostradores brancos, enquanto pequenos indicadores no console central mantinham
o motorista informado sobre a pressĂ£o e temperatura do Ă³leo e voltagem do
sistema do veĂculo. Insertos de fibra de carbono eram oferecidos como opcionais.
Em dois anos de produĂ§Ă£o, foram manufaturadas 2.908 unidades
do Audi RS2, mais do que havia sido planejado inicialmente.
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