Volkswagen Gol chega ao 27º ano consecutivo como o veículo mais
vendido no Brasil
|
Texto e fotos: Volkswagen
|
O Volkswagen Gol acaba de completar 27 anos consecutivos na liderança
de vendas no mercado nacional. O Gol encerrou o ano de 2013 com 255.070 unidades
comercializadas, 71.382 unidades à frente do segundo colocado. Lançado em 1980,
o modelo assumiu a liderança em 1987 e nunca mais deixou o posto de preferido
dos brasileiros.
“Dos 60 anos da Volkswagen no Brasil, o Gol certamente foi o ‘artilheiro’ da
empresa nas últimas três décadas. É um líder completo, com recordes históricos
em produção, com mais de 7,5 milhões de unidades fabricadas desde 1980, número 1
em vendas pelo 27º ano consecutivo e mais de 1,2 milhão de unidades exportadas
para mais de 60 países”, afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do
Brasil.
Gol Seleção
Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira
de Futebol, a Volkswagen acaba de lançar a série Seleção para os modelos Gol,
Voyage e Fox. Com produção aproximada de 20 mil unidades no total, os modelos
trazem identificação visual especial, com detalhes internos e externos, além de
ofertas diferenciadas de equipamentos de série, como vidros elétricos nas quatro
portas; direção com assistência hidráulica; sistema de som com funções de rádio,
CD-player com MP3, entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth para telefone
celular; I-System (que inclui o sistema ECO Comfort, que orienta o motorista a
dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel).
O Gol é o “Camisa 10” da Linha Seleção e tem oferta exclusiva do “pacote
Brasil”. Esse pacote é composto por pintura especial na cor Amarelo Solaris;
faróis de neblina; aros dos difusores de ar e da alavanca de câmbio em amarelo –
mesma cor do brasão da CBF no porta-objetos. Além disso, fazem parte do pacote
Brasil as rodas de 15 polegadas (“Thor Rallye”). O revestimento dos bancos na
cor preta e com inserto em amarelo também é exclusivo e foi inspirado na 3ª
camisa da Seleção Brasileira. O pacote Brasil está disponível para o Gol Seleção
com motor EA111 1.6 (que pode ser combinado ao câmbio manual ou ao
automatizado).
Novo Gol
Lançado em julho de 2012, o Novo Gol traz o design mundial da marca e mais
inovação tecnológica, além de recursos que tornaram o modelo um dos carros mais
atraentes e avançados em seu segmento de mercado. A nova linha também traz
evolução em sua motorização 1.0 e novos equipamentos de série.Além da evolução visual e da reestruturação da oferta de configurações, o Novo Gol recebeu uma arquitetura eletrônica completamente nova, uma das mais avançadas e complexas de sua categoria. Esse novo “esqueleto” eletrônico possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos no seu segmento. Entre eles está o "Comfort Blinker", item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Outro benefício da nova arquitetura é a inclusão do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou. “Além dos atributos de qualidade, durabilidade e confiança, o consumidor hoje busca em um carro padrões mais altos de tecnologia e acabamento interno e o Gol é tudo isso e mais: faz parte da vida dos brasileiros desde 1980. O Gol é o exemplo da evolução do mercado nacional”, declara a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.
Passaporte “carimbado”
O Gol começou a ser exportado já
no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o
Paraguai e Nigéria. Ao longo do tempo, foram mais de um milhão de unidades
exportadas para mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e
Europa.
O Gol exportação é igual ao vendido no Brasil. Tecnicamente, a principal
mudança ocorre nos sistemas de injeção e gerenciamento dos motores para rodar
com gasolina sem adição de etanol, que difere do combustível vendido no
Brasil.Em toda sua história, o Gol já superou mais de 1,2 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países. Em 2013, foram exportadas 80.092 unidades do modelo, principalmente para a Argentina e México.
Pioneirismos do Gol
Curiosidades
|
- Home
- Mobilidade
- _Abeifa
- _Abiauto
- _Abimaq
- _Abraciclo
- _Anip
- _Fenabrave
- _Lançamentos
- _Test Drive
- Cultura
- _Cabo & Streaming
- _Cinema
- _Livros & Revistas
- _Teatro
- _Test Movie
- Institucionais & Salões
- _Fenatran
- _Automec
- _Institucional
- _Salão do Automóvel
- _Salão Duas Rodas
- Competições
- _Fórmula 1
- _MotoGP
- Melhor da Vida
- _Ar & Mar
- _Comer & Beber
- _Moda & Beleza
- _Turismo
- Redes e Contato
- _Contato
- _Facebook
- _Instagram
- _Twitter
- _YouTube
0 Comentários