TrĂªs caminhões Iveco chegam entre os 10 primeiros colocados da primeira etapa do Rali Dakar 2014

· O Iveco Powerstar guiado pelo holandĂªs Gerard de Rooy terminou na quarta posiĂ§Ă£o, enquanto os demais veĂ­culos da equipe De Rooy Petronas chegaram em 6º, 8º e 12º lugares

Texto e fotos: Iveco

Os caminhões Iveco se destacaram na primeira etapa da ediĂ§Ă£o 2014 do Rali Dakar, que começou ontem (05/01) entre as cidades argentinas de Rosario e San Luis. Os competidores tiveram que superar 629 quilĂ´metros de percursos de ligaĂ§Ă£o e mais 180 quilĂ´metros de trecho especial. O piloto holandĂªs Gerard de Rooy foi o quarto colocado ao final do primeiro desafio, enquanto seus companheiros de equipe tambĂ©m entraram no primeiro “Top 10” da competiĂ§Ă£o: o espanhol Pep Vila Roca, ao volante do Iveco Trakker, chegou em 6º; o holandĂªs Hans Stacey, com o Trakker Evolution 3, em 8º; e o francĂªs Jo Adua, com um Iveco Trakker, em 12º lugar.


Nesta primeira etapa na regiĂ£o de CĂ³rdoba, na Argentina, a equipe De Rooy Petronas enfrentou muitas faixas estreitas durante o percurso, o que exigiu muita atenĂ§Ă£o por parte dos pilotos e dos navegadores. AlĂ©m de locais com muitas pedras, o trecho tambĂ©m oferecia muitos “saltos cegos”, devido aos buracos escondidos pelo terreno.
"Foi uma fase muito complicada, parecida com aquelas que encontramos em provas como as do WRC (World Rally Championship, o Campeonato Mundial de Rali com carros de turismo). Eu senti que nĂ£o daria para acelerar muito no inĂ­cio do trecho especial, mas no final deu tudo certo para nĂ³s”, disse o holandĂªs Gerard de Rooy, que completou a primeira etapa em 02h48min25s, ficando a 01min33s do primeiro colocado.
O desafio da segunda etapa, que serĂ¡ disputada nesta segunda-feira (06/01) Ă© o trecho entre as cidades argentinas de San Luis e San Rafael. SerĂ£o 365 quilĂ´metros de deslocamento e 400 quilĂ´metros de trecho especial. Esta etapa conta com a especial mais rĂ¡pida do rali, e os pilotos enfrentarĂ£o as primeiras dunas. Nos Ăºltimos 100 quilĂ´metros da especial, a areia firme e cinzenta da regiĂ£o de Nihuil, em San Rafael, promete aos competidores uma experiĂªncia mais intensa de pilotagem.
Batizado de “A Odisseia”, o rali deste ano serĂ¡ um dos mais extensos e desafiadores dos Ăºltimos tempos. A corrida vai atravessar trĂªs paĂ­ses (Argentina, BolĂ­via e Chile), e seu tĂ©rmino serĂ¡ no dia 18 de janeiro em ValparaĂ­so, no Chile.
Como nas edições anteriores, a Iveco e a FPT Industrial sĂ£o novamente os patrocinadores oficiais da equipe De Rooy Petronas, voltando a fornecer os veĂ­culos e motores do time holandĂªs. O Rali Dakar 2014 marca o quarto ano de patrocĂ­nio da Iveco e da FPT Industrial junto a De Rooy (a estreia foi em 2011, no Rali de Marrocos). Os veĂ­culos que participarĂ£o do Rali Dakar 2014 sĂ£o equipados com os motores Cursor 13, da FPT Industrial. Os engenhos de 13 litros sĂ£o capazes de fornecer uma potĂªncia de 900 cavalos e um torque mĂ¡ximo de 3.800 Nm em 1.100 rpm.