TrĂªs
caminhões Iveco chegam entre os 10 primeiros colocados da primeira etapa do Rali
Dakar 2014
· O Iveco Powerstar guiado pelo
holandĂªs Gerard de Rooy terminou na quarta posiĂ§Ă£o, enquanto os demais veĂculos
da equipe De Rooy Petronas chegaram em 6º, 8º e 12º lugares
Texto e fotos: Iveco
Os caminhões Iveco se destacaram na primeira etapa da
ediĂ§Ă£o 2014 do Rali Dakar, que começou ontem (05/01) entre as cidades argentinas
de Rosario e San Luis. Os competidores tiveram que superar 629 quilĂ´metros de
percursos de ligaĂ§Ă£o e mais 180 quilĂ´metros de trecho especial. O piloto
holandĂªs Gerard de Rooy foi o quarto colocado ao final do primeiro desafio,
enquanto seus companheiros de equipe tambĂ©m entraram no primeiro “Top 10” da
competiĂ§Ă£o: o espanhol Pep Vila Roca, ao volante do Iveco Trakker, chegou em 6º;
o holandĂªs Hans Stacey, com o Trakker Evolution 3, em 8º; e o francĂªs Jo Adua,
com um Iveco Trakker, em 12º lugar.
Nesta primeira etapa na
regiĂ£o de CĂ³rdoba, na Argentina, a equipe De Rooy Petronas
enfrentou muitas faixas estreitas durante o percurso, o que exigiu muita atenĂ§Ă£o
por parte dos pilotos e dos navegadores. Além de locais com muitas pedras, o
trecho tambĂ©m oferecia muitos “saltos cegos”, devido aos buracos escondidos pelo
terreno.
"Foi uma fase muito
complicada, parecida com aquelas que encontramos em provas como as do
WRC (World Rally
Championship, o Campeonato Mundial de
Rali com carros de turismo). Eu senti que nĂ£o daria para acelerar muito no
inĂcio do trecho especial, mas no final deu tudo certo para nĂ³s”, disse o
holandĂªs Gerard de Rooy, que completou a primeira etapa em
02h48min25s, ficando a
01min33s do primeiro
colocado.
O desafio da segunda
etapa, que serĂ¡ disputada nesta segunda-feira (06/01) Ă© o trecho entre as
cidades argentinas de San
Luis e San Rafael. SerĂ£o 365 quilĂ´metros de deslocamento e 400
quilĂ´metros de trecho especial. Esta etapa conta com a especial mais rĂ¡pida do
rali, e os pilotos enfrentarĂ£o as primeiras dunas. Nos Ăºltimos 100 quilĂ´metros
da especial, a areia firme e cinzenta da regiĂ£o de Nihuil, em San
Rafael, promete aos competidores uma experiĂªncia mais intensa de
pilotagem.
Batizado de “A
Odisseia”, o rali deste ano serĂ¡ um dos mais extensos e desafiadores dos Ăºltimos
tempos. A corrida vai atravessar trĂªs paĂses (Argentina, BolĂvia e Chile), e seu
tĂ©rmino serĂ¡ no dia 18 de janeiro em ValparaĂso, no Chile.
Como nas edições
anteriores, a Iveco e a FPT Industrial sĂ£o novamente os patrocinadores oficiais
da equipe De Rooy Petronas, voltando a fornecer os veĂculos e motores do time
holandĂªs. O Rali Dakar 2014 marca o
quarto ano de patrocĂnio da Iveco e da
FPT Industrial junto a De
Rooy (a estreia foi em 2011, no Rali de
Marrocos). Os veĂculos que participarĂ£o do Rali Dakar 2014 sĂ£o equipados com os motores Cursor 13, da
FPT Industrial. Os engenhos de 13 litros
sĂ£o capazes de fornecer uma potĂªncia de 900 cavalos e um torque mĂ¡ximo de 3.800
Nm em 1.100 rpm.
0 ComentĂ¡rios