Purista,
esportivo e limpo - a Audi apresenta o novo interior do TT no Consumer
Eletronics Show
· Novo e esguio painel de
instrumentos com display centrado no condutor
· Desenvolvimento do cockpit
virtual Audi e do novo MMI focado na utilizaĂ§Ă£o intuitiva
· SĂntese do membro do
Conselho de DireĂ§Ă£o para Desenvolvimento TĂ©cnico, Prof. Dr. Ulrich Hackenberg:
"Permitir ao motorista vivenciar a tecnologia"
Texto e fotos: Audi
Purista, esportivo e
totalmente focado no motorista. O design interior da Audi para o novo TT
apresenta um avanço significativo. A marca dos quatro anéis apresenta pela
primeira vez no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos
(de 6 a 10 de janeiro), o novo interior de seu carro-esporte compacto, que serĂ¡
lançado no mercado durante este ano.
Segundo
o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de DireĂ§Ă£o da AUDI AG para o
Desenvolvimento TĂ©cnico, "o primeiro Audi TT era por si mesmo um Ăcone do design
e a segunda geraĂ§Ă£o foi ainda mais esportiva, com o TT RS plus e seu motor cinco
cilindros TFSI de 360 hp. Com o novo Audi TT, o condutor poderĂ¡ experimentar a
tecnologia de uma forma ainda mais intensa, exatamente como esperado de um
genuĂno carro esporte. Ele chega com uma nova geraĂ§Ă£o de itens eletrĂ´nicos e de
conectividade.”
Por essa
razĂ£o, o cockpit virtual da Audi Ă©, pela primeira vez, o foco de atenĂ§Ă£o num
modelo de produĂ§Ă£o em sĂ©rie da marca. O conjunto de instrumentos totalmente
digital mostra todas as informações diretamente à frente do motorista,
dispensando a necessidade do monitor central MMI. Essa soluĂ§Ă£o deu liberdade
aos designers para tornar mais esguia a arquitetura do painel, de forma a
convergir com o princĂpio construtivo de baixo peso da Audi.
Com suas
linhas claras e operaĂ§Ă£o inovadora, o interior da prĂ³xima geraĂ§Ă£o do TT foi
totalmente reprojetado. Visto de cima, o painel de instrumentos lembra uma asa
de aviĂ£o. Posicionadas abaixo e aparentando turbinas, as saĂdas de ar redondas,
um clĂ¡ssico elemento do TT, remetem aos motores a jato. Os controles do
ar-condicionado sĂ£o localizados nas saĂdas - as funções de ajuste para o
aquecimento dos bancos, temperatura, direĂ§Ă£o e intensidade do fluxo de ar sĂ£o
localizadas em seus eixos, com pequenos mostradores indicando as regulagens
escolhidas. Sob as saĂdas de ar, os interruptores para as luzes de emergĂªncia e
as funções secundĂ¡rias sĂ£o posicionados centralmente e oferecem fĂ¡cil acesso.
Com seu
grafismo brilhante e impressĂ£o 3D com efeitos altamente detalhados, o cockpit
virtual da Audi estabelece novos parĂ¢metros com seu monitor TFT de 12,3
polegadas. Os motoristas podem optar entre dois modos de exibiĂ§Ă£o: na versĂ£o
clĂ¡ssica, o velocĂmetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no
modo "infotainment" os instrumentos virtuais sĂ£o menores. O espaço assim criado
proporciona uma ampla Ă¡rea de exposiĂ§Ă£o para funções como o mapa de navegaĂ§Ă£o.
Todos os
elementos do conceito de operaĂ§Ă£o do novo Audi TT sĂ£o focados no condutor. O
novo volante multifuncional do carro-esporte compacto apresenta a parte inferior
do aro achatada, com frisos aparentando alumĂnio emoldurando seus raios. Os
botões e controles nos raios permitem controlar quase todas as funções,
inclusive o ultramoderno sistema de informaĂ§Ă£o e entretenimento. O menu Ă©
estruturado para reproduzir o de um smartfone e inclui funĂ§Ă£o de busca com texto
integral (MMI search). As principais funções estĂ£o a apenas alguns
cliques de distĂ¢ncia - toda a operaĂ§Ă£o leva de forma fantĂ¡stica a um novo tipo
de "alegria de utilizaĂ§Ă£o". O terminal MMI no console do tĂºnel central e a
segunda unidade de controle ao lado do volante também foram exaustivamente
recriados. Graças ao MMI touch, o motorista pode rolar e olhar em
detalhes listas e mapas. O acesso a outras opções também foi simplificado. No
futuro, ele serĂ¡ possĂvel pela utilizaĂ§Ă£o de apenas dois, em lugar de quatro
botões na Ă¡rea que circunda o botĂ£o rotativo.
As
inovações do interior do Audi TT incluem os bancos esportivos S, com seus apoios
laterais curvos, apoios de cabeça integrados e a posiĂ§Ă£o rebaixada tĂpica dos
carros esportivos. O perfil esguio e elegante dos bancos é reforçado por frisos
nas laterais dos encostos e uma cobertura na traseira. O encosto Ă© ajustado
através de um laço. Os apoios laterais dos bancos esportivos S podem ser
ajustados pneumaticamente.
Com suas
linhas claras e definidas, o conjunto do interior expressa perfeitamente a
natureza esportiva do novo Audi TT. O console central, que apoia a parte
inferior da perna quando o carro percorre uma curva rĂ¡pida, e os painĂ©is das
portas, apresentam contornos fluĂdos e reforçados. Todos os detalhes salientam a
atenĂ§Ă£o Ă qualidade da Audi - desde o design da empunhadura da alavanca do
cĂ¢mbio e a precisĂ£o de funcionamento do botĂ£o rotativo ao cockpit virtual
Audi.
0 ComentĂ¡rios