Purista, esportivo e limpo - a Audi apresenta o novo interior do TT no Consumer Eletronics Show

· Novo e esguio painel de instrumentos com display centrado no condutor
· Desenvolvimento do cockpit virtual Audi e do novo MMI focado na utilizaĂ§Ă£o intuitiva
· SĂ­ntese do membro do Conselho de DireĂ§Ă£o para Desenvolvimento TĂ©cnico, Prof.  Dr. Ulrich Hackenberg: "Permitir ao motorista vivenciar a tecnologia"

Texto e fotos: Audi

Purista, esportivo e totalmente focado no motorista. O design interior da Audi para o novo TT apresenta um avanço significativo.  A marca dos quatro anĂ©is apresenta pela primeira vez no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos (de 6 a 10 de janeiro), o novo interior de seu carro-esporte compacto, que serĂ¡ lançado no mercado durante este ano.


Segundo o Prof.  Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de DireĂ§Ă£o da AUDI AG para o Desenvolvimento TĂ©cnico, "o primeiro Audi TT era por si mesmo um Ă­cone do design e a segunda geraĂ§Ă£o foi ainda mais esportiva, com o TT RS plus e seu motor cinco cilindros TFSI de 360 hp. Com o novo Audi TT, o condutor poderĂ¡ experimentar a tecnologia de uma forma ainda mais intensa, exatamente como esperado de um genuĂ­no carro esporte. Ele chega com uma nova geraĂ§Ă£o de itens eletrĂ´nicos e de conectividade.” 
Por essa razĂ£o, o cockpit virtual da Audi Ă©, pela primeira vez, o foco de atenĂ§Ă£o num modelo de produĂ§Ă£o em sĂ©rie da marca. O conjunto de instrumentos totalmente digital mostra todas as informações diretamente Ă  frente do motorista, dispensando a necessidade do monitor central MMI.  Essa soluĂ§Ă£o deu liberdade aos designers para tornar mais esguia a arquitetura do painel, de forma a convergir com o princĂ­pio construtivo de baixo peso da Audi. 


Com suas linhas claras e operaĂ§Ă£o inovadora, o interior da prĂ³xima geraĂ§Ă£o do TT foi totalmente reprojetado. Visto de cima, o painel de instrumentos lembra uma asa de aviĂ£o. Posicionadas abaixo e aparentando turbinas, as saĂ­das de ar redondas, um clĂ¡ssico elemento do TT, remetem aos motores a jato. Os controles do ar-condicionado sĂ£o localizados nas saĂ­das - as funções de ajuste para o aquecimento dos bancos, temperatura, direĂ§Ă£o e intensidade do fluxo de ar sĂ£o localizadas em seus eixos, com pequenos mostradores indicando as regulagens escolhidas. Sob as saĂ­das de ar, os interruptores para as luzes de emergĂªncia e as funções secundĂ¡rias sĂ£o posicionados centralmente e oferecem fĂ¡cil acesso. 
Com seu grafismo brilhante e impressĂ£o 3D com efeitos altamente detalhados, o cockpit virtual da Audi estabelece novos parĂ¢metros com seu monitor TFT de 12,3 polegadas. Os motoristas podem optar entre dois modos de exibiĂ§Ă£o: na versĂ£o clĂ¡ssica, o velocĂ­metro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo "infotainment" os instrumentos virtuais sĂ£o menores. O espaço assim criado proporciona uma ampla Ă¡rea de exposiĂ§Ă£o para funções como o mapa de navegaĂ§Ă£o.


Todos os elementos do conceito de operaĂ§Ă£o do novo Audi TT sĂ£o focados no condutor. O novo volante multifuncional do carro-esporte compacto apresenta a parte inferior do aro achatada, com frisos aparentando alumĂ­nio emoldurando seus raios. Os botões e controles nos raios permitem controlar quase todas as funções, inclusive o ultramoderno sistema de informaĂ§Ă£o e entretenimento. O menu Ă© estruturado para reproduzir o de um smartfone e inclui funĂ§Ă£o de busca com texto integral (MMI search). As principais funções estĂ£o a apenas alguns cliques de distĂ¢ncia - toda a operaĂ§Ă£o leva de forma fantĂ¡stica a um novo tipo de "alegria de utilizaĂ§Ă£o".  O terminal MMI no console do tĂºnel central e a segunda unidade de controle ao lado do volante tambĂ©m foram exaustivamente recriados. Graças ao MMI touch, o motorista pode rolar e olhar em detalhes listas e mapas.  O acesso a outras opções tambĂ©m foi simplificado. No futuro, ele serĂ¡ possĂ­vel pela utilizaĂ§Ă£o de apenas dois, em lugar de quatro botões na Ă¡rea que circunda o botĂ£o rotativo. 
As inovações do interior do Audi TT incluem os bancos esportivos S, com seus apoios laterais curvos, apoios de cabeça integrados e a posiĂ§Ă£o rebaixada tĂ­pica dos carros esportivos.  O perfil esguio e elegante dos bancos Ă© reforçado por frisos nas laterais dos encostos e uma cobertura na traseira. O encosto Ă© ajustado atravĂ©s de um laço.  Os apoios laterais dos bancos esportivos S podem ser ajustados pneumaticamente.
Com suas linhas claras e definidas, o conjunto do interior expressa perfeitamente a natureza esportiva do novo Audi TT. O console central, que apoia a parte inferior da perna quando o carro percorre uma curva rĂ¡pida, e os painĂ©is das portas, apresentam contornos fluĂ­dos e reforçados. Todos os detalhes salientam a atenĂ§Ă£o Ă  qualidade da Audi - desde o design da empunhadura da alavanca do cĂ¢mbio e a precisĂ£o de funcionamento do botĂ£o rotativo ao cockpit virtual Audi.