O novo Porsche 911 Targa 

Contando com o teto Targa inovador: o lançamento mundial de um clĂ¡ssico moderno


Texto e fotos: Porsche

A Porsche estĂ¡ apresentando a mais recente geraĂ§Ă£o do extravagante modelo 911 ao pĂºblico, durante o salĂ£o do automĂ³vel North American International Auto Show (NAIAS) em Detroit. Este modelo Ă© o primeiro a combinar o conceito Targa clĂ¡ssico com tecnologia de teto de Ăºltima geraĂ§Ă£o. Assim como o legendĂ¡rio modelo Targa original, o novo modelo conta com a barra larga caracterĂ­stica em vez dos pilares B, uma seĂ§Ă£o do teto mĂ³vel, acima dos bancos dianteiros, e uma janela traseira envolvente, sem o pilar C. Entretanto, diferentemente dos modelos clĂ¡ssicos, a parte do teto no novo Targa pode ser aberta e fechada com o apertar de um botĂ£o. Quando o botĂ£o Ă© acionado, o sistema de teto completamente automĂ¡tico guarda o teto conversĂ­vel atrĂ¡s do banco traseiro, oferecendo um verdadeiro espetĂ¡culo. O desenho com peso concentrado na traseira da direĂ§Ă£o nas quatro rodas com PTM, que vem de fĂ¡brica, Ă© uma caracterĂ­stica tradicional da Porsche e garante que este modelo 911 mais recente tambĂ©m ofereça uma dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o ideal em todas as superfĂ­cies de estrada e em todas as condições climĂ¡ticas.


Com estas caracterĂ­sticas, o novo 911 Targa estĂ¡ se apresentando como uma nova versĂ£o de alta qualidade e inovadora do veĂ­culo clĂ¡ssico de 1965. O modelo compartilha muitas caracterĂ­sticas com os modelos cabriolĂª 911 Carrera 4; atĂ© a linha da janela, a tecnologia e a carroceria, os veĂ­culos sĂ£o aproximadamente a mesma coisa. A combinaĂ§Ă£o da traseira larga, que Ă© tradicional a todos os modelos com traĂ§Ă£o nas quatro rodas, a barra Targa e as janelas traseiras com formato de abĂ³boda oferecem ao mais recente 911 uma aparĂªncia extremamente esportiva e um perfil rebaixado.


Duas variantes para o modelo, exclusivamente com direĂ§Ă£o nas quatro rodas 
Assim como com o modelo anterior, a nova geraĂ§Ă£o do Targa vem em duas versões, disponĂ­veis exclusivamente com traĂ§Ă£o nas quatro rodas. O 911 Targa 4 em um motor com cilindros opostos de 3,4 litros e 350 cv. Equipado com o Porsche Doppelkupplung (PDK) e o pacote Sport Chrono, esta versĂ£o acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, e ostenta uma velocidade mĂ¡xima de 282 km/h. Os valores de consumo de combustĂ­vel pelo NCDE ficam entre 10,5 e 11,5 km/l, dependendo da transmissĂ£o, correspondendo a nĂ­veis de emissĂ£o de CO2 que ficam entre 223 e 204 g/km. O modelo topo de linha Ă© o 911 Targa 4S, com 400 cv de potĂªncia e 3,8 litros de cilindrada. Esta versĂ£o alcança uma velocidade mĂ¡xima de 296 km/h e, equipado com o PDK e o pacote Sport Chrono, ele acelera de zero a cem em 4,4 segundos. Seu consumo de combustĂ­vel varia entre 10,0 e 10,9 km/l, dependendo da transmissĂ£o, correspondendo a nĂ­veis de emissĂ£o de CO2 que ficam entre 237 e 214 g/km. Com estes valores, a versĂ£o fica no mesmo patamar elevado determinado pelos modelos cabriolet 911 Carrera 4 tanto em termos de motor e desempenho na estrada como em eficiĂªncia. Ambos os carros esportivos receberam certificado de cumprimento com o padrĂ£o de emissões Euro 6.


O 911 Targa estarĂ¡ disponĂ­vel no mercado da AmĂ©rica Latina a partir do segundo semestre de 2014. Entre em contato com seu representante da Porsche local para obter informações sobre preço.