O novo
Porsche 911 Targa
Contando com o teto Targa inovador: o
lançamento mundial de um clĂ¡ssico moderno
Texto e fotos: Porsche
A Porsche estĂ¡ apresentando a mais recente geraĂ§Ă£o do
extravagante modelo 911 ao pĂºblico, durante o salĂ£o do automĂ³vel North American
International Auto Show (NAIAS) em Detroit. Este modelo Ă© o primeiro a combinar
o conceito Targa clĂ¡ssico com tecnologia de teto de Ăºltima geraĂ§Ă£o. Assim como o
legendĂ¡rio modelo Targa original, o novo modelo conta com a barra larga
caracterĂstica em vez dos pilares B, uma seĂ§Ă£o do teto mĂ³vel, acima dos bancos
dianteiros, e uma janela traseira envolvente, sem o pilar C. Entretanto,
diferentemente dos modelos clĂ¡ssicos, a parte do teto no novo Targa pode ser
aberta e fechada com o apertar de um botĂ£o. Quando o botĂ£o Ă© acionado, o sistema
de teto completamente automĂ¡tico guarda o teto conversĂvel atrĂ¡s do banco
traseiro, oferecendo um verdadeiro espetĂ¡culo. O desenho com peso concentrado na
traseira da direĂ§Ă£o nas quatro rodas com PTM, que vem de fĂ¡brica, Ă© uma
caracterĂstica tradicional da Porsche e garante que este modelo 911 mais recente
tambĂ©m ofereça uma dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o ideal em todas as superfĂcies de estrada
e em todas as condições climĂ¡ticas.
Com estas caracterĂsticas, o novo 911
Targa estĂ¡ se apresentando como uma nova versĂ£o de alta qualidade e inovadora do
veĂculo clĂ¡ssico de 1965. O modelo compartilha muitas caracterĂsticas com os
modelos cabriolĂª 911 Carrera 4; atĂ© a linha da janela, a tecnologia e a
carroceria, os veĂculos sĂ£o aproximadamente a mesma coisa. A combinaĂ§Ă£o da
traseira larga, que Ă© tradicional a todos os modelos com traĂ§Ă£o nas quatro
rodas, a barra Targa e as janelas traseiras com formato de abĂ³boda oferecem ao
mais recente 911 uma aparĂªncia extremamente esportiva e um perfil
rebaixado.
Duas variantes para o modelo, exclusivamente com direĂ§Ă£o nas
quatro rodas
Assim como com o modelo anterior, a nova geraĂ§Ă£o do Targa vem
em duas versões, disponĂveis exclusivamente com traĂ§Ă£o nas quatro rodas. O 911
Targa 4 em um motor com cilindros opostos de 3,4 litros e 350 cv. Equipado com o
Porsche Doppelkupplung (PDK) e o pacote Sport Chrono, esta versĂ£o acelera de
zero a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, e ostenta uma velocidade mĂ¡xima de 282
km/h. Os valores de consumo de combustĂvel pelo NCDE ficam entre 10,5 e 11,5
km/l, dependendo da transmissĂ£o, correspondendo a nĂveis de emissĂ£o de CO2 que
ficam entre 223 e 204 g/km. O modelo topo de linha Ă© o 911 Targa 4S, com 400 cv
de potĂªncia e 3,8 litros de cilindrada. Esta versĂ£o alcança uma velocidade
mĂ¡xima de 296 km/h e, equipado com o PDK e o pacote Sport Chrono, ele acelera de
zero a cem em 4,4 segundos. Seu consumo de combustĂvel varia entre 10,0 e 10,9
km/l, dependendo da transmissĂ£o, correspondendo a nĂveis de emissĂ£o de CO2 que
ficam entre 237 e 214 g/km. Com estes valores, a versĂ£o fica no mesmo patamar
elevado determinado pelos modelos cabriolet 911 Carrera 4 tanto em termos de
motor e desempenho na estrada como em eficiĂªncia. Ambos os carros esportivos
receberam certificado de cumprimento com o padrĂ£o de emissões Euro 6.
O
911 Targa estarĂ¡ disponĂvel no mercado da AmĂ©rica Latina a partir do segundo
semestre de 2014. Entre em contato com seu representante da Porsche local para
obter informações sobre preço.
0 ComentĂ¡rios