• A avaliaĂ§Ă£o faz parte do programa mundial de testes que Ă© realizado conjuntamente pela Nissan e pela FedEx desde 2011
  • Pela primeira vez, o Nissan e-NV 200 100% elĂ©trico Ă© testado nas AmĂ©ricas
  • A escolha do Brasil demonstra a importĂ¢ncia do mercado interno
  • Como parte da plataforma EarthSmart da FedEx, a iniciativa explora o uso de veĂ­culos elĂ©tricos pela empresa
  • O furgĂ£o e-NV200 começarĂ¡ a ser produzido em sĂ©rie este ano, e serĂ¡ o segundo veĂ­culo elĂ©trico lançado mundialmente pela Nissan

Texto e fotos: Nissan

A Nissan Motor Co., Ltd., e a FedEx Express, subsidiĂ¡ria da FedEx Corp. (NYSE:FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, começam a testar o Nissan e-NV200, um veĂ­culo comercial leve 100% elĂ©trico, em situaĂ§Ă£o real no Brasil. O teste, que acontecerĂ¡ na cidade do Rio de Janeiro, onde fica a sede da Nissan no PaĂ­s, faz parte do programa global de avaliaĂ§Ă£o e do programa de desenvolvimento do veĂ­culo, que estĂ¡ sendo realizado conjuntamente pelas duas empresas. Esta serĂ¡ a primeira vez que o modelo rodarĂ¡ no continente americano. AtĂ© o momento, a parceria viabilizou testes com o e-NV200 no JapĂ£o, no Reino Unido e em Cingapura, e, em breve, testes serĂ£o realizados tambĂ©m nos Estados Unidos.


O programa de avaliaĂ§Ă£o une duas empresas fortemente comprometidas em reduzir os impactos ambientais de suas operações em todo o mundo. A escolha do Brasil para integrar o programa de avaliaĂ§Ă£o do e-NV200 demonstra a importĂ¢ncia do PaĂ­s para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira sustentĂ¡vel. A Nissan, por exemplo, prepara-se para inaugurar uma de suas fĂ¡bricas mais sustentĂ¡veis do mundo em Resende, no estado do Rio de Janeiro. "A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil Ă© uma prova de que veĂ­culos 100% elĂ©tricos sĂ£o tambĂ©m uma opĂ§Ă£o viĂ¡vel no mercado local. AlĂ©m disso, nĂ³s estamos testando 25 unidades do carro elĂ©trico LEAF por meio de um projeto-piloto de tĂ¡xis nas cidades do Rio e de SĂ£o Paulo, e tambĂ©m como veĂ­culo policial no Rio de Janeiro, com a utilizaĂ§Ă£o de duas unidades pela PolĂ­cia Militar na cidade", diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
"Como lĂ­der global na utilizaĂ§Ă£o de veĂ­culos elĂ©tricos no setor de transporte e logĂ­stica, a FedEx estĂ¡ comprometida em trazer alternativas inovadoras e diferentes ao mercado, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissĂ£o de CO2 e aumentar a eficiĂªncia operacional da companhia", afirma Mike Murkowski, vice-presidente sĂªnior de operações da FedEx Express para a AmĂ©rica do Sul. Em dezembro, a companhia colocou seis veĂ­culos elĂ©tricos em circulaĂ§Ă£o, nas operações do Rio de Janeiro e de SĂ£o Paulo. A introduĂ§Ă£o do carro elĂ©trico na operaĂ§Ă£o brasileira faz parte da EarthSmartR, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx desenhada para conduzir o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.
Para os testes de campo, a Nissan estĂ¡ fornecendo um furgĂ£o e-NV200 que serĂ¡ usado como veĂ­culo de entrega pela FedEx Express por cerca de um mĂªs. ApĂ³s esse perĂ­odo, as empresas avaliarĂ£o o potencial do modelo para a entrega de cargas. Os resultados obtidos contribuirĂ£o significativamente para o desenvolvimento da versĂ£o de produĂ§Ă£o em sĂ©rie do e-NV200, que começarĂ¡ a ser feita este ano na fĂ¡brica da Nissan em Barcelona, na Espanha.



Segundo veículo global 100% elétrico da Nissan
ApĂ³s o LEAF, o e-NV200 serĂ¡ o segundo veĂ­culo elĂ©trico (VE) a ser globalmente comercializado pela Nissan. A van compacta reforça a liderança da Nissan em mobilidade com emissĂ£o zero e representa um grande avanço no segmento de veĂ­culos comerciais.

O modelo 100% elĂ©trico oferece as mesmas caracterĂ­sticas de versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van compacta NV200. Oferece, ainda, um desempenho Ăºnico graças ao trem de força- base do Nissan LEAF. O motor elĂ©trico Ă© o mesmo, alimentado por uma bateria de Ă­ons de lĂ­tio.
Com traĂ§Ă£o dianteira, o e-NV200 oferece aceleraĂ§Ă£o excepcionalmente suave e tranquilidade, caracterĂ­sticas que sĂ£o apenas comuns a veĂ­culos elĂ©tricos, mantendo as emissões zero de CO2, comparado a aproximadamente 140g de CO2/km emitidos por veĂ­culos com motores de propulsĂ£o a gĂ¡s. AlĂ©m disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente carregados em 30 minutos.
O modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes negĂ³cios, com o seu sistema de telemĂ¡tica avançada e a fonte de alimentaĂ§Ă£o no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos externos. A disposiĂ§Ă£o inteligente dos mĂ³dulos da bateria garante ampla Ă¡rea para carga, que Ă© um fator fudamental para um veĂ­culo comercial leve. AlĂ©m disso, o e-NV200 apresenta excelente custo de propriedade, item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.



FedEx: Frota mundial de VE
A FedEx possui atualmente 167 veĂ­culos elĂ©tricos e 365 hĂ­bridos elĂ©tricos nos Estados Unidos, França, Alemanha, ItĂ¡lia, JapĂ£o, China e Brasil. AtĂ© o final deste ano fiscal (maio de 2014), a empresa terĂ¡ aumentado essa quantidade para 222 e 393, respectivamente. De 2005 a 2012, a introduĂ§Ă£o desses tipos de carro na frota fez com que a companhia economizasse aproximadamente 2,4 milhões de litros de combustĂ­vel.
Iniciativas como essas, alinhadas a outras, como a adoĂ§Ă£o do veĂ­culo certo para cada rota, a compra de veĂ­culos com motores bem dimensionados e a incorporaĂ§Ă£o de veĂ­culos leves Ă  frota, fizeram com que a FedEx avançasse rapidamente no alcance de sua meta de aumentar a eficiĂªncia energĂ©tica de sua frota e revisasse, no inĂ­cio de 2013, seu objetivo inicial de melhoria de 20% para 30% atĂ© 2020.