Nissan e FedEx Express testam o furgĂ£o 100% elĂ©trico Nissan e-NV200 no Brasil
- A avaliaĂ§Ă£o faz parte do programa mundial de testes que Ă© realizado conjuntamente pela Nissan e pela FedEx desde 2011
- Pela primeira vez, o Nissan e-NV 200 100% elétrico é testado nas Américas
- A escolha do Brasil demonstra a importĂ¢ncia do mercado interno
- Como parte da plataforma EarthSmart da FedEx, a iniciativa explora o uso de veĂculos elĂ©tricos pela empresa
- O furgĂ£o e-NV200 começarĂ¡ a ser produzido em sĂ©rie este ano, e serĂ¡ o segundo veĂculo elĂ©trico lançado mundialmente pela Nissan
Texto e fotos: Nissan
A Nissan Motor Co.,
Ltd., e a FedEx Express, subsidiĂ¡ria da FedEx Corp. (NYSE:FDX) e a
maior empresa de transporte expresso do mundo, começam a testar o Nissan
e-NV200, um veĂculo comercial leve 100% elĂ©trico, em situaĂ§Ă£o real no
Brasil. O teste, que acontecerĂ¡ na cidade do Rio de Janeiro, onde fica a
sede da Nissan no PaĂs, faz parte do programa global de avaliaĂ§Ă£o e do
programa de desenvolvimento do veĂculo, que estĂ¡ sendo realizado
conjuntamente pelas duas empresas. Esta serĂ¡ a primeira vez que o modelo
rodarĂ¡ no continente americano. AtĂ© o momento, a parceria viabilizou
testes com o e-NV200 no JapĂ£o, no Reino Unido e em Cingapura, e, em
breve, testes serĂ£o realizados tambĂ©m nos Estados Unidos.
O programa de avaliaĂ§Ă£o une duas empresas fortemente comprometidas em
reduzir os impactos ambientais de suas operações em todo o mundo. A
escolha do Brasil para integrar o programa de avaliaĂ§Ă£o do e-NV200
demonstra a importĂ¢ncia do PaĂs para as empresas, que buscam crescer
suas operações locais de maneira sustentĂ¡vel. A Nissan, por exemplo,
prepara-se para inaugurar uma de suas fĂ¡bricas mais sustentĂ¡veis do
mundo em Resende, no estado do Rio de Janeiro. "A oportunidade de testar
o e-NV200 no Brasil Ă© uma prova de que veĂculos 100% elĂ©tricos sĂ£o
tambĂ©m uma opĂ§Ă£o viĂ¡vel no mercado local. AlĂ©m disso, nĂ³s estamos
testando 25 unidades do carro elétrico LEAF por meio de um
projeto-piloto de tĂ¡xis nas cidades do Rio e de SĂ£o Paulo, e tambĂ©m como
veĂculo policial no Rio de Janeiro, com a utilizaĂ§Ă£o de duas unidades
pela PolĂcia Militar na cidade", diz François Dossa, presidente da
Nissan do Brasil.
"Como lĂder global na utilizaĂ§Ă£o de veĂculos elĂ©tricos no setor de
transporte e logĂstica, a FedEx estĂ¡ comprometida em trazer alternativas
inovadoras e diferentes ao mercado, a fim de encontrar as melhores
soluções para reduzir a emissĂ£o de CO2 e aumentar a eficiĂªncia
operacional da companhia", afirma Mike Murkowski, vice-presidente sĂªnior
de operações da FedEx Express para a América do Sul. Em dezembro, a
companhia colocou seis veĂculos elĂ©tricos em circulaĂ§Ă£o, nas operações
do Rio de Janeiro e de SĂ£o Paulo. A introduĂ§Ă£o do carro elĂ©trico na
operaĂ§Ă£o brasileira faz parte da EarthSmartR,
plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx desenhada para conduzir
o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.
Para os testes de campo, a Nissan estĂ¡ fornecendo um furgĂ£o e-NV200
que serĂ¡ usado como veĂculo de entrega pela FedEx Express por cerca de
um mĂªs. ApĂ³s esse perĂodo, as empresas avaliarĂ£o o potencial do modelo
para a entrega de cargas. Os resultados obtidos contribuirĂ£o
significativamente para o desenvolvimento da versĂ£o de produĂ§Ă£o em sĂ©rie
do e-NV200, que começarĂ¡ a ser feita este ano na fĂ¡brica da Nissan em
Barcelona, na Espanha.
Segundo veĂculo global 100% elĂ©trico da Nissan
ApĂ³s o LEAF, o e-NV200 serĂ¡ o segundo veĂculo elĂ©trico (VE) a ser
globalmente comercializado pela Nissan. A van compacta reforça a
liderança da Nissan em mobilidade com emissĂ£o zero e representa um
grande avanço no segmento de veĂculos comerciais.
O modelo 100% elĂ©trico oferece as mesmas caracterĂsticas de
versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van
compacta NV200. Oferece, ainda, um desempenho Ăºnico graças ao trem de
força- base do Nissan LEAF. O motor elétrico é o mesmo, alimentado por
uma bateria de Ăons de lĂtio.
Com traĂ§Ă£o dianteira, o e-NV200 oferece aceleraĂ§Ă£o excepcionalmente
suave e tranquilidade, caracterĂsticas que sĂ£o apenas comuns a veĂculos
elétricos, mantendo as emissões zero de CO2, comparado a aproximadamente
140g de CO2/km emitidos por veĂculos com motores de propulsĂ£o a gĂ¡s.
Além disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente
carregados em 30 minutos.
O modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes
negĂ³cios, com o seu sistema de telemĂ¡tica avançada e a fonte de
alimentaĂ§Ă£o no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos
externos. A disposiĂ§Ă£o inteligente dos mĂ³dulos da bateria garante ampla
Ă¡rea para carga, que Ă© um fator fudamental para um veĂculo comercial
leve. Além disso, o e-NV200 apresenta excelente custo de propriedade,
item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.
FedEx: Frota mundial de VE
A FedEx possui
atualmente 167 veĂculos elĂ©tricos e 365 hĂbridos elĂ©tricos nos Estados
Unidos, França, Alemanha, ItĂ¡lia, JapĂ£o, China e Brasil. AtĂ© o final
deste ano fiscal (maio de 2014), a empresa terĂ¡ aumentado essa
quantidade para 222 e 393, respectivamente. De 2005 a 2012, a introduĂ§Ă£o
desses tipos de carro na frota fez com que a companhia economizasse
aproximadamente 2,4 milhões de litros de combustĂvel.
Iniciativas como essas, alinhadas a outras, como a adoĂ§Ă£o do veĂculo
certo para cada rota, a compra de veĂculos com motores bem dimensionados
e a incorporaĂ§Ă£o de veĂculos leves Ă frota, fizeram com que a FedEx
avançasse rapidamente no alcance de sua meta de aumentar a eficiĂªncia
energĂ©tica de sua frota e revisasse, no inĂcio de 2013, seu objetivo
inicial de melhoria de 20% para 30% até 2020.
0 ComentĂ¡rios