Mercedes-Benz é lider nas vendas de veículos comerciais no Brasil em 2013

· Mais de 60 mil veículos entre caminhões, chassis de ônibus e comerciais leves da marca da estrela de três pontas foram vendidos no mercado brasileiro no ano passado
· Assim como em novembro de 2013, a Mercedes-Benz também foi a marca que mais vendeu caminhões no País no mês de dezembro. No acumulado do ano, 36.826 caminhões Mercedes-Benz acima de 6 toneladas foram emplacados, o que significa um crescimento em relação ao ano anterior
· Com 13.639 unidades vendidas, a Mercedes-Benz manteve sua tradicional e destacada liderança no setor de ônibus, com 44% de participação no mercado acima de 8 toneladas e expressivos 68% no segmento urbano
· Linha Sprinter também reafirma o êxito de sua estratégia comercial, alcançando 9.707 unidades emplacadas e 67% de crescimento nas vendas

Texto e fotos: Mercedes

A Mercedes-Benz foi a marca que teve o maior número de caminhões vendidos no Brasil, no último mês de dezembro, alcançanco 3.581 unidades (segmento acima de 6 toneladas). Com isso, conquistou novamente a liderança do setor, com 25,6% de participação de mercado, repetindo o excelente desempenho comercial do mês de novembro, quando também foi líder do segmento.
Ao longo de 2013, foram emplacados 36.826 caminhões Mercedes-Benz no País, volume 9% maior em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 33.786 unidades no mercado interno.


"A dobradinha novembro e dezembro na liderança do setor de caminhões nos deixa muito satisfeitos e, principalmente, motivados para seguir na disputa por maior participação num mercado cada vez mais concorrido”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina. “Temos uma completa linha de veículos comerciais econômicos e confortáveis, bem como a maior e mais abrangente oferta de serviços para os transportadores brasileiros, além de capacidade de produção, e profissionais altamentemente preparados para esse desafio”.
De acordo com Philipp Schiemer, para enfrentar a acirrada competição do setor de caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil vem trabalhando com foco em maior eficiência e agilidade. “Queremos ser cada vez mais competitivos, visando, acima de tudo, a satisfação permanente dos nossos clientes. Seguimos com o objetivo de ser sempre o número um na escolha dos transportadores. Com a maior e melhor linha de produtos e serviços, oferecemos uma solução completa para atender e superar as expectativas dos nossos clientes no País, como também em toda a América Latina”.

Mercedes-Benz mantém destacada liderança nas vendas de ônibus
Com um volume total de 13.639 ônibus emplacados em 2013, a Mercedes-Benz manteve sua tradicional e destacada liderança nas vendas do setor, alcançando 44,1% de participação no mercado acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. Isso representa 8% de crescimento nas vendas em relação a 2012.
“No segmento de ônibus urbanos, chegamos ao expressivo patamar de 68,1% de participação de mercado em 2013”, informa Philipp Schiemer. “A ampla aprovação dos clientes que atuam no transporte coletivo, especialmente das grandes cidades, consolida a imagem da nossa marca como geradora de soluções eficientes e rentáveis para a mobilidade urbana”.

Vendas de Sprinter crescem 67% em 2013
Além da liderança do mercado de veículos comerciais, com seus caminhões e ônibus, a Mercedes-Benz confirma seu êxito também no segmento de utilitários leves, com notável crescimento de 67% nas vendas de Sprinter em 2013. Ao longo do ano passado, foram emplacadas 9.707 unidades, elevando a participação de mercado da marca nesse segmento em 6 pontos percentuais – um salto de 14,9% em 2012 para 20,9% em 2013.
O excelente desempenho de vendas ocorreu em todos os segmentos. Foram emplacadas 3.998 vans Sprinter em 2013, crescimento de 50% em relação ao ano anterior (elevando para 26,2% a participação de mercado); 3.402 furgões, crescimento de 67% (16,1%); e 2.307 chassis, crescimento de 108% (22,9%).
“Com a Sprinter, temos uma linha de produtos que é, mais uma vez, referência de mercado, nossos preços estão muito competitivos e verificamos o acerto no atendimento personalizado e customizado para os clientes do setor, graças à maior estruturação e especialização da Rede de Concessionários Mercedes-Benz”, destaca Philipp Schiemer.

A maior exportadora de veículos comerciais do País
A Mercedes-Benz do Brasil manteve um bom ritmo de vendas para o mercado externo no ano passado. A Empresa confirmou a posição de maior exportadora de veículos comerciais do País e comercializou um volume total de 14.132 unidades (4,9% a mais em relação a 2012), sendo 5.753 caminhões (crescimento de 2,7%) e 8.379 ônibus (aumento de 6,5%). Entre os principais mercados atendidos em 2013 destacam-se os países da América Latina no setor de caminhões; além de Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Egito, Indonésia e África do Sul no de ônibus.