Lançamento
mundial no quinto aniversário do Porsche Museum
O primeiro projeto da Porsche do
mundo - o retorno do “P1”
Texto e fotos: Porsche
Desde a construção
do primeiro carro esportivo a ostentar o nome Porsche, o Type 356 de 1948, a Dr.
Ing. h.c. F. Porsche AG tem sido considerada o principal fabricante de carros
esportivos do mundo. Entretanto, a história de empresa começou muito antes: em
1898, Ferdinand Porsche apresentou o “Egger-Lohner electric vehicle, C.2 Phaeton
model” (“P1”, para abreviar), o primeiro projeto da Porsche do mundo. Depois de
116 anos, o veículo original e não restaurado foi recuperado e agora enriquece a
coleção do Porsche Museum como uma sensação técnica e histórica mundial.
Cinco anos desde a sua inauguração em janeiro de 2009, o acréscimo deste
projeto fez com que o Porsche Museum reorientasse sua exposição permanente. Além
de uma reestruturação da disposição na área dedicada à história de produtos e
automobilismo, o “P1” agora forma um ponto de enfoque usado para apresentar os
visitantes à primeira parte da amostra, o “prólogo”. O conceito inovador de
veículo do “P1” preencherá a lacuna entre os desenvolvimentos do passado e dos
dias atuais como, por exemplo, o Porsche 918 Spyder. O 918 Spyder, sendo um
padrão de referência tecnológico, segue uma longa tradição iniciada há 116 anos
com o “P1”.
O “P1”, projetado e construído por Ferdinand Porsche, foi um
dos primeiros veículos registrados na Áustria, e começou a circular nas ruas de
Viena no dia 26 de junho de 1898. Porsche entalhou o código “P1” (que representa
Porsche, número 1) em todos os principais componentes, o que deu a este veículo
elétrico seu nome não oficial. A enorme quantidade de ideias realizadas neste
veículo continua notável mesmo nos dias atuais. O motor elétrico altamente
compacto, que pesava apenas 130 kg, oferecia 3 cv de potência. Uma potência de
até 5 cv podia ser alcançada por curtos períodos no modo sobrecarga, o que
permitia que o P1 alcançasse uma velocidade de até 35 km/h.
Quando
dirigido desta maneira, a velocidade do veículo era regulada através de um
controlador de 12 marchas. A autonomia global do veículo podia chegar a 80 km,
um feito considerável para um veículo daquela época. Outra inovação era a
carroceria Lohner alternante do veículo, que permitia que o veículo pudesse ser
usado tanto no verão como no inverno.
A primeira prova prática esperava
pelo “P1” no mês de setembro de 1899 na exposição internacional do automóvel na
capital alemã de Berlim. A concorrência para fabricar os melhores motores já era
acirrada em 1899. Uma corrida de 40 km de distância a ser disputada por veículos
elétricos no dia 28 de setembro foi anunciada em Berlim para colocar o
desempenho dos veículos à prova, e um prêmio seria concedido ao vencedor. A
trajetória exigia muita habilidade dos participantes, que tinham que enfrentar
desafios como áreas inclinadas. Com três passageiros a bordo, Ferdinand Porsche
cruzou a linha de chegada com o “P1” 18 minutos à frente do segundo colocado.
Mais de metade dos participantes não conseguiu chegar à linha de chegada devido
a dificuldades técnicas. Ferdinand Porsche também foi o primeiro colocado na
prova de eficiência, uma vez que seu “P1” registrou o menor consumo de energia
no tráfego urbano.
Na sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, o Dr. Wolfgang
Porsche, presidente do comitê de supervisão da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG,
Stuttgart e Matthias Müller, Presidente e Diretor Executivo da Porsche AG,
revelarão o “P1” perante uma plateia de convidados. No fim de semana a seguir,
nos dias 1º de 02 de fevereiro, o “P1” poderá ser visto gratuitamente como parte
das comemorações do quinto aniversário do Porsche Museum.
O Porsche
Museum abre de terça-feira a domingo, das 9:00h às 18:00h. Para obter mais
informações, visite www.porsche.com/museum.
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